Pular para o conteúdo principal

AÇÕES SOLIDÁRIAS

AÇÕES SOLIDÁRIAS

                                   Mural - Aula de Ensino Religioso do 8º ano - Profª Josi


OBJETIVO GERAL:  Promover através de ações coletivas de alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio mútuo, troca e solidariedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
·       Construir cooperativamente um novo ser que pensa e age solidariamente a partir de novas relações;
·       Exercitar o espírito de cidadania;
·       Promover a integração entre e alunos e colaboradores;
·       Desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação, a liderança e a motivação;
·        Estimular o espírito participativo como atitude positiva;
·        Desenvolver aspectos culturais e recreativos.


1. VARAL SOLIDÁRIO - 22/05/2018

2. GINCANA SOLIDÁRIA - 23/05/2018

3. GESTO CONCRETO - 24/05/2018


1. VARAL SOLIDÁRIO




A comunidade pode adquirir peças de roupas e calçados no dia 22 de maio de 2018, das 8horas  às 17horas.


2. GINCANA SOLIDÁRIA - 23/05/2018

Pontuação de Tarefas: Eliminar a lógica da competição é uma das ideias.

Anos Finais - Desenvolvida no turno da manhã.   Professora Aplicadora - Ivete Schwingel

Equipes mistas, formadas com alunos do 6º ao 9º ano.


Tarefa 1 - Cada equipe escolheu líder e vice-líder, e um professor responsável.

Escolha do nome - Critério: algo ligado ao espírito do gincana (RESPEITO, RESPONSABILIDADE, FRATERNIDADE E HONESTIDADE)  



Material: pano de prato para cada equipe criar sua bandeira (técnica do giz de cera)





Bandeiras das equipes da manhã.


Tarefa 2 -.Elaborar um grito de guerra e apresentação da mascote com o tema “Solidariedade”


Tarefa 3 - Procurar no dicionário o verdadeiro sentido do nome da sua equipe, criar uma encenação representando o sentido, será apresentada ao grande grupo.










Comissão avaliadora e de apoio da manhã.

Prêmio dedicado a todos pelo envolvimento, empenho, trabalho em equipe, ajuda e solidariedade com o colega.

Gincana dos Anos Iniciais (1º ao 5º) - Desenvolvida no turno da tarde. Professora Aplicadora - Josi Keller

Equipes mistas formadas por alunos do 1º ao 5º.

Tarefa 1
Montagem das equipe: Encaminhamento de acordo com as cores e identificação do QG com a cor.
1. Cada líder e vice-líder, e um professor responsável.    

Tarefa 2

Escolha do nome (Critério: algo ligado ao espírito do gincana (união, solidariedade, cooperação, respeito, fraternidade, amizade, amor, honestidade, compromisso, responsabilidade, respeito, tolerância, generosidade)



Material: Distribuição de pano de prato para cada equipe criar sua bandeira (técnica do giz de cera)





                                             Comissão avaliadora e de apoio do turno da tarde.

Tarefas na Quadra:
1.     Bola ao túnel
2.     Estafeta
3.     Circuito
4.     Pular saco
5.     Montar um quebra-cabeça junino
6.     Chute na trave (3 tentativas)
7.     Mais embaixadas








Prêmio dedicado a todos pelo envolvimento, empenho, trabalho em equipe, ajuda e solidariedade com o colega.

 3. GESTO CONCRETO - 24/05/2018

A solidariedade está na possibilidade de fazer algo de bom pelo outro. O gesto concreto tinha como objetivo planejar, preparar e aplicar uma ação com uma determinada turma ou mais.  Todas as turmas receberam um gesto concreto e também aplicaram um gesto com uma turma.

O 1º ano da professora Adenice escolheu como gesto apresentar a música Palavrinhas Mágicas (Xuxa). Apresentou para as turmas de 2º, 3º e 4º ano no refeitório.

 Também foi na sala do 8º ano apresentar a música.

O 2º e 4º ano da professora Jéssica decidiu contar a historinha Uma Joaninha Diferente de autoria de Guta Rocha.  Aplicou o gesto com o 3º ano.




 O 3º ano da professora Mari decidiu aplicar seu gesto concreto com o 9º ano. Foram na sala de aula e convidaram a turma para uma brincadeira. Ensinaram o Jogo da Velha Humano.




 O 8º ano (professora Graziela) escolheu como gesto concreto contar historinhas usando fantoches. Aplicaram o gesto com o 1º ano.


O 9º ano (professoras Janaína e Ivete) escolheu contar uma historinha Honestidade de autoria de Kátia Trindade e uma brincadeira. Aplicou com a classe multisseriada do 2º e 4º ano.



A brincadeira foi Caçador Cooperativo.



 O 5º ano da professora Orlanda escolheu colocar plaquinhas com frases pela Escola Leontina.



O 6º ano fez um circuito de jogos com 5º ano e caça ao tesouro.
 

O 7º ano leu e refletiu a poesia: Além da Imaginação e cantou a música "É Preciso Saber Viver" - Titãs.


Além da imaginação tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
E não é o desalento que você imagina
entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina
entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina
entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina
entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece
imaginação.
(Ulisses Tavares)



Agradecimentos: 
A todos que contribuiram para a realização das ações solidárias. 
As ações coletivas proporcionaram aos alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio mútuo, troca e solidariedade, levando ao desenvolvimento da cidadania. 

 




Postagem: Ivonir S. da Rosa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGOSTO e SETEMBRO

ESTUDOS DE APRENDIZAGEM CONTÍNUA - Anos Finais Elaboração de jogos  Atividade de EAC interdisciplinar de Arte e Ciências (prof. Ricardo Kretzmann) e Matemática (profª Natália Wagner). Registros das turmas do 6º ao 9º, onde foi trabalhado com kahoot, com quizzes interativos como ferramenta complementar de estudos de aprendizagem contínua. Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola 6º ao 9º - Profª Gabriela de Moraes LP - 6° ano: revisão dos tipos de Numerais com recorte e elaboração de esquema em folha de desenho. Arte, Ciências, Ensino Religioso e Projeto de Vida, 6º ao 9º ano, Prof. Ricardo Kretzmann Atividade caneta na garrafa  Essa atividade foi desenvolvida nos componentes de Projeto de Vida e Ensino Religioso com a proposta de trabalhar com os alunos o trabalho em equipe, foco, atenção e a importância da  liderança no desenvolvimento de atividades no dia a dia.   MOSTRA POLO A Mostra Polo foi realizada no dia 16 de setembro, no turno da tarde, ...

Setembro e Outubro

  Setembro Amarelo - 6º ao 9º ano Valorização da vida e prevenção do suicídio. Ações: Roda de conversa com os estudantes dos anos finais. No dia 26/09/24, palestra com os profissionais do Comitê Suicídio, Jéssica da Costa Theisen e Débora Thomas, com o tema Seus Sentimentos e Emoções, no setembro amarelo.   Dia Rosa Leontina - 17.10.2024 "Unidos pelo Outubro Rosa, nossa escola promove a conscientização e a importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama."  1º ano - Professora Angélica Kessler Aula de Ciências diversificada: explorando o corpo humano através do movimento, equilíbrio e coordenação Além de Geografia e de Ensino Religioso com as regras de convivência, respeito e colaboração.   Geografia e História:  Realização de brincadeiras antigas - Bolinha de gude.   Homenagem aos Professores: Projeto 3°ano Trânsito na Escola Assistiram várias palestras, com a Instrutora Iara Stein do CFC de Venâncio Aires. Participação de atividades educativa...