FORMAÇÃO INICIAL MODELO DE ENSINO HÍBRIDO 2021
Os trabalhos do ano letivo de 2021 iniciaram com a Formação Inicial Modelo de Ensino Híbrido 2021 promovida pela SEDUC-RS.
Na pauta estava os seguintes temas: Ensino Híbrido, Diretrizes Pedagógicas para 2021, Plano de Ação Complementar 2021 e Avaliação Diagnóstica.
As formações aconteceram através do canal da Seduc-RS no YouTube, no dia 03.03.2021, nos turnos da manhã e tarde.
Formação Inicial - Seduc-RS
Formação Inicial - EEEF Professora Leontina
Formações da Escola nos dias 04 e 05.03.2021, através de reunião de forma virtual.
Foram tratados os seguintes assuntos:
04.03 - Matriz de Referência para o Modelo de Ensino Híbrido e Planilha de Planejamento Pedagógico da SEDUC-RS
05.03 - Ensino Híbrido;
Diretrizes Pedagógicas para 2021;
Plano de Ação Complementar 2021;
Avaliação Diagnóstica;
Calendário Escolar e Formação Continuada;
Plano de Ação para o mês de março;
Abertura do Ano Letivo.
A Formação Inicial na Escola Leontina foi coordenada pela Equipe Diretiva.
Relato da Orientadora Letícia Sperb Lenz:
O Serviço de Orientação Educacional fez a acolhida dos professores e funcionários , nesse inicio do ano letivo de 2021, criando um ambiente positivo e de esperança, no sentido de caminharmos para a humanização de todos , diante do cenário que se apresenta, dando ênfase ao se importar com o outro, a empatia.
Ressaltou o encorajamento, fé, dedicação, confiança , percebendo a importância de escutar o outro para enfrentarmos mais um ano repleto de desafios.
Nesse contexto, propôs a escuta de todos os participantes da reunião, com a intenção de saber como estavam se sentindo perante os acontecimentos, diante da pandemia que nos assola.
Após todos serem ouvidos , deixou uma reflexão:
¨Quando a tristeza do outro te entristecer e a alegria te alegrar, você pode se regozijar, porque Deus te ensinou a amar. Que nunca nos falte a esperança de dias melhores.¨ João Chinelato Filho
Dinâmica utilizada pela Orientadora Letícia no Acolhimento de professoras e funcionárias:
BEM VINDAS COLEGAS GUERREIRAS DA EDUCAÇÃO!
Vamos embarcar mais uma vez nessa nave de reprodução e busca do saber: A ESCOLA
Desta vez há uma diferença, uma grande diferença.
Há 365 dias atrás não imaginávamos a tragédia que teríamos que enfrentar.
Que esta tragédia que começou como uma epidemia se tornaria uma pandemia.
Que mudaria completamente o nosso fazer pedagógico.
Passaram-se 365 dias e cá estamos nós.
Timidamente refazendo planos de ensino e aplicando protocolos de segurança.
Caminhamos para a humanização de todos e diante do cenário que se apresenta, o se importar com o outro, nos torna gente.
Precisamos de FÉ, CORAGEM, DEDICAÇÃO, CONFIANÇA...
BEM VINDAS A ESSE ANO CHEIO DE DESAFIOS!
Tragam propostas, compartilhem ideias.
Percebemos a importância de escutar o outro.
Quando o outro fala é preciso realmente ouví-lo.
Esse pequeno gesto faz mais diferença do que se pensa.
A maioria das pessoas não está esperando grandes gestos de amor e bondade, mas apenas que o outro ser humano esteja próximo a elas, disposto a dizer: ” EU ENTENDO VOCÊ E ESTAREI AQUI.”
Ouví-las nesse momento é a melhor coisa que você pode fazer.
Então colegas, inicialmente que nos escutemos para aprendermos a escutar o outro.
Peço que cada uma de vocês, em poucas palavras, nos conte como está se sentindo nesse início de ano letivo?
Como está a caminhada de vocês perante os acontecimentos?
Deixo aqui uma reflexão:
QUANDO A TRISTEZA DO OUTRO TE ENTRISTECER
E A ALEGRIA TE ALEGRAR
VOCÊ PODE SE REGOZIJAR
PORQUE DEUS TE ENSINOU A AMAR.
QUE NUNCA NOS FALTE A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES!
ABERTURA DO ANO LETIVO
Abertura do Ano Letivo 2021 através de reunião de forma virtual no dia 08.03.2021. O evento foi destinado a pais, estudantes, funcionárias, professoras e Equipe Diretiva.
Na pauta os seguintes assuntos:
1. Boas vindas;
2.Orientações sanitárias conforme o COE;
3. Calendário Escolar 2021;
4. Organização das aulas e acessibilidade na Plataforma Google Sala de Aula;
5. Horário
6. Busca Ativa
7; Apresentação da equipe, professoras e funcionárias.
Turmas:
O trabalho com as turmas foi desenvolvido através de reuniões utilizando o Google Meet tendo o seguinte roteiro:
- mensagem de início ano letivo;
- apresentação das professoras da turma e dos estudantes;
- abertura de espaço (dinâmica) para relatos sobre como os participantes estão (saúde física e emocional) ou que estão fazendo nesse período de pandemia e o que esperam do ano letivo de 2021.
A coordenação dos trabalhos ficou com as professoras regentes e/ou conselheiras:
6º ano – Porfª Renata
7º ano – Profª Ivete e profª Patrícia
8º ano – Profª Leila
9º ano – Profª Janaína e profª Tânia
Demais professoras participantes: Liviéle Lipke e Gabriela Moraes.
2º ano - Professora de Referência - Márcia Muller Frey
ENSINO RELIGIOSO: Gratidão pela água
Desenho da gotinha com escrita de agradecimento pela água.
LÍNGUA PORTUGUESA: História da árvore de Páscoa
Confecção da árvore de Páscoa (osterbaum).
História contada pela professora Márcia na aula:
O OSTERBAUM OU ÁRVORE DE PÁSCOA TRATA-SE DE UMA TRADIÇÃO HERDADA POR IMIGRANTES E QUE SEUS DESCENDENTES MANTÊM VIVA. A OSTERBAUM É UM DOS SÍMBOLOS DA PÁSCOA, JUNTAMENTE COM A TRADIÇÃO DE SE PINTAR OVOS.
PELA ÉPOCA DA QUARESMA, QUE É O PERÍODO QUE COMPREENDE ENTRE A QUARTA-FEIRA DE CINZAS ATÉ A PÁSCOA, ENFEITA-SE UM GALHO SECO, QUE SIMBOLIZA A FRIEZA E MORTE DO SEPULCRO DE JESUS CRISTO, COM OVOS E FLORES COLORIDAS QUE SIMBOLIZAM A ALEGRIA DA VIDA QUE SIGNIFICA A RESSURREIÇÃO DO SENHOR. ISSO SIGNIFICA QUE O ESPÍRITO DA PÁSCOA SE APROXIMA EM NOSSAS CASAS.
4º ano - Professora Rejane Ferreira
Segundo a professora, os trabalhos foram feitos com muito carinho sobre o uso da máscara para prevenção do coronavírus, desenhos sobre como estão se sentindo (expressões faciais, bem como trabalho sobre a água) Muitas atividades partiram da leitura do livro e da Borboleta.
5º ano e Produções Interativas (2º ano) - Professora Jaqueline da Rosa
Acolhimento e vida!
A turma do 5º ano realizou diferentes atividades neste mês de março tendo como foco a volta as aulas de maneira remota. Foram realizadas atividades de acolhimento aos alunos, sendo um delas a história A Ostra e a Borboleta, onde a ostra produz uma pérola quando machucada ou com dor. Os.alunos do 5º ano e do 2º ano nas Produções Interativas produziram suas ostras com pérolas e escreveram uma palavra significativa. Já última semana o foco foi a Páscoa. A proposta foi construir um canto em família na casa com.motivos de Páscoa simbolizando o amor familiar e a espiritualidade.
Ciências, Projeto de Vida e Ensino Religioso - 6º ao 9º ano - Professora Leila Nyland Baierle
Trabalho sobre sonho, emoções, sentimentos.
História (6º ano) e Arte (6º e 8º) - Professora Renata Grings
6º ano - Autorretrato
8º ano - Utilizando o Mentimeter para responder a pergunta: O que é Arte?
Matemática 6º ao 9º ano - Professora Tânia Chaves
Atividade desenvolvida com o 8° e 9° ano. (acolhimento de matemática)
CÁPSULA DO TEMPO
Orientações da professora para realização da atividade:
a) Cada estudante deveria responder preenchendo os dados de identificação e as questões abaixo:
ESCOLA:
NOME:
TURMA:
DATA:
PROFESSOR(A):
1- Qual série ou desenho estou assistindo (e amando) no momento?
2- Minha atual música favorita?
3- Algo que me deixou muito feliz nos últimos 2 meses?
4- Algo que me deixou muito triste nos últimos 2 meses?
5- Qual é o meme do momento? Descrever.
6- Algo (pode ser mais de uma coisa) que espero que aconteça nos próximos meses:
7- Meus melhores amigos:
8- O que espero das aulas de matemática para este ano?
9- Quais as dificuldades que encontrei em matemática em 2020? E como posso agir para tentar superá-las?
b) enviar pelo whats pelo privado.
c)
a
professora irá dobrar e colocar dentro de um vidro que será nossa cápsula do
tempo, vou guardá-la ou enterrá-la na escola e no fim do ano vamos abri-la
juntos.
Língua Inglesa 6º ao 9º ano - Professora Janaína Legramanti
9º ano - Organização do horário, tradução textual inglês e revisão de verbos
8º ano - Revisão do plural dos nomes
7º ano - Revisão verb to be
6º ano - dias da semana, saudações e cores
Educação Física 1º ao 9º ano - Professora Ivete Schwingel
Relato da professora sobre a atividade
de início das aulas realizada com estudantes de 1º ao 5º ano:
Os alunos ganharam para ler a história da “Ostra e da Borboleta” que foi trabalhada pelas professoras de referência.
Após esses momentos, busquei interligar a história que falava dos poderes que temos com sentimentos, emoções e com o próprio corpo, com a atividade física. Em se tratando dos poderes do corpo, enviei um áudio com orientações e um vídeo de 15 minutos de Yoga com uma professora especialista chamada Pri Leite.
Nessa atividade, deveriam seguir a orientações do vídeo e executar os movimentos. Poderiam mandar vídeos ou fotos do momento deles na prática de Yoga.
Língua Portuguesa 6º ao 9º ano - Professora Patrícia Lenz
Relato da profª Patrícia:
Em tempos de pandemia e aulas on line, já não poderíamos esperar grandes espantos ou surpresas em web apresentações. Mais um ano se inicia, com tristeza de muitas vidas sendo ceifadas e os poucos alunos da primeira aula começaram sua apresentação, após a minha, procurando ser alegre, no meio de tanto sofrimento.
Ao meio da apresentação, o aluno discorre sobre o que faz em casa durante a pandemia, eu, vendo a mãe passando atrás do menino, digo que vou perguntar para a mãe que está passando atrás se é verdade. Não mais que que de repente D. Maria, a mãe, senta-se em frente ao vídeo e faz um belo depoimento. Diz ela:
“Eu sempre digo aos meus filhos para ajudarem em casa, aprenderem de tudo, pois podem precisar, mas acima de tudo devem estudar, coisa que eu não pude fazer. Ganho um salário pra cuidar de meu filho e tenho que dar para meu marido cuidar, porque não conheço dinheiro e tenho medo de gastar mal e depois não ter para o que necessito. Quando era criança fui abandonada pela minha mãe e meu pai batia muito nos filhos, ainda bem que hoje isso não acontece mais. Então eu não bato nos meus filhos e faço de tudo para que eles tenham todo o material escolar e não passem o trabalho que passo.”
Ao final todos estavam emocionados com D. Maria e talvez com muito mais vontade de estudar, um exemplo desses não aparece todos os dias e foi uma aula e tanto!!
Aula 6º ano 24/03/2021
Português - Patrícia
História (7º ao 9º ano) e Geografia (6º ao 9º ano) - Professora Liviele Lipke
Sondagem dos objetos de conhecimento e habilidades trabalhadas no ano de 2020 com as turmas de Anos Finais, de 6º ao 9º ano, nos componentes de Geografia e História.
E lá se foi o primeiro mês do ano letivo de 2021.
O mês de março foi marcado das seguintes ações:
- acolhida da comunidade escolar;
- resgate de vínculos com a Escola Leontina;
- Avaliação Diagnóstica;
- mapeamento da forma de acesso às aulas remotas;
- orientações para acesso à Internet Patrocinada e ao Google Sala de Aula;
- reuniões de professores (unidocência e Anos Finais) para tratar do Plano de Trabalho, Plano de Ação de março e abril, Planilha de Planejamento Pedagógico da Seduc-RS e Avaliação Diagnóstica.
O mês de março é marcado no Estado do Rio Grande do Sul pela Bandeira Preta e todos os protocolos de cuidados para garantir a prevenção à Covid-19. O mês de março registrou o maior número de mortes.
A pandemia do coronavírus continua.
"Chegamos ao fim de março batendo um triste recorde: este é o mês com mais vidas brasileiras perdidas para a Covid-19."Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/03/31/coronavirus/marco-termina-como-mes-mais-letal-da-covid-19-no-brasil/
Coronavírus - Estamos em alerta máximo Fonte:https://coronavirus.rs.gov.br/inicial
A esperança está na vacinação para a Covid-19.
AGRADECIMENTOS
A todos que colaboraram a realização dessa postagem.
Postagem e edição: Ivonir Silveira da Rosa
Revisão: Nara da Luz
Que legal!!! Nem a gente tem noção de que realizou tudo isso! Parabéns alunos, professores e equipe diretiva.
ResponderExcluirQue coisa linda de se ver, parabéns!😍😍😘👏👏🙏🙏🙏
ResponderExcluirMuito bom!!! Parabéns!!!
ResponderExcluir