Na EEEF Professora
Leontina, durante o período de ambientação no Google Sala de Aula, foi organizado um Plano de Ação focado no planejamento semanal para o mês de julho no Ensino Remoto. A Equipe Diretiva estabeleceu essa organização por entender
que a comunidade escolar compreenderia melhor o trabalho pedagógico onde fosse
seguido a mesma linha de ação em todas as turmas. O planejamento iniciava nas
reuniões da equipe diretiva, sendo concluído nas Webconferências com todas as
professoras. Após a conclusão do Plano de Ação semanal, as professoras organizavam os planos de aula interdisciplinar.
Objetivo Geral: Conquistar o estudante para que ele queira fazer parte do ambiente virtual de forma ativa (Período de Ambientação no Google Sala de Aula).
Objetivo Específico: Postar duas aulas envolventes semana, sendo na quarta-feira e na sexta na sexta-feira.
Justificativa: Considerando que o acesso do estudante ao Google Sala de Aula seria realizado quase que unicamente pelo celular (98%), conforme constatado na pesquisa sobre acessibilidade realizada no período de 04 a 10.06.2020. Todos tinham ciência dos desafios para atender essa realidade, mas a união de regentes na elaboração das aulas desse período era extremamente necessária para não sobrecarregar o estudante e seus familiares nesse momento de pandemia.
Desenvolvimento: O planejamento das atividades focou o seguinte:
1.Aula atrativa.
2. Promoção da qualidade e curtas.
3.Trabalho interdisciplinar.
4. Interatividade.
5. Alcançar o estudante que não tem acesso ao ambiente virtual
Meta: Desenvolver um plano de aula contemplando uma Web Aula com as turmas de Anos Iniciais e Finais com data agendada na Webconferência de professoras, postagem de vídeos explicativos e atividades que podiam ser realizadas no caderno, fotografadas e enviadas no Google Sala de Aula.
Importante: Nesse momento forma consideradas 3 formas de acesso às Aulas Remotas:
1ª Google Sala de Aula;
2ª WhatsApp – Sempre foi incentivado o Google Sala, mas quando o estudante não tem acesso, os vídeos explicativos eram enviados no privado.
3ª Material impresso a ser retirado na Escola Leontina no dia de atendimento ao público, quarta-feira, das 9h às 15h.
Observação: Estudantes da Sala de Recursos tem disponibilidade de material impresso de todas as aulas.
Estudantes que não retiram ou entregam atividades:
O Serviço de Orientação Educacional (SOE) fez contato via telefone com estudantes e familiares na tentativa de busca de atividades encaminhadas pelos professores nesse momento de isolamento social, ocasionado pela pandemia do coronavírus, e que é de suma importância a preservação da saúde. A Orientação Educacional na tentativa de resgate e aconselhamentos telefonou para estudantes e responsáveis para saber o porquê de não estarem realizando as atividades proporcionadas pelas professoras, salientando a importância da realização das mesmas na sala virtual ou entrega na Escola as atividades impressas. A Orientadora Letícia, juntamente com a diretora Nara, entregaram material impresso na casa de alunos.
Webs das turmas:
1º ano - Professora Márcia
Professora Márcia Achei que o grupo do Wattsapp do primeiro estava meio parado, meio quieto e questionei as mães no privado se estavam gostando das aulas online ou se estavam achando dificuldades e ao mesmo tempo fiz um desafio para comentarem no grupo como se sentiam perante essa nova realidade. A partir disso ocorreram os primeiros relatos. |
Catiane da Cruz - mãe da Luísa “Queridas familias! Vamos incentivar nossos pequenos a fazerem as atividades no CLASSRROM,eu sei q é complicado no início,q muitas vezes existem inúmeros fatores q dificultam isso,mas precisamos tentar,precisamos insistir,pelos nossos filhos e tbm pelas professoras,q estão se esforçando e dedicando tanto...sei q não estamos num periodo muito fácil,mas vamos vencer,um ajudando o outro.” (postado pela mãe no Grupo de WhatsApp da turma) |
Simone da Silva Woiciechoski - mãe do Victor ‘’Boa tarde, eu sou a mãe do Victor Eduardo do sétimo ano e mãe da Kemellyn do primeiro ano. Vim falar sobre aula online. No começo, nós aqui em casa ficamos desesperados, ninguém conseguia acessar, ninguém conseguia fazer nada. Era muito difícil. Então eu cheguei mandar áudio para as professoras do grupo, dizendo que estava difícil. Hoje vejo como uma fase, porque é muito bom o que eles tão fazendo online, estudando online. Então, os pais que acham que estão hoje com muita dificuldade pra aprender, é normal isso. Hoje eu posso dizer que é normal, mas muito difícil pra nós no começo e olha agora é tudo online, eu acompanho eles. Quando a gente não consegue uma coisa, meu filho foi umas dez vezes na escola, pra nós aprender, mas nós aprendemos e estou muito grata as professoras que ajudaram, a Profe Jaque foi a que mais me ajudou. Eu então tô muito grata a vocês, por isso. No começo, é tudo difícil, tudo que a gente vai começar a fazer no começo é difícil. Depois a gente pega a prática e vai embora. Então fica no recado pros pais e agradeço muito muito muito as professora.’’ (transcrição do áudio postado pela mãe no Grupo de WhatsApp da turma) |
Patrícia Aline Rosa da Costa - mãe da Vitória ‘’Boa tarde pessoal, aqui é a Patrícia, mãe da Vitória Rabello do primeiro ano. Eu vim aqui falar um pouquinho como que está sendo aqui com a Vitória. No início estava bem bom porque ela estava gostando de ir na escola. Até fiquei um pouquinho assustada por ela ser tão pequena e já tem que ir na escola, mas já estava se acostumando. Daí agora com essa pandemia, tivemos que ficar todos em casa, mas o início tá sendo um pouquinho difícil, mas a gente está levando, conforme podemos. No começo é meio difícil explicar os trabalhinhos pra ela fazer porque em casa é diferente da escola. Na escola ela sabe que tem a obrigação pra fazer já em casa é complicado. Sei que é ruim pros professores também, porque pra mim que sou mamãe nova, foi difícil, e ver tudo, saber como postar e tudo, mas acredito que pros professores tá sendo mais difícil ainda, mas nada que a ajuda um do outro, não melhore Ta sendo bom porque assim a gente tá podendo ensinar também e aprendendo um pouco com eles junto.’’ (transcrição do áudio postado pela mãe no Grupo de WhatsApp da turma) |
Eliane Cristina da Rosa - mãe do Max “Boa noite pessoal, aqui quem tá falando é a Eliane, a mãe do Max, do primeiro ano, mãe do Gabriel, do quinto ano e a mãe da Ketlhen do oitavo ano. Queria dizer pra vocês umas palavrinha que são muito importantes nesse momento. Nossos filhos estão em casa, os professores estão dando tudo de si pra dar o melhor pros nossos filhos, pra eles poder fazer as atividades em casa e não perder o ano letivo. Eu tenho meu gurizinho que é do primeiro ano da escola, então quando começou a quarentena ,ele mal sabia escrever e hoje mesmo estando em casa ele já sabe bastante coisa, já sabe escrever o nome fazendo os trabalhos via online. Esse trabalho é muito importante. Eu sei que tem muita gente que não tem acesso a internet, mas ,mesmo que não tenha acesso a internet que vão até a escola buscar os trabalhos, as professoras estão lá para atender os pais dos alunos, pra dar os trabalhinhos pra eles, eu sei que tem muitos pais que não trabalham, que ficam em casa, que tem condições de ir lá buscar e incentivar os seus filhos a fazer os trabalhos porque é muito importante, eu aqui na minha casa saio três e meia da manhã pra trabalhar chegou a uma e agora estou trabalhando de noite também, eu pego às cinco da tarde, largo meia-noite e eu consigo assimilar o meu trabalho com as minhas tarefas de casa e sentar com meus filhos e fazer eles fazer todo o trabalho toda a lição que veio no grupo pra nós, naquele site que a Profe fez. Então, queria pedir pra vocês assim, vamos nos esforçar e vamos ajudar os professores, tá bom? Porque é pro nosso bem, é pros nossos filhotes e os professores também estão dando tudo de si pra poder nos ajudar e elas as professoras do Leontina são nota dez, tudo que a gente precisa elas prontamente nos ajudam. Eu sei, eu sou prova viva disso. Se precisar de qualquer coisa é só chamar elas, ligar para a escola que elas nos atendem, elas nos ajudam no que for possível. Eu queria agradecer a todas as professoras da escola e a diretora e a vice-diretora e as demais. Boa noite pra vocês e boa semana.” (transcrição do áudio postado pela mãe no Grupo de WhatsApp da turma) |
3º ano - Professora Orlanda
A turma do 3° ano desenvolveu o tema "Eu, meu corpo e minha identificação".
Com as músicas: "Boneca de lata" e "Dancinha do corpo", foram descobrindo suas características, estudando os cinco sentidos, relacionados com a percepção do meio interno e externo e a importância dos mesmos para uma ação adequada diante de um perigo.
Através da poesia "Quem sou eu?", fizeram um resgate dos fatos importantes do seu desenvolvimento ao longo do tempo. A partir das observações de suas principais características produziram texto, pesquisaram sua árvore genealógica, os hábitos de higiene, alimentação saudável e descobrindo as diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
Assim distinguindo os seus papéis e responsabilidade relacionados à família, à escola e à comunidade.
5º ano - Professora Rejane
Os trabalhos desenvolvidos com a turma
Produções Interativas e Educação Física - Professoras Jaqueline e Ivete
Sala de Recursos - Professora Elisiane
Atividades da Sala de Recursos, elaboradas de acordo com as necessidades e potencialidades individuais para estudantes do 3º e 4º ano.
6º ao 9º ano - Professoras Ivete e Janaína.
Disciplinas: Educação Física, Língua Portuguesa, Arte, Língua Inglesa.
Nas aulas interdisciplinares citadas anteriormente, os alunos realizaram atividades físicas, fizeram a descrição escrita das atividades, desenharam, interagiram com a família, criaram imagens fotográficas de exercícios físicos, dançaram, produziram textos descrevendo o modo como realizaram os exercícios e desenhos. Reproduziram as imagens e escreveram os nomes de exercícios e desenhos em inglês.
Matemática – 6º ao 9º ano – Professora Tânia
Atividades interdisciplinares.
Através de jogos matemáticos como forma de tornar a aprendizagem mais atraente e prazerosa.
6º ano: Números: composição e decomposição até a 6ª ordem.
7º ano: números: Círculo Zero. Adição e Subtração de números inteiros.
8º ano: Cruzadinha matemática: Revisão com as 4 operações de números naturais e números decimais; porcentagem.
9º ano: Figuras geométricas planas, confecção e montagem. Dominó das cores.
8º ano - Professoras Leila e Josi
COMPONENTES CURRICULARES: Ciências, Ensino Religioso, Arte e Projeto de Vida.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Impactos do homem no meio social e ambiental.
HABILIDADES: Refletir sobre a importância de atitudes básicas no seu cotidiano.
REGISTRO: 1- Leitura do livro “8 jeitos para mudar o mundo”
2-Responder questões baseadas no livro
Auxílio a atividades domésticas do cotidiano.
Trabalhos do 9º ano - Professoras Leila, Josiani e Ivete
COMPONENTES CURRICULARES: Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Arte e Projeto de Vida.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Observar a oxidação de metais para criação de um trabalho artístico, utilizando-se de materiais existentes no seu cotidiano.
HABILIDADES: Criar arte com ciências, obtendo cores, formas.
REGISTRO: Foto da imagem criada.
MATERIAIS: - Pregos, arame, parafusos, chaves, moedas, metais diversos.
- Meio copo de solução de vinagre (CH3COOH) com 1 colher de sal (NaCl) para acelerar o processo.
-Uma folha branca
Como Fazer: distribuir os metais sobre a folha branca e derramar a solução sobre estes metais. Deixar de um dia para o outro.
1) TIRAR UMA FOTO DO RESULTADO COM OS METAIS.
2) TIRAR UMA FOTO SEM OS METAIS.
3) POSTAR AS DUAS FOTOS NO GOOGLE SALA DE AULA.
6º ao 9º ano – Língua Espanhola, Geografia e História - Professoras Jaqueline e Liviele
Pensando em proporcionar aos estudantes o interesse em acessar as aulas da sala de aula virtual, a Área de Ciências Humanas juntamente com o componente curricular de Língua Espanhola, através das professoras Jaqueline e Liviele proporcionaram atividades diversificadas para cada turma. Para o 6º ano foi desenvolvido estudo da contagem do tempo com o surgimento do calendário e organização de meses e ano; 7º ano foi um jogo online, bem como trabalhamos com slides no Classroom; 8º ano Quis Interdisciplinar envolvendo questões de conhecimentos gerais; 9º ano atividade de reflexão que abrange mais áreas do conhecimento o qual também foi explorada em uma web aula.
Em cada turma o que se buscou foi explorar as diferentes ferramentas da sala de aula virtual, bem como as diferentes formas de envio de respostas dos estudantes.
Resultado da Ação entre Amigos da Páscoa 2020.
1º prêmio nº 0424 - ganhador - KAUAN JÚNIOR PADILHA
2º prêmio nº0549- ganhador- KAUÃ EDUARDO SCHWENGBER LAGASSE
3º prêmio nº1654- ganhador - LONI KESSLER .
Os responsáveis dos ganhadores deveriam agendar o dia da retirada do prêmio na escola dia de atendimento ao público. O agendamento foi através dos grupos de Whats das turmas ou pelo fone: 3741-2438.
Estudantes dos Anos Finais, professores e equipe diretiva participaram do Projeto do Sebrae no dia 29 de julho.
O Crie o Impossível é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos
Embaixadores da Educação em co-realização com o SEBRAE, com o objetivo
de abrir perspectivas, despertar sonhos e impulsionar alunos de escolas
públicas brasileiras como agentes de transformação.
Disponível em: https://youtu.be/MFMZaCKyaGo
Letramento Digital - Google Sala de Aula
Paralelo a tudo isso está a participação de todas as professoras e Equipe Diretiva no curso de Capacitação Letramento Digital.
A capacitação tem como foco o desenvolvimento das atividades dos professores e instrumentalização na plataforma Google Sala de Aula. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS,
Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/letramento-digital-traz-capacitacao-para-uso-do-google-sala-de-aula-a-partir-desta-segunda-27
Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
Muito trabalho envolvido...mas vale a pena, saber que estamos nos ajudando e nos esforçando por um bem maior, a educação dos nossos estudantes.
ResponderExcluirÉ um ano de muito aprendizado para todos. O maior deles é a compreensão de precisamos nos ajudar.
ExcluirEstamos vivendo um momento de incertezas, de mudanças, transformação, nunca mais teremos uma educação como era antes, acredito que muito melhor. Mas o que nos une como educadores, professores é o amor que temos por nossos estudantes, nossa profissão.
ResponderExcluirSabemos da grandiosidade desta missão que temos como educadores e o resultado se vê neste Blog. Unidos somos mais. Lindo!!♥♥♥
Obrigada por acessar o Blog da Escola Leontina. Receber um olhar sensível ao trabalho desenvolvido por nossa comunidade escolar, nos estimula a continuar realizando um trabalho em prol daquilo que nos humaniza. Lindas e sábias palavras! Gratidão...
ExcluirNara da Luz - Diretora da EEEF Professora Leontina
Excelente trabalho! Parabéns supervisora Ivonir pela organização e parabéns a todos profissionais que fazem do Leontina uma escola muito especial e produtiva.
ResponderExcluirVice diretora e professora
Excluir