A EEEF Professora Leontina organizou um Plano de Ação para o período de 31.08 a 30.09.2020 no Ensino Remoto.
Objetivos:
1. Estabelecer uma rotina semanal de trabalho no Google Sala de Aula para que o estudante organize seus estudos de acordo com a Matriz Curricular, distribuído em aulas síncronas e assíncronas.
2. Desenvolver a autonomia no estudante, visando fortalecer a interação no ambiente virtual.
3. Desenvolver estratégias que garantam o acesso à Educação nesse período de pandemia, oportunizando ao estudante atendimento presencial para orientações quanto aos procedimentos de acesso à sala virtual no Google Sala de Aula.
4. Levar o estudante a acessar as aulas síncronas através de link do Meet postado na sala de aula do componente no Google Sala de Aula.
5. Proporcionar atendimento presencial para os estudantes que não devolveram as atividades (0% na realização) ou atividades pendentes (10 a 50% na realização) correspondentes ao período de pandemia.
O planejamento das atividades focado em aulas síncronas e aulas assíncronas.
Trabalhos enviados pelas professoras para postagem no Blog da Escola Leontina:
1º ano - Professora Márcia
Desejamos um país onde todos respeitam o Meio Ambiente:
Já sabemos fazer um belo chimarrão:
História da árvore sem folhas:
5º ano - Professora Rejane
Primavera e trabalho reaproveitamento de garrafas.
Ciências - 7º ano - Professora Leila
Objeto do conhecimento: Máquinas térmicas.
Experiência realizada com o objetivo de exemplificar o funcionamento de uma máquina térmica. Busca trazer a informação e o conhecimento mais próximo da realidade do aluno de maneira que ele visualize o que realmente acontece na prática, no caso uma máquina a vapor, por exemplo.
9º ano - Professora Josi
PROJETO DE VIDA- ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM O COMPONENTE DE ARTE ATIVIDADE RELACIONADA COM A SEMANA FARROUPILHA
ATIVIDADE ERICK
Quais os desafios escolhidos?
Pesquisar sobre a guerra dos farrapos e sobre a receita do arroz carreteiro tradicional
"Qual a importância desta escolha em sua vida?
Esses dois desafios que eu escolhi
são coisas muito importantes e tradicionais para mim
e para o resto do povo do sul.
A Guerra dos Farrapos mostra tudo que aconteceu
antes do nosso sul virar o que ele é hoje em dia.
O arroz carreteiro é algo que geralmente
traz muitas lembranças boas de almoço na casa da avó,
já que as avós costumam sempre fazer
carreteiro quando tem almoço com a família."
ATIVIDADE NATANAEL
"Eu escolhi o número um porque é meio poético
tipo faixa verde representa a mata dos pampas,
a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo,
e a cor amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho.
Também escolhi o número 8
porque em primeiro eu amo café e
porque é parte da tradição dos gaúchos
quando iam acampar levar e
fazer o tradicional café campeiro."
Produções Interativas (5º ano), Língua Portuguesa e Língua Inglesa (6º ao 9º ano) e Arte e Ensino Religioso (7º ano) Professora Janaína
5º ano - Produções Interativas: Conhecendo e trabalhando fábulas: criando histórias sobre a Semana da Pátria
8º ano: Língua Portuguesa palavras cruzadas Semana Farroupilha
6º ano: Língua Inglesa: Conhecendo e aplicando verb to be
9º ano: Língua Inglesa: conhecendo e aplicando o modo imperativo em frases
7º ano: Língua Portuguesa: Tarefa Farroupilha: preencher a.cruzadinha com dizeres gaúchos
Língua Inglesa: Aplicando o plural dos substantivos em frases.
Arte: - Estudo de mascaras na antiguidade: Egito e África
- Conhecendo os símbolos da Semana Farroupilha
Matemática - Professora Tânia
6° ano - Objeto de conhecimento: Frações como parte/todo; como razão; quantidade; quociente e medidas.
7° ano - Objeto do conhecimento: Números diretamente proporcionais, inversamente proporcionais, regra da sociedade, regra de três.
8º ano - Objeto do conhecimento: Notação científica, operações com notação científica.
9º ano - Objeto do conhecimento: Números Reais – Operações com raízes (as quatro operações), Racionalização de denominadores.
O Desafio das Webs
Percebemos que:
Não basta as supervisoras Ivonir e Liviele organizarem o horário das Webaulas.
Não basta as supervisoras Ivonir e Liviele postarem o horário das Webaulas na Sala dos Professores no Google Sala de Aula.
Não basta as supervisoras Ivonir e Liviele postarem o horário das Webaulas nas salas dos componentes no Google Sala de Aula.
Não basta as supervisoras Ivonir e Liviele postarem o horário das Webaulas nos grupos de WhatsApp das turmas.
Não basta as professoras fazerem um plano de aula para as Webaulas, buscando inúmeras ferramentas para proporcionar um melhor entendimento do objeto do conhecimento a ser trabalhado.
Não basta as professoras agendarem a Web no Google Meet.
Não basta as professoras postarem o link do Google Meet. na sala de aula do componente no Google Sala de Aula.
Não basta as professoras postarem o link do Google Meet nos grupos de WhatsApp das turmas.
Não basta as professoras realizarem as Webaulas no Google Meet.
Não basta as professoras gravarem as Webaulas no Google Meet.
Não basta ter sinal de Internet.
Não basta celular ou computador ou tablet ou notebook.
Não basta a diretora colocar mensagens nos grupos de WhatsApp das turmas.
É PRECISO QUE O ESTUDANTE PARTICIPE.
É PRECISO QUE O ESTUDANTE ASSISTA A WEBAULA.
É PRECISO QUE O ESTUDANTE INTERAJA.
Só assim a webaula atingirá o seu objetivo.
Só assim a webaula se tornará eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
Estudantes e professoras são fundamentais nesse processo.
Plano de Recuperação:
A EEEF Professora Leontina apresentam uma realidade de estudantes nas seguintes situações:
a) a) Alguns estudantes não entregaram as atividades no Google Sala de Aula.
b) b) Alguns estudantes não retiraram as atividades impressas na Escola.
c) c) Alguns estudantes não retornaram as ligações telefônicas e via WhatsApp.
d) d) Alguns estudantes não devolveram as atividades que foram entregues em casa pela diretora Nara e a Orientadora Letícia.
e) Considerando que na devolutiva das atividades 15% (19 estudantes) ficaram com 0% e 7% (9 estudantes) de 10 a 50% das atividades realizadas.
Justificamos a necessidade de desenvolver uma estratégia que garanta o acesso à Educação nesse período de pandemia, onde os estudantes tiveram atendimento presencial para orientações quanto aos procedimentos de acesso à sala virtual no Google Sala de Aula, disponibilizando dos recursos tecnológicos da Escola (Internet, Netbook e laboratório de Informática) ou usando seu próprio equipamento. Nas datas estipuladas as professoras realizaram atendimento aos estudantes que se enquadraram nas situações citadas. Os estudantes e seus responsáveis foram notificados do atendimento via grupos de WhatsApp ou ligações telefônicas (Serviço de Orientação Educacional). O atendimento seguiu os protocolos definidos pela mantenedora.
Agradecimentos
A todos que contribuíram para realização dessa postagem.
Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
Muito lindo!!! Parabéns pelo esforço de cada um para fazer valer esse momento ao qual estamos passando👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤
ResponderExcluirLindo!! Parabéns a todos, esse blog nos faz ter esperança...🙏👏👏👏❤❤😘
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns a todas as professoras, equipe Diretiva, Supervisoras que não medem esforços para que os alunos, mesmo em tempos difíceis de pandemia, sejam contemplados com uma educação de qualidade. Mesmo a distância continuam se dedicando com força, coragem e determinação, para que todos os estudantes façam parte dos ciclos de aprendizagem e da família Leontina.
ResponderExcluirMuito bem organizado. Trabalhos muito legais.
ResponderExcluir