Os principais destaques foram:
Concurso de Oratória:
O Projeto Oratória nas Escolas proposto pela JCI Brasil, é um concurso de oratória.
Visa estimular o estudo e reflexão dos jovens, assim como a mobilização da sociedade, sobre um tema específico e de interesse global. Acredita-se que, com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação ao tema proposto e contribuir de forma positiva em suas comunidades através da multiplicação do conhecimento. Também é de interesse do projeto estimular a prática de falar em público, uma competência imprescindível atualmente.
Tema 2022: “A coragem de empreender seu próprio sonho”
Jovens dos 8º e 9º anos, entre 13 e 15 anos de idade, das escolas municipais, estaduais e federais.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina foi representada pela estudante do 8º ano, Amanda Caroliny Redel de Lima, e a professora de Língua Portuguesa, Claudia Simone dos Santos Kaufamann
6º ano - Ciências - Professora Leila Baierle
Objeto do conhecimento: Estudo da Célula
Trabalho realizado com massinha de modelar.
7º ano - Matemática - Professora Tânia Chaves
9º ano - Arte - Leila Baierle
Pintura de rosto: Banda Kiss
Objeto do conhecimento: Unidade temática - Música
1º e 3º anos - Educação Física - Professora Vanessa Yung
Atividade de despedida da quadra.
A Escola recebeu uma verba para nova cobertura da quadra.
DECOLAR-Sebrae -7º e 8º anos - Professoras Gabriela, Tânia, Ana e Vanessa
Decolar: Uma jornada rumo ao futuro
É um programa desenvolvido pelo Sebrae com diversos eventos.
A Escola Leontina participou da live da Malena Nunes com o tema"Atitudes certas conquistam espaços", destinada aos Anos Finais.
As turmas de 7º e 8º anos foram inscritas no evento pelas professoras Tânia e Gabriela. As professoras Ana e Vanessa também acompanharam.
Programa Sorria Venâncio
No dia 9 de agosto os estudantes dos Anos Iniciais receberam orientações referentes à saúde oral, escovação orientada e kits de higiene.
A atividade foi desenvolvida pelo dentista Fabiano, a auxiliar Marcela e a técnica em enfermagem Josi.
No turno da manhã foram atendidos as turmas de 2º, 4º e 5º anos.
No turno da tarde foram atendidos os estudantes de 1º e 3º anos.
Bombeiros na Escola Leontina - Prevenção de Acidentes
10.08.2022 - Turno da tarde - 1º, 3º, 6º e 9º anos
22.08.2022 - Turno da manhã - 2º, 4º, 5º, 7º e 8º anos
Mostra Pedagógica 2022
No dia 20 de agosto, sábado, foi realizada a Mostra Pedagógica 2022 com os seguintes objetivos:
- Expor produções de sala de aula e no turno oposto;
- Abrir espaço para apresentações artísticas e culturais;
- Reunir as famílias na Semana da Família, destacando a importância das mesmas no processo de ensino-aprendizagem.
Abertura - Diretora Liviele
Apresentação do Livro da Família (Todd Parr) pela profª Liviane
Show de Mágica:
O estudante Douglas da Fonseca, 6º ano, mostrou suas habilidades artísticas e encantou a plateia.
O Coral Venâncio em Canto abrilhantou o evento.
A professora e supervisora Liviane Keller também faz parte do Coral.
Projeto Eu pratico, tu praticas, nós praticamos sustentabilidade “Re-sacando”
A professora Leila Baierle está desenvolvendo o Projeto com os estudantes da Escola Leontina em turno oposto.
A professora faz uma descrição:
Com o objetivo de propor soluções a um menor impacto ambiental, colaboração com a educação ambiental das crianças e adolescentes e criação de sacos de frutas, legumes e verduras duráveis e de menor impacto ambienta, vimos a necessidade de sensibilizar a comunidade consumidora da importância da utilização de sacos retornáveis “ecobags”.
A partir do texto “Planeta Plástico” surgiu uma ideia de saber o quanto de plástico se utiliza no supermercado entre produtos embalados e produtos que nós mesmos embalamos, mais especificamente na sessão de hortifrúti. O projeto surgiu da evidenciação pelos estudantes da quantidade de sacos utilizados durante o consumo destes produtos e uma preocupação com a redução de impactos ao meio ambiente. Viu-se ai uma forma de ajudar os estabelecimentos com nosso projeto, no sentido de criação de sacos retornáveis e substituir os sacos plásticos, inclusive, auxiliando-os na redução de custos com esse material. A proposta é trazer parceiros que financiem o material para produção dos saquinhos retornáveis, bem como parceiros que produzam as ecobags, tendo como contrapartida a devolução deste material produzido aos estabelecimentos parceiros como forma de incentivo pelo financiamento do projeto.
1º, 2º e 4º ano - Professoras Angélica e Rejane
1º ano - Professora Angélica Kessler
2º e 4º anos - Professora Rejane Ferreira
Componentes: Língua Portuguesa e Ciências
Objeto do Conhecimento: Reciclagem (Meio Ambiente)
Breve descrição: Sabendo da importância de preservar e da reciclagem para manter o meio ambiente saudável, conscientes do compromisso com o reaproveitamento, a turma montou um livrinho e coloriu o mosaico envolvendo cuidados do Nosso Planeta Mais Saudável e Menos Poluído.Faça sua parte!
Componente: História
Objeto do conhecimento: Formas de registrar e narrar história ( marcos da memória).
Breve descrição: Resgate da cultura, dos marcos da memória, trabalhando com o folclore, lenda do Saci-Pererê e dobradura.
3º ano - Professora Claudia Kaufmann e 5º ano - Professora Liviane Keller
3º ano
Componentes Integrados - Matemática
Objeto do conhecimento: Localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referência
Breve descrição da atividade: Observar, explorar e reconhecer a movimentação de pessoas ou objetos no espaço com base em pontos de referência em diferentes situações propostas.
Elaboramos e construímos uma maquete, para simular e descrever deslocamentos. Nossa maquete foi confeccionada com materiais recicláveis, assim construindo nossa sala de aula.
Componentes Integrados – Ciências
Objeto do conhecimento: características e desenvolvimento dos animais
Breve descrição da atividade: Colorir imagens de diferentes animais, onde colocaremos em uma caixa, e cada um irá retirar uma imagem e responder as característica daquele animal.
Componentes Integrados – Arte
Objeto do conhecimento: processos de criação (unidade temática: artes visuais)
Breve descrição da atividade: Confeccionar jogos como da “memória”, quebra-cabeças, para permitir treinar nossa memória operacional e ajudar a estimular as habilidades cognitivas.
Componentes Integrados – Ensino Religioso
Objeto do conhecimento: práticas celebrativas
Breve descrição da atividade: Fazer um desenho da sua família, das pessoas que moram com você.
Trabalhar em sala a escrita por meio de sondagem sobre o que conhecem do folclore. A partir daí explorar a cada aula um pouco sobre lendas, mitos, provérbios, trava língua, desenvolvendo assim o conhecimento da cultura popular.
5º ano - Professora Liviane Keller
Componentes Integrados
Objetos do Conhecimento: Fontes Históricas e Artes Visuais
Breve descrição da atividade: Montagem de árvore genealógica com fotografias dos alunos e sucata.
Objetivos do Conhecimento: Organização familiar, leitura e artes visuais
Breve descrição da atividade:
- Leitura do livro "Livro da Família" de Todd Parr que detalha o dia a dia de todos os tipos de famílias.
- Reprodução do livro com ilustrações pintadas pelos alunos.
Obs: O livro serviu de introdução para abordar as famílias do 5º ano (estrutura, componentes...)
Objetos do conhecimento: Múltiplos de números naturais
Breve descrição da atividade:
Identificação, recorte e colagem de múltiplos de 1 a 9 (algarismos gigantes coloridos) com o objetivo de fixação das leis de multiplicação.
Objetos do conhecimento: Registro formal, escrita autônoma, construção do sistema alfabético e da ortografia
Breve descrição da atividade:
Diariamente os alunos registram no caderno um relatório das atividades realizadas no dia anterior.O registro é corrigido pela professora e em caso de não haver erros o aluno recebe um selinho e uma estrela no Mural da Cópia. A cada 20 selos troca a estrela e tem direito a escolher um brinde na "Caixa Secreta".
6º e 8º ano
6º ano
Ciências – Professora Leila Baierle
Objeto do conhecimento: célula como unidade da vida
Breve descrição da atividade: Através de conceitos prévios sobre a célula criou-se uma massa caseira com farinha, sal, água e confeccionou-se a célula e suas organelas para que o recurso didático ilustrasse, significativamente o conceito. Também houve a utilização de massa de modelar comprada.
Arte – Professora Leila Baierle
Objeto do conhecimento: processo de criação (unidade temática: artes visuais)
Breve descrição da atividade:
- confecção de cartazes com personagens do folclore brasileiro com ampliação de figuras e pintura com tinta têmpera.
- desenhos: autorretrato de pintores famosos, ampliação de desenhos.
8º ano
Projeto de Vida – Professora Leila Baierle
Objeto do conhecimento: inteligência emocional
Breve descrição da atividade: Confecção de filtro dos sonhos com material reciclável (potes, tampas, barbantes.)
Língua Portuguesa - Professora Claudia Kaufmann
Objeto do Conhecimento: Semnâtica
Breve descrição: “Varal de Poesias”
- Pesquisar na biblioteca livros de poesias;
-Escolher uma ou duas poesias;
-Fazer a leitura, e escrever no seu caderno não esquecendo de colocar o nome do autor;
-Confeccionar molde de camiseta com papel colorido, utilizando várias cores;
-Confeccionar cartaz, com desenho e nome da turma, com a escrita “Varal de poesias”
-Utilizaram prendedores de roupa, corda, e EVA para decorar;
Os alunos copiaram as poesias em uma folha de ofício, onde irão colocar no molde recortado da camiseta, colocando o nome e a turma. Onde faremos o “Varal”
7º e 9º ano
Arte – Professora Leila Baierle
Objeto do conhecimento: contextos e práticas
Breve descrição da atividade:
- confecção de trabalhos com reprodução da própria sombra com utilização de tinta preta.
- desenhos para ilustrar letras de músicas.
- fotos de temas de bandas musicais – banda Kiss.
- processo de posicionamento da câmera fotográfica para fotos distantes e próximas.
7º ano
Matemática – Professora Tânia Chaves
Objeto do conhecimento: números inteiros, potenciação e radiciação.
Breve descrição da atividade:
Jogo: Rouba monte
Material:
Cartas confeccionadas com operações de divisão com sinais positivo ou negativo e cartas com o resultado da operação. Objetivo: Desenvolver operação de divisão de números negativos e praticar as regras de sinal. Modo de jogar: 2 ou 3 jogadores, distribuem as cartas igualmente a todos os participantes, a pessoa que começar coloca uma carta na mesa, o próximo, se tiver a operação ou o resultado correspondente a que está na mesa pega para ele e vai formando um monte. Quanto mais carta estiver no monte, melhor. Se não tiver a carta correspondente, coloca uma a sua escolha uma em cima da que já está na mesa, assim procede o jogo. Se alguém pegar o monte da mesa, o próximo coloca uma carta na mesa como no início. Só pode pegar o monte na sua vez. No final da partida quem tiver mais cartas em seu monte será o ganhador.
Bingo dos Números Inteiros.
Objetivos
Trabalhar com as quatro operações fundamentais relacionadas aos números inteiros.
Desenvolver processos de cálculo mental, relações entre ganho e perda e tabuada.
Material dourado na resolução de Potenciação e Radiciação.
O material manipulável é uma importante ferramenta de ensino, através dele é possível sanar muitas dúvidas, isso devido ao fato de muitos assuntos matemáticos ficarem abstratos quando apenas é uma aula expositiva, pois quando o aluno consegue tocar, sentir, manusear e visualizar, se torna algo mais claro e conseguem ter uma ideia do que o assunto exposto se trata. Uma aula com materiais manipuláveis pode ter um rendimento muito maior, do que uma aula somente com o quadro branco e pincel. Ao extrair uma raiz quadrada por exemplos, estamos trabalhando um quadrado perfeito.
9º ano
Matemática – Professora Tânia Chaves
Objeto do conhecimento: geometria - planta baixa e maquetes.
Breve descrição da atividade: Planta baixa da EEEF Professora Leontina e Maquete.
PLANTAS BAIXAS Planta Baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5 m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível. Dimensões são, em geral, os espaços entre as paredes de uma sala ou cômodo e incluem, ainda, detalhes de componentes como pias, aquecedores de água, etc. Planta Baixa PERÍMETRO E ÁREA Perímetro é a medida do comprimento de contorno de uma região plana.
Foi realizada uma pesquisa para saber o que é uma planta baixa, após foi feito a medição da escola, observação da mesma, logo em seguida se fez a planta baixa da parte externa, consequentemente a maquete da mesma.
Trabalho desenvolvido em grupo, utilizando materiais recicláveis.
Passeio de Estudos ao IF-Sul - 8º e 9º ano
Estudantes e professores foram convidados pelo professor Márcio (Professor de Arte do IF-Sul) para conhecer o câmpus, projetos, espaços pedagógicos, como: sala de robótica, laboratórios dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.
Saiba mais sobre o IF em: http://www.venancio.ifsul.edu.br/portal/
Língua Portuguesa - 7º ano - Professora Gabriela de Moraes
Contação de Histórias
Os estudantes do 7º ano estudaram o gênero literário em sala de aula. A conclusão do trabalho estava na apresentação do livro lido para o 2º e 4º ano da professora Rejane.
DIA CÍVICO
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
RODA DE CONVERSA
Desenvolvida pela vice-diretora e orientadora educacional Letícia Lenz e pela diretora Liviele Lipke com estudantes dos Anos Finais.
REUNIÃO PEDAGÓGICA - Educação Antirracista
Analise, reflexão e possibilidades de trabalho com o Documentário O Lado Negro de Venâncio Aires produzido por Sérgio Rosa.
A reunião foi destinada a professoras de Ciências Humanas e Língua Portuguesa.
Matemática - Professora Tânia Chaves
Ciências e Projeto de Vida: Proessora Leila Nyland Baierle
Língua Portuguesa - Professora Gabriela de Moraes
Reunião Geral - 21.09.2022
Alice Theis foi convidada para palestrar sobre a Escola Hoje e o seus desafios, principalmente para os profissionais da Educação.
Dia Farroupilha
- Hora Cívica
- História e cultura Riograndense;
- Apresentações
Postagem e Edição: Ivonir Silveira da Rosa
Revisão: Liviele Lipke
Comentários
Postar um comentário