A EEEF Professora Leontina está superando os diversos desafios do ano letivo de 2020.
2020 é um ano atípico.
Muitas incertezas.
O trabalho docente está muito diferente.
Não há o contato característico de sala de aula.
A preocupação com a aprendizagem é uma constante.
Não se sabe realmente o que está interferindo no processo ensino aprendizagem. A satisfação é imensa quando se recebe uma atividade concluída, seja no Google Sala de Aula ou através de material impresso.
Hoje a maior preocupação dos profissionais da EEEF Professora Leontina é com o alcance de todos os estudantes às aulas remotas. Somente se consegue ter uma dimensão desse alcance quando se recebe a atividade concluída ou quando surgem questionamentos quanto ao processo de desenvolvimento.
A cada dia, a cada aula está a força de vontade de cada professora.
Trabalhos enviados pelas professoras para postagem no Blog da Escola:
3º ano - Professora Angélica Kessler
Componente curricular de Matemática.
O objeto de conhecimento: Figuras geométricas espaciais
Profª Angélica: "Realizamos uma viagem virtual em busca das formas geométricas espaciais, onde classificamos o formato de vários pontos turísticos Egípcios e de outros locais pelo mundo!"
Os estudantes e familiares tiveram uma bela surpresa ao encontrar a Cleópatra ao invés da professora Angélica.
Componente curricular: Ciências
Objeto de conhecimento: Saúde visual, como funciona a nossa visão, projeção do olho para o cérebro.
A atividade foi iniciada com um vídeo explicativo sobre a visão. Depois foram realizadas três dinâmicas trabalhando o foco, a percepção e o raciocínio dos alunos.
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Objeto do conhecimento: Produção da escrita, construção de poema.
Iniciamos a atividade conhecendo e brincando com rimas, o que elas são e o papel delas nos poemas e poesias. Trabalhando também o poema de Cecília Meireles – Ou isto, ou aquilo; após, cada aluno criou a sua versão do poema.
Componente curricular: Geografia e História
Objeto de conhecimento: Cultura Afrodescendente
A cultura Afro possui uma grande influência em nosso meio, tanto na parte gastronômica, musical, religiosa, quanto em nossa história. Sendo muito importante conhecê-la para assim, definir a nossa identidade cultural. A história deste povo é muito marcante para a história do nosso estado e país. Desta forma, conhecemos através de slides e trocas de ideias, pontos marcantes da cultura Afro, em nosso dia a dia. Após, foi lido o livro: O cabelo de Lelê.
Ao final, cada aluno, com sua família, realizou a dança: Amarelinha Africana ao som da música: Minuê.
5º ano - Professora Rejane
Componente Curricular: História.
Objeto do conhecimento: trabalho envolvendo a história do Halloween e como muitas pessoas se vestem para comemorar o dia das bruxas.
7º ano - Professora Liviele Lúcia Lipke
Componente curricular: Geografia
Objeto do conhecimento: desigualdade socioeconômica.
Descrição: Elaborar uma charge que caracteriza a desigualdade socioeconômica que você identifica.
Língua Portuguesa e Língua Inglesa (6º ao 9º ano), Arte e Ensino Religioso (7º ano) e Produções Interativas (5º ano) - Professora Janaína
6º ano
Numerais e artigos (LP)
Trabalhando o presente e passado do verbo to be em frases. Os alunos deveriam identificar os verbos correspondentes no presente e passado é completar os espaços corretamente (LI)
7º ano
- Objeto do conhecimento: advérbios e locuções adverbiais. (LP)
Através de leitura textual os alunos deveriam classificar os advérbios e
locuções adverbiais.
- Aplicar corretamente a forma do verbo there to be (LI)
- Objeto do conhecimento: tradução textual do texto na Escola (LI)
- Objeto conhecimento: Fotografia como arte.
A partir de um molde vazado, os alunos deveriam fotografar as várias formas de
representar a arte através da fotografia.
- Objeto do conhecimento: Origem do Halloween. Através de breve histórico sobre o Halloween, os alunos deveriam criar desenhos envolvendo o tema. (Arte)
8º ano
- Objeto do conhecimento: Aposto (LP)
A partir da aula explicativa da professora com exemplos, os alunos deveriam
identificar o Aposto explicativo em uma das frases.
- Objeto do conhecimento: Tipos de
predicado (LP)
A partir do conteúdo explicado em web, os alunos deveriam analisar as frases e
classificar o predicado.
9º ano
Objeto do conhecimento: trabalho avaliativo envolvendo conteúdos trabalhos desde o início do ano envolvendo conteúdos: figuras de linguagem, período simples e composto, orações coordenadas Sindéticas e Assindéticas, orações subordinadas substantivas.
5º ano
- Esteira textual e ordenação de parágrafos. Após a web explicativa, os alunos deveriam colocar o texto na forma direta, ordenando a história na forma correta em que os fatos aconteceram.- Leitura e compreensão textual - os alunos deveriam ler o texto e responder as questões.
- Tradução e interpretação textual a partir do livro didático.Língua Espanhola (6º ao 9º ano), História (6º ano) e Produções Interativas - Professora Jaqueline
Texto:
Conhecendo mais sobre El Dia de los Muertos!
Em webaula de Espanhol, alunos do 6º ao 9º ano conheceram mais sobre a cultura mexicana e as comemorações que ocorrem no México no feriado de finados. El Dia de los Muertos é uma data parecida com o Halloween, porém uma tradição dos povos da América comemorada com oferendas aos mortos com flores, comidas, bebidas e enfeites de caveiras coloridos. Além disso, as comemorações envolvem fantasias, desfiles e muita dança para saudar o dia dos que se foram com alegria e não tristeza.
Os alunos do 7º ano tiveram como tarefa complementar montar um jogo com expressões em espanhol sobre o halloween. Em seguida, utilizando as expressões do jogo deveriam montar um pequeno texto utilizando-as.
Produções Interativas - 3º ano
A primavera chegou!
Para dar um colorido especial aos estudos, os alunos do 1º ano, 2º ano e 4º ano estiveram envolvidos durante os meses de setembro e outubro com atividades voltadas ao tema.
Os alunos do 1º ano com a professora regente Márcia e a professora de Produções Interativas Jaqueline produziram lindos livrinhos baseados na poesia Leilão de Jardim. As criações envolveram produção de ilustrações com colagens de folhas secas, galhos e desenhos mostrando insetos, flores, árvores e até formigueiro.
Já a turma do 2º ano e do 4º ano, também nas Produções Interativas, trabalharam a poesia Primavera onde realizaram a mesma proposta.
Ao final, as turmas apresentaram em webaula o livro aos colegas contando como montaram suas ilustrações.
Ciências (6º ao 9º ano) e Produções Interativas (3º ano) - Professora Leila
6° ano - Ciências
Objeto do conhecimento: Visão, defeitos da visão e ilusão de óptica
Atividade: aula sobre o formação da visão, correção de defeitos da visão com lentes e ilusão de óptica.
7° ano - Ciências
Objeto do conhecimento: Saúde e qualidade de vida
Atividade: aula sobre o que é ter qualidade de vida através da alimentação, atividade física, trabalho, família, amigos.
8° ano - Ciências
Objeto de conhecimento: Cálculo de energia elétrica
Atividade: aula sobre cálculo de energia elétrica dos eletrodomésticos. Econômica de energia.
Objeto de conhecimento: reprodução dos seres vivos.
Atividade: aula sobre a reprodução dos seres vivos. Experiência de enxertia (Reprodução assexuada).
9° ano - Ciências
Objeto de conhecimento: Sustentabilidade
Atividade: aula sobre OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEL (ODS).
3° ano - Produções Interativas
Objeto do conhecimento: Gêneros textuais, contação de história
Atividade: aula sobre Gêneros textuais e contração de história " Malala" A menina que queria ir para a escola. A professora usou um pano na cabeça para mostrar alguns cultura ou religiões tem esse hábito.
Matemática (6º ao 9º ano) - Professora Tânia
Poema: "A matemática básica explica
----
ele + ela = ela + ele
>>
ele - ele = ela - ela
>>
ninguém = ninguém
----
Conjunto verdade: ninguém é igual ninguém"
6° ANO
Objeto do conhecimento: Frações (como razão/ como quociente e medidas).
Frações aparentes, próprias e impróprias.
Visando atender e compreender a utilização e as necessidades práticas cotidianas dos alunos, onde se faz presente o uso de frações no dia-a-dia.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio Lógico; compreender a fração como parte da divisão presentes em várias situações do dia-a-dia; Construir representações fracionárias; resolver situações problemas.
7° ano
Objeto do conhecimento: Matemática Financeira: regra da sociedade, acréscimos e decréscimo. Regra de três; Porcentagem.
Objetivos:
- Calcular porcentagem crescente e decrescente usando regra de três;
- Estar apto a trabalhar com porcentagens simples;
- Identificar situações em que o uso da porcentagem é importante;
- Fazer cálculos usando porcentagens;
- Usar o fator de multiplicação para acréscimos e descontos.
8° ano
Objeto de conhecimento: Conjunto dos números racionais(Q) e as dízimas periódicas; Dízimas periódicas compostas; Princípio Multiplicativo da Contagem.
Objetivos:
- Analisar a relação entre frações e dízimas periódicas;
- Resolver e elaborar situações problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas;
9° ano
Objeto de conhecimento: Números Reais – Racionalização de denominadores e divisão de raízes; Revisão de potenciação com base real e notação científica.
Produtos notáveis, fatoração e equações do 2° grau.
Objetivos:
- Racionalizar expressões envolvendo operações com radicais.
- Compreender o processo de racionalização de expressões envolvendo radicais.
- Compreender o conceito de potência de expoente inteiro, com base sendo um número real.
- Aplicar as propriedades
decorrentes da definição e efetuar operações de multiplicação e divisão com
potências de mesma base, potências de um produto ou de um quociente e potência
de outras potências.
- Compreender o significado do expoente zero e
do expoente 1.
- Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
- Entender que as expressões (x + a)² e x² + 2ax +a² são equivalentes.
- Fatorar expressões do tipo x² + 2ax +a².
Ações Realizadas na Escola:
Objetivo: Proporcionar condições para melhorar o desempenho dos estudantes na realização das atividades escolares nas aulas remotas.
Entrega dos Livros Didáticos para os Anos Iniciais
Entrega das Atividades Impressas, orientações quanto aos procedimentos de acesso ao Google Sala de Aula e oportunidade de utilizar a internet da Escola.
Organização do Dia de Esclarecimento de Dúvidas com as professoras.
Participação no Projeto ao Encontro:
Orientadora Letícia: "Projeto desenvolvido em conjunto com as escolas para dar suporte às ações que estão sendo realizados na busca dos estudantes que se distanciaram da escola, ou seja, que não realizaram nenhuma ou poucas atividades propostas. O Projeto se torna uma parceria e uma rede de apoio às escolas. É uma parceria da CIPAVE, 6ª CRE e UNISC. O objetivo principal é organizar estratégias para a busca ativa dos estudantes."
- Web com psicóloga;
- Atendimento presencial pela estagiária Ana Carolina Kessler do Curso de Psicologia na EEEF Professora Leontina. Dedicado aos estudantes com necessidade de atendimento psicológico.
Acolhida e instrumentalização das professoras para volta às aulas
Organização: Equipe Diretiva
Coordenação da Dinâmica: Jaqueline da Rosa
Pauta: Importância da acolhida e escuta do outro & Teoria e Prática do protocolo de atendimento da comunidade escolar dentro do ambiente escolar
Dia do Professor - Aula Surpresa no Google Sala de Aula
Homenagem organizada pela diretora Nara e a vice Jaque. Tinha até vídeos de estudantes imitando as professoras. Foram eles:
Luiza Amanda Scholze - 1º ano
Ana Laura de Borba - 2º ano
Eduarda Kohls dos Santos - 4º ano
Felipe André Schwingel - 6º ano
Vinicius Guilherme Scholze - 7º ano
AGRADECIMENTOS:
- Aos profissionais da Escola Leontina;
- Aos pais e responsáveis;
- Aos estudantes;
- A todas as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento das atividades escolares.
Edição e Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
Revisão: Nara da Luz
Ficou muito, muito legal! Parabéns a todos os envolvidos neste processo.❤❤❤🍀🍀🙏👏👏👏
ResponderExcluirObrigada.
ExcluirParabéns para você também, pois faz parte do grupo.
Parabéns!!! Ótimos trabalhos!! Percebe-se que existe uma constante preocupação em aproximar todos os alunos. 🙌💕📚📖
ResponderExcluirObrigada. É verdade. Buscamos sempre aproximar alunos, professores e famílias. São parcerias fundamentais no ambiente escolar.
ExcluirShow esse blog, atividades maravilhosas. Parabéns as profs.aos alunos e a todos que contribuem para tornar a aprendizagem significativa. Prof.Ivonir com uma super dedicação para tornar isso possível.
ResponderExcluirExcelente trabalho!!! E parabéns em especial para as professoras do 3° ano, ficamos encantados com a dedicação de vocês. E a direção da escola por não desistir de seus alunos.
ResponderExcluir