AÇÕES SOLIDÁRIAS
Mural - Aula de Ensino Religioso do 8º ano - Profª Josi
1. VARAL SOLIDÁRIO - 22/05/2018
2. GINCANA SOLIDÁRIA - 23/05/2018
3. GESTO CONCRETO - 24/05/2018
1. VARAL SOLIDÁRIO
A comunidade pode adquirir peças de roupas e calçados no dia 22 de maio de 2018, das 8horas às 17horas.
2. GINCANA SOLIDÁRIA - 23/05/2018
Pontuação de Tarefas: Eliminar a lógica da competição é uma das ideias.
Anos Finais - Desenvolvida no turno da manhã. Professora Aplicadora - Ivete Schwingel
Equipes mistas, formadas com alunos do 6º ao 9º ano.
Escolha do nome - Critério: algo ligado ao espírito do gincana (RESPEITO, RESPONSABILIDADE,
FRATERNIDADE E HONESTIDADE)
Material: pano de prato para cada equipe criar sua bandeira (técnica do
giz de cera)
Material: Distribuição de pano de prato para cada equipe criar sua bandeira (técnica do giz de cera)

3. GESTO CONCRETO - 24/05/2018
A solidariedade está na possibilidade de fazer algo de bom pelo outro. O gesto concreto tinha como objetivo planejar, preparar e aplicar uma ação com uma determinada turma ou mais. Todas as turmas receberam um gesto concreto e também aplicaram um gesto com uma turma.
O 1º ano da professora Adenice escolheu como gesto apresentar a música Palavrinhas Mágicas (Xuxa). Apresentou para as turmas de 2º, 3º e 4º ano no refeitório.
Também foi na sala do 8º ano apresentar a música.
O 2º e 4º ano da professora Jéssica decidiu contar a historinha Uma Joaninha Diferente de autoria de Guta Rocha. Aplicou o gesto com o 3º ano.

O 3º ano da professora Mari decidiu aplicar seu gesto concreto com o 9º ano. Foram na sala de aula e convidaram a turma para uma brincadeira. Ensinaram o Jogo da Velha Humano.

Mural - Aula de Ensino Religioso do 8º ano - Profª Josi
OBJETIVO GERAL: Promover através de ações coletivas de
alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio
mútuo, troca e solidariedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Construir cooperativamente um
novo ser que pensa e age solidariamente a partir de novas relações;
· Exercitar
o espírito de cidadania;
· Promover
a integração entre e alunos e colaboradores;
· Desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação, a
liderança e a motivação;
· Estimular o
espírito participativo como atitude positiva;
· Desenvolver
aspectos culturais e recreativos.
1. VARAL SOLIDÁRIO - 22/05/2018
2. GINCANA SOLIDÁRIA - 23/05/2018
3. GESTO CONCRETO - 24/05/2018
1. VARAL SOLIDÁRIO
A comunidade pode adquirir peças de roupas e calçados no dia 22 de maio de 2018, das 8horas às 17horas.
2. GINCANA SOLIDÁRIA - 23/05/2018
Pontuação de Tarefas: Eliminar a lógica da competição é uma das ideias.
Anos Finais - Desenvolvida no turno da manhã. Professora Aplicadora - Ivete Schwingel
Equipes mistas, formadas com alunos do 6º ao 9º ano.
Tarefa 1 - Cada
equipe escolheu líder e vice-líder, e um professor responsável.
Bandeiras das equipes da manhã.
Tarefa 2 -.Elaborar um grito de guerra e apresentação da mascote com o tema “Solidariedade”
Tarefa 3 - Procurar no dicionário o verdadeiro sentido do nome da sua equipe, criar
uma encenação representando o sentido, será apresentada ao grande grupo.
Comissão avaliadora e de apoio da manhã.
Prêmio dedicado a todos pelo envolvimento, empenho, trabalho em equipe, ajuda e solidariedade com o colega.
Gincana dos Anos Iniciais (1º ao 5º) - Desenvolvida no turno da tarde. Professora Aplicadora - Josi Keller
Equipes mistas formadas por alunos do 1º ao 5º.
Tarefa 1
Montagem das equipe: Encaminhamento de acordo com as
cores e identificação do QG com a cor.
1.
Cada líder e vice-líder, e um professor responsável.
Tarefa 2
Escolha
do nome (Critério: algo ligado ao espírito
do gincana (união, solidariedade, cooperação, respeito, fraternidade, amizade,
amor, honestidade, compromisso, responsabilidade, respeito, tolerância,
generosidade)
Material: Distribuição de pano de prato para cada equipe criar sua bandeira (técnica do giz de cera)
Comissão avaliadora e de apoio do turno da tarde.
Tarefas na Quadra:
1.
Bola ao túnel
2.
Estafeta
3.
Circuito
4.
Pular saco
5.
Montar um quebra-cabeça junino
6.
Chute na trave (3 tentativas)
7.
Mais embaixadas

Prêmio dedicado a todos pelo envolvimento, empenho, trabalho em equipe, ajuda e solidariedade com o colega.
3. GESTO CONCRETO - 24/05/2018
A solidariedade está na possibilidade de fazer algo de bom pelo outro. O gesto concreto tinha como objetivo planejar, preparar e aplicar uma ação com uma determinada turma ou mais. Todas as turmas receberam um gesto concreto e também aplicaram um gesto com uma turma.
O 1º ano da professora Adenice escolheu como gesto apresentar a música Palavrinhas Mágicas (Xuxa). Apresentou para as turmas de 2º, 3º e 4º ano no refeitório.
Também foi na sala do 8º ano apresentar a música.
O 2º e 4º ano da professora Jéssica decidiu contar a historinha Uma Joaninha Diferente de autoria de Guta Rocha. Aplicou o gesto com o 3º ano.
O 3º ano da professora Mari decidiu aplicar seu gesto concreto com o 9º ano. Foram na sala de aula e convidaram a turma para uma brincadeira. Ensinaram o Jogo da Velha Humano.

O 8º ano (professora Graziela) escolheu como gesto concreto contar historinhas usando fantoches. Aplicaram o gesto com o 1º ano.
O 9º ano (professoras Janaína e Ivete) escolheu contar uma historinha Honestidade de autoria de Kátia Trindade e uma brincadeira. Aplicou com a classe multisseriada do 2º e 4º ano.
A brincadeira foi Caçador Cooperativo.
O 5º ano da professora Orlanda escolheu colocar plaquinhas com frases pela Escola Leontina.
O 6º ano fez um circuito de jogos com 5º ano e caça ao tesouro.

O 7º ano leu e refletiu a poesia: Além da Imaginação e cantou a música "É Preciso Saber Viver" - Titãs.
Além da imaginação tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
E não é o desalento que você imagina
entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
E não é o desalento que você imagina
entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina
entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina
entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina
entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece
imaginação.
(Ulisses Tavares)
entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina
entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não é aquela que você imagina
entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece
imaginação.
(Ulisses Tavares)
Agradecimentos:
A todos que contribuiram para a realização das ações solidárias.
As ações coletivas proporcionaram aos
alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio
mútuo, troca e solidariedade, levando ao desenvolvimento da cidadania.
Postagem: Ivonir S. da Rosa
Comentários
Postar um comentário