Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina o mês de novembro teve muitos destaques. Foram eles:
Produções Interativas (1º, 2º e 4º ano), Língua Espanhola (6º ao 9º ano) e História (6º ano) - Professora Jaqueline da Rosa
Produções Interativas:
Objetos do Conhecimentos:
Vídeos e materiais trabalhados, sobre instrumentos, produção de tambor e características da ÁFRICA.
Instrumentos produzidos pelos alunos do 2º e 4º ano, vídeos produzidos com dança africana e trabalhos com a história O Cabelo de Lelê.
Animais selvagens da África e fábula africana
SOMOS TODOS AFRICANOS! Foi está ideia que a cultura africana foi trabalhada nas Produções Interativas no 1º, 2º e 4º ano. Foram discutidas características do continente africano, cultura e principalmente a presença dos africanos em nossa cultura brasileira. Além destes trabalhos,os alunos conheceram a história de Zumbi dos Palmares e de sua importância como líder negro.

Língua Espanhola:
Objeto do Conhecimento: Trabalhando africanidades no Espanhol.
Aproveitando o tema africanidades, no Espanhol, alunos de 6º ao 9º ano realizaram atividades como: vídeo sobre cultura africana, tradução de texto sobre a África em espanhol e interpretação da história narrada A pequena caperucita (versão em espanhol de Chapeuzinho vermelho africana).
3º ano - Professora Angélica Kessler
Componente curricular: Geografia e História
Objeto de conhecimento: Cultura Afrodescendente/Consciência Negra
A cultura Afro carrega consigo toda a história de um povo batalhador. Em busca de repassar novos conhecimentos sobre o assunto, o 3° ano trabalhou diversas histórias com este assunto, buscando conhecer situações, personagens afros e informações de forma lúdica e de seu cotidiano.
Assim, durante as aulas síncronas de Geografia e História, foram realizadas contações das histórias: “Menina Bonita do Laço de Fita”, “Zumbi, O Pequeno Guerreiro” e uma viagem virtual ao museu de São Paulo, Afro Brasil. Após os alunos realizaram diversas atividades sobre o assunto, como interpretações, diálogos e reflexões sobre o dia 20 de Novembro e o motivo pelo qual comemoramos o Dia da Consciência Negra neste data, ao final produziram obras de arte com materiais diversos e culminando, criaram o seu personagem Afrodescendente.

Produções Interativas (5º ano), Língua Portuguesa e Língua Inglesa (6º ao 9º ano), Arte e Ensino Religioso (7º ano) - Professora Janaina Legramanti
Produções Interativas: 5º ano
Objeto do Conhecimento: Consciência Negra: vídeo sobre a História Menina Bonita do Laço de Fita,
Leitura e compreensão textual sobre o texto Menina Bonita do Laço de Fita.
Língua Portuguesa: 6º ano
Objeto do Conhecimento: Leitura e compreensão textual sobre o Dia da Consciência Negra
Arte: 7º ano
Objeto do Conhecimento: Fotografia como Arte
Língua Inglesa: 9º ano
Objeto do Conhecimento: Produção de desenho e frase sobre o Dia da Consciência Negra
Arte (6º, 8º e 9º), Ensino Religioso (6º e 8º ano), Educação Física (8º ano) e Projeto de Vida (6º ao 9º ano) - Professora Josiani Klamt
Educação Física (Anos Iniciais e 6º, 7º e 9º ano) e Ensino Religioso (9º ano) - Professora Ivete Schwingel)
1º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: atividades circenses.
1º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: pular corda
2º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: atividades circenses.
2º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: pular corda
3º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: atividades circenses.
3º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: pular corda.
4º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: atividades circenses.
4º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: pular corda
5º ano. Objeto do Conhecimento: Ginástica Geral: atividades circenses e pular corda
6º ano. Objeto do Conhecimento: Esporte e Consciência Negra.
7º ano. Objeto do Conhecimento: Esporte e Consciência Negra.
Quiz sobre jogos de Matriz indígena e africana.
9º ano. Objeto do conhecimento: Consciência Negra. Atletas negros.
9º ano - Ensino Religioso: Preconceito e religião de matriz africana.
5º ano - Professora Rejane Ferreira
Língua Portuguesa
Objetos dos Conhecimentos:
Respeito a todos: leitura e interpretação e confecção da boneca Luanda.
Respeito às etnias
Interpretação do texto Luanda
Geografia
Objeto do Conhecimento: conhecendo o Continente Africano
História
Objeto do Conhecimento: O Grande Líder Zumbi dos Palmares
]
Geografia (6º ao 9º ano) e História (7º ao 9º ano) - Professora Liviele Lipke
Na área de Ciências Humanas buscou-se trabalhar o Dia da Consciência Negra com o objetivo de proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas consequências imediatas na sociedade, conhecendo o motivo especial pelo Dia da Consciência Negra.
Para tanto nas turmas de 6º ao 9º ano no componente de Geografia buscou-se trabalhar os povos de origem africana e sua cultura. Já no componente de História de 7º ao 9º ano trabalhamos a história do Dia da Consciência Negra,
6º ano Geografia: Interpretação do texto “Você conhece a África” destacando os pontos em comum entre a cultura africana e a brasileira
7º ano Geografia: Trabalhamos a formação do povo brasileiro.
8º ano Geografia: Atividade realizada responder as questões abaixo.
1. Os direitos à igualdade e à diferença têm sido respeitados em relação ao povo Batwa?
2. Os direitos à educação, moradia, saúde, alimentação estão sendo respeitados em Burundi e em outros países africanos?
3. E o povo brasileiro, demonstra atitudes de respeito em relação aos afro-brasileiros?
4. A diferença entre os povos pode levar à discriminação? Como isto pode acontecer? Por outro lado, as diferenças podem enriquecer as relações entre as pessoas? Como? Cite exemplos.
Matemática - 6º ao 9º ano - Professora Tânia Chaves
Pesquisa sobre cientistas e matemáticos negros.
6° ano:
Objeto de conhecimento: Frações: Aparente, própria, imprópria e mista.
OBJETIVOS:
Relacionar aplicações de frações, às atividades do cotidiano;
Diferenciar as frações próprias, improprias e aparentes.
7° ano:
Objeto do conhecimento: Matemática Financeira – porcentagem.
Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações.
Objetivos:
Identificar contextos de utilização de números inteiros no cotidiano.
Realizar somas envolvendo números inteiros.
8° ano
Objeto do conhecimento: Princípio Multiplicativo da Contagem.
Introdução: Expressões Algébricas.
Objetivos:
Elaborar e resolver problemas representando o Princípio Multiplicativo da Contagem através de tabelas de organização de dupla entrada.
Reconhecer a utilização de letras para representar números em expressões algébricas.
9° ano
Objeto do conhecimento: Produtos notáveis, fatoração e equações do 2° grau.
Objetivos: Entender que as expressões (x + a)² e x² + 2ax +a² são equivalentes.
Fatorar expressões do tipo x² + 2ax +a².
1º ano - Professora Márcia Frey
OBJETO DO CONHECIMENTO:AÇÃO DE GRAÇAS.
POTE DA GRATIDÃO.
VOCÊ VAI PRECISAR DE UM POTE VAZIO (REAPROVEITE ALGUM QUE JÁ TENHA EM CASA, COMO DE SORVETE, BISCOITO, CONSERVA OU OUTRO) E DE TIRAS DE PAPEL.
• ESCOLHA O MODO COMO VAI ENFEITAR O POTE: TECIDO, PAPEL, TINTA, ETC. USE O QUE VOCÊ TIVER DISPONÍVEL.
• CORTE TIRAS DE PAPEL PARA ESCREVER OU DESENHAR O QUE SERÁ CONVERSADO NO “MOMENTO DA GRATIDÃO EM FAMÍLIA”.
• CONVERSAÇÃO SOBRE “GRATIDÃO”: O QUE IMAGINA QUE SEJA ISSO? COMBINADO QUANDO SERÁ FEITO O “MOMENTO DA GRATIDÃO EM FAMÍLIA”: A IDEIA É QUE ESSE MOMENTO SE TORNE MUITO DESEJADO
. • O PROPÓSITO É ESTIMULAR O ESTUDANTE A PENSAR SOBRE ALGO PELO QUAL É GRATO COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, DEVERÁ FAZER O REGISTRO NUMA DAS TIRAS DE PAPEL, DOBRAR E COLOCAR NO POTE.
• AO LONGO DO TEMPO, O POTE VAI ENCHENDO. ENTÃO, O ESTUDANTE VERÁ O QUANTO TEM PARA
OBJETO DO CONHECIMENTO:CONSCIÊNCIA NEGRA
FOI ASSISTIDO O VÍDEO ‘’ AYO, HISTÓRIA DA BONECA ABAYOMI E COMO FAZER!’’ :
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=DC991Z_cBQY
SEPARE O MATERIAL NECESSÁRIO PARA FAZER A ABAYOMI (DUAS TIRAS DE TECIDO PRETO E UM PEDAÇO DE TECIDO COLORIDO) PARA CONFECCIONÁ-LA JUNTAMENTE COM A SUA PROFESSORA DURANTE A AULA SÍNCRONA DE HISTÓRIA,VOCÊ VAI ADORAR.
CONFECÇÃO DE UMA BONECA ABAYOMI PELA PROFESSORA NA WEB AULA.
2º e 4º ano - Professora Claudia
4º ano
Ensino Religioso - Datas comemorativas
Objetivo: Valorizar as celebrações de sua região como preservação cultural da comunidade.
Atividade: Sobre a história da Menina Bonita do Laço de Fita desenhar o seu personagem preferido e em seguida descrever com suas palavras o que você entendeu dessa história.
História - Os processos migratórios para a formação do Brasil: Os grupos indígenas a presença portuguesa dos africanos.
Atividade: Ler o texto sobre o Dia da Consciência Negra e interpretar respondendo as questões.
2º ano
História - As fontes com relatos orais, objetos, imagens, pinturas, fotografias, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação inscrições nas paredes ruas e espaços sociais.
Atividade a mesma do 4º ano
Ensino Religioso - Alimentos sagrados
Objetivo: Valorizar as celebrações e a preservação cultural
Atividade: mesma 4º ano.
Sala de Recursos: Professora Elisiane Pacheco
Confecção da bonequinha Abayomi
1º ano - Estudante Mateus Vogel
3º ano - Estudante Guilherme Siebeneichler.
4º ano - Estudante Érica Lopes
No mês de novembro teve também o Dia da Diretora.
Uma homenagem diferente.
Os estudantes não estavam na Escola Leontina.
Nem todas as professoras e funcionárias estavam presentes.
O distanciamento precisou ser seguido.
Não houve abraço.
Não houve confraternização.
A máscara sempre presente.
Tudo para manter o protocolo de prevenção à Covid-19
O grupo de profissionais da Escola Leontina não deixou a data passar sem homenagens e manifestações de carinho à diretora Nara da Luz e à vice Jaqueline da Rosa.
Para fechar com chave de ouro a professora Leila e os estudantes Natanael e Natali (9º ano) tiveram seu projeto selecionado para apresentação na Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul.
Título do Projeto: Reciclagem que vira corpo: O Lixo que Cria Corpo
A inscrição do Projeto foi realizada no mês de dezembro de 2019 atendendo ao convite enviado pela Assembleia Legislativa para as escolas com interesse em apresentar na casa projetos no ano de 2020.
A notificação da seleção aconteceu no dia 27.11.2020 por Maria de Guadalupe Lima, assessora da Deputada Estadual Sofia Cavedon.
A apresentação sofreu alteração em função do protocolo de prevenção à Covid-19. O projeto será apresentado através de relato escrito para posterior publicação.
Parabéns professora Leila e estudantes Natanael e Natali.
Leia mais sobre o Projeto em: https://escolaleontina.blogspot.com/2019/09/escola-leontina-na-iv-mostra-de.html
AGRADECIMENTOS
A todos que contribuiram para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e a realização dessa postagem.
Postagem e edição: Ivonir Silveira da Rosa
Revisão: Nara Claudete da Luz






















Que legal!!! Nós professores agradecemos a valorização de nosso trabalho. Também achamos que isso é fruto do trabalho de um grupo todo, o envolvimento das famílias e a parceria dos estudantes que entenderam e superaram a diversidade deste ano.
ResponderExcluir