A EEEF Professora Leontina organizou seu Plano de
Trabalho das Aulas Programadas focado no tema Quarentena em 2020, tendo como
objetivo a elaboração do Diário da Quarentena em todas as turmas. Foram
planejadas e oferecidas Aulas Programadas para o período de 03 a 30 de
abril de 2020, considerando a suspensão das aulas presenciais até 30.04.2020,
conforme o Decreto
n° 55.118 do governador do Estado, Eduardo Leite, como medida para conter a
disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul.
1º Momento: Reunião
da Equipe Diretiva para traçar o plano de ações da Escola Leontina (03.04, das
17h30 às 19h30) após a webconferência da
6ª CRE, onde foi combinado o seguinte:
1. Escolha do tema Quarentena em 2020 tendo como objetivo a elaboração do Diário
da Quarentena em todas as turmas.
2. Reunião por videoconferência em dois grupos: Anos Iniciais e Anos Finais.
2. Reunião por videoconferência em dois grupos: Anos Iniciais e Anos Finais.
3. Cada professor planejou e entregou aulas programadas para os estudantes fazerem
em casa.
4. Entrega das aulas programadas pelos grupos de Whatsapp ou com retirada na
Escola Leontina para quem não tem acesso à Internet.
5. A supervisão organizou um roteiro juntando todos componentes por turma.
5. A supervisão organizou um roteiro juntando todos componentes por turma.
2º Momento: Planejamento das aulas programadas para entrega aos estudantes no dia 08.04.2020.
3º Momento: Entrega
das aulas programadas para os estudantes no dia 08.04.2020:
a) Via grupos das turmas pelo Whatsapp;
b) Retirada na escola para estudantes sem acesso a Internet;
c) Entrega em casa quando não foram possíveis as primeiras alternativas (profª da Sala de Recursos, diretora Nara e Secretária Denise).
4º Momento: Retorno
e conferencia das atividades.
1º ano -
Professoras Márcia, Ivete e Jaqueline
LÍNGUA PORTUGUESA –
CONSTRUIR UM DIÁRIO CONTENDO A DATA E UM DESENHO DO
QUE A CRIANÇA FEZ DE SIGNIFICATIVO DURANTE O DIA.
FAZER UMA SEQUÊNCIA LÓGICA DOS DIAS DA SEMANA
(SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA...).
ESCREVER O SEU NOME E DE SEUS FAMILIARES.
RECONHECER
E RECORTAR AS VOGAIS E PALAVRAS QUE
INICIEM COM A INICIAL DE SEU NOME.
EDUCAÇÃO FÍSICA - REVIRANDO O
BAÚ - BRINCADEIRAS DA ÉPOCA DOS PAIS
CRIAR
UM JOGO QUE FALE SOBRE O CORONAVÍRUS OU SOBRE A QUARENTENA OU SOBRE OS CUIDADOS
DE HIGIENE
DANÇAR
E CRIAÇÃO DE GESTOS E MOVIMENTOS LIVRES.
MATEMÁTICA - ESCREVER OS
DIAS DO MÊS (01, 02, 03...), REPRESENTAR ATRAVÉS DE DESENHOS O NÚMERO ATÉ 10.
CIÊNCIAS -
VIVENCIAR
ACONTECIMENTOS CÍCLICOS DA NATUREZA: MANHÃ, TARDE, NOITE E DIAS E DEPOIS
MOSTRAR ATRAVÉS DE DESENHO O QUE DIFERENCIA UM DO OUTRO.
LISTAR
HÁBITOS DE HIGIENE PARA COMBATER O DO COVID-19.
GEOGRAFIA - ESTABELECER
RELAÇÃO ENTRE: ONTEM, HOJE E AMANHÃ NOS RELATOS DOS ACONTECIMENTOS.
UTILIZAR
BONS HÁBITOS E COSTUMES COM SEUS FAMILIARES.
HISTÓRIA - REGISTRAR ATRAVÉS
DE DESENHO ATIVIDADES E BRINCADEIRAS DOS FAMILIARES NA SUA INFÂNCIA (BOLA DE
GUDE, AMARELINHA...).
ENSINO RELIGIOSO - CONVIVER EM
FAMÍLIA, DEMOSTRAR ATITUDES DE SOLIDARIEDADE.
PRODUÇÕES INTERATIVAS - PRODUÇÃO DA
CAPA DO DIÁRIO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS: LETRAS RECORTADAS, COLAGEM
ENVOLVENDO RECORTES DE REVISTAS, JORNAIS, DESENHO ILUSTRATIVO.
2º ano -
Professoras Fabiana, Ivete e Jaqueline
Língua Portuguesa
1.
Criar um diário, onde deve constar todos os dias: a data, dia da semana,
horário e um desenho do tempo e o que fizeram de mais especial durante o dia.
2.
Ler uma história e reescrever o que você entendeu.
3.
Entrevistar alguém da família ou de sua convivência. Questionário: - Você sabe
o que é isolamento social? Você e sua família estão fazendo? Quais as medidas
de higiene que você e sua família usam em sua casa.
4.
Atividade escrita no caderno: - Complete a frase: Tenho cabeça e dentes, mas
não sou gente. Sou o ______; Cai em pé e corre deitado, é a ______; Têm asa e
não voa, é a _______;
Educação Física
REVIRANDO
O BAÚ - brincadeiras da época dos pais.
Criar
um jogo que fale sobre o coronavírus ou sobre a quarentena ou sobre os cuidados
de higiene, com desenhos, ou figuras, ou colagens.
Matemática
1.
Revisar os números já estudados e escrever os mesmos.
2.
Escrever o que é unidade, centena e dezena. Montar três cálculos representando.
3.
Escrever os números de 1 a 100 em ordem decrescente.
4.
Fazer vários grupos de dez, até chegar ao cem (com material de sucata, tampinhas,
pedrinhas...) e contar, o material de cada grupo, oralmente em ordem crescente
e decrescente. Ex1; 1, 2, 3...10. Ex2: 100, 99, 98...
5.
Resolver operações.
6.
Elaborar algumas histórias matemáticas.
Ciências
1.
Cuidar bem da saúde, pesquisar, ouvir notícias para saber como melhor se
proteger do vírus.
2.
Praticar os hábitos de higiene. Elaborar um cartaz em qualquer papel,
classificando os hábitos de higiene.
Geografia
*
Observar o tempo e a transformação das paisagens (urbana e rural) e descrever
suas transformações. Pedir para os pais relatarem como era antigamente as paisagens
de onde moravam.
História
1.
Escrever no diário tudo o que aprendeu com a epidemia.
2. Conversar com os avós ou outras pessoas se
já teve outra epidemia em anos passados. Escrever no diário o que você mais
sentiu com essa epidemia (Relatar sentimentos).
Ensino Religioso
1.
Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?
2.
Para refletir com a família: o que você e sua família aprendeu de mais valioso com a quarentena? O que eu quero mudar na minha vida a
partir da quarentena?
Produções Interativas
Confeccionar uma capa
para o diário das produções interativas.
3º ano -
Professoras Orlanda, Ivete e Leila
Língua Portuguesa
*Criar
um diário, onde deve constar todos os dias: a data, dia da semana, horário e um
desenho do tempo e o que fizeram de mais especial durante o dia.
*Ler
uma história e recontar com as suas palavras.
*Ser
entrevistado por alguém da família. Sugestão de perguntas: -O que nós estamos
enfrentando na nossa cidade e no nosso município? –Quais os sintomas do
coronavírus? -O que devemos fazer para se prevenir desse vírus? –E você está
cumprindo essas regras?
*Fazer
um bolo com alguém da família e escrever no diário a receita e como foi essa
experiência.
*
Assistir a um filme e escrever frases sobre a história. Confeccionar com
criatividade o personagem principal da história.
Educação Física
REVIRANDO
O BAÚ - brincadeiras da época dos pais.
Criar
um jogo que fale sobre o coronavírus ou sobre a quarentena ou sobre os cuidados
de higiene, com desenhos, ou figuras, ou colagens.
Matemática
*Revisar
os números já estudados e escrever os mesmos.
*Fazer
agrupamento de dez com material de sucata (tampinhas, pedrinhas...) e contar os
grupos oralmente em ordem crescente e decrescente.
*Resolver
operações.
*Elaborar
algumas histórias matemáticas.
*Como
está a situação financeira nessa época da epidemia?
Ciências
*Cuidar
bem da saúde, pesquisar, ouvir notícias para saber como melhor se proteger do
vírus.
*Praticar
os hábitos de higiene. Elaborar um cartaz em qualquer papel, classificando os
hábitos de higiene.
Geografia
*
Observar o tempo e a transformação das paisagens e registrar como a seca está
interferindo no nosso dia a dia.
História
*Escrever
no diário tudo o que aprendeu com a epidemia.
*Conversar
com os avós ou outras pessoas se já teve outra epidemia em anos passados
Ensino Religioso
*Qual
o verdadeiro sentido da Páscoa?
*Para
refletir com a família: o que aprendemos com a quarentena? O que eu quero mudar
na minha vida a partir da quarentena?
Produções Interativas
Confeccionar uma capa
para o diário das produções interativas.
4º ano -
Professoras Fabiana, Ivete e Jaqueline
Língua Portuguesa
1.
Criar um diário, onde deve constar todos os dias: a data, dia da semana,
horário e um desenho do tempo e o que fizeram de mais especial durante o dia.
2.
Ler um livro e fazer um resumo do que você entendeu. Retirar do livro 10
palavras diferentes e procurar no dicionário o seu significado.
3.
Fazer uma enquete familiar com perguntas diversas relacionadas com o momento
atual (Mínimo 10 questões).
4.
Assistir um filme e escrever a “moral da história” (Livre escolha).
Educação Física
REVIRANDO
O BAÚ - brincadeiras da época dos pais.
Criar
um jogo que fale sobre o coronavírus ou sobre a quarentena ou sobre os cuidados
de higiene, com desenhos, ou figuras, ou colagens.
Matemática
1.
Revisar conteúdos já estudados.
2.
Estudar o significado de “SOMAR”, “DIMINUIR”, “DIVIDIR” e “MULTIPLICAR”.
Elaborar 5 histórias matemáticas de cada.
3.
Escrever o que é unidade, centena e dezena. Montar 10 cálculos representando.
4.
Escrever os números de 1 a 100 em ordem decrescente.
Ciências
1.
Cuidar bem da saúde, física e mental.
2.
Procurar fazer uma atividade física (Convide o Pai, a Mãe ou alguém da
família).
3.
Se inteirar das notícias sobre o Coronavírus.
4.
Praticar os hábitos de higiene.
5.
Elaborar um texto relatando os hábitos de higiene em sua casa.
Geografia
1.
Construir um cartaz sobre “Zona Rural” e “Zona Urbana”. Relatar suas diferenças
(O que têm na zona rural? E na zona urbana?)
2.
Pesquisar se houveram outras epidemias no Brasil. Quais? Em que ano?
História
*Escrever
no diário tudo o que você aprendeu com a epidemia.
Ensino Religioso
1.
Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?
2.
Para refletir com a família: o que você e sua família aprendeu de mais valioso
com a quarentena? O que eu quero mudar na minha vida a partir da quarentena?
Produções Interativas
Confeccionar uma capa
para o diário das produções interativas.
5º ano - Professora Rejane, Ivete e Janaína
Língua Portuguesa
*Produzir um texto sobre
CoronaVirus.
*Montar
um acróstico com cinco palavras a sua escolha referente à Páscoa. (Lembrar:
acróstico é uma palavra para cada letra).
Educação Física
Exercício
e atividade física – Hit Infantil
A prática de exercícios físicos traz inúmeros
benefícios para a saúde e qualidade de vida. Por isso é importante manter essa
prática também neste período de quarentena por conta do Covid-19 (Coronavírus).
A atividade
física feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico
devendo ser praticado também durante a rotina de isolamento, adaptando-os ao espaço de sua casa. Os membros da
família que não tiverem nenhum problema de saúde, podem acompanhar o seu(sua)
filho(a).
5
exercícios de 30 segundos com 15 segundos de pausa.
*Jogo
com material reciclado para jogar com os membros da família.
Reciclobol:
Garrafa de amaciante e uma bolinha;
Criar
um jogo de memória e trilha com o tema coronavírus.
Sugestão
de 2 brincadeiras para acessar no youtube(quem puder) e aprender para brincar
com os membros da família. Tire uma foto para registrar esses momentos. Link: https://www.youtube.com/watch?v=VqqJ7yycy8o&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2PWsbOY6fgWrsSfFT96HCS9FMvI6gwCER5Bvw0QlzDMofCW2gRD_40kHE
Matemática
*Elaborar Histórias Matemáticas
envolvendo as quatro operações.
*Montar
uma tabela com gastos obtidos com material de higiene e limpeza nessa
quarentena.
Ciências
*Montar numa folha um quadro e
escrita das vacinas que você ja fez.
*Pesquisar com os pais e registrar
os tipos de doença que conhecem e quais os sintomas.
*Criar
uma história em quadrinhos sobre como cuidar do meio ambiente e ilustrá-la com desenhos significativos.
Geografia
*Observar e registrar a cada dia
como esta o tempo.
*Escrever
como a seca está interferindo na agricultura.
História
*Entrevista com os pais sobre a
trajetória de vida deles até os dias de hoje.
*Criar
uma maquete sobre povos indígenas usando material reciclável (caixinhas,
tampinhas, etc).
Ensino Religioso
*Criar uma mensagem de fé e
esperança.
*Convivendo
em família: Registrar dez atitudes do bem que você praticou no período da
quarentena.
Produções Interativas
Produção
da capa do diário com materiais alternativos: letras recortadas, colagem
envolvendo recortes de revistas, jornais, desenho ilustrativo.
Sala de Recursos -
Professora Elisiane Pacheco
Anos Iniciais:
Realizar o registro
das brincadeiras realizadas durante o período de quarentena, através do desenho
e da escrita.
Vamos continuar
elaborando o painel de mensagens da Sala de Recursos: escreva uma frase com mensagem positiva, de acordo com o tema da escola “girassóis”; faça uma ilustração e uma breve análise do sentido, da frase
escolhida , em sua vida neste momento de quarentena.
Além disso, a professora deu apoio na realização das aulas dos demais componentes.
Educação
Física – 6º, 7º e 9º ano – Professora Ivete
6º
ano - A atividade física
feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico devendo
ser praticado também durante a rotina de isolamento, adaptando-os ao
espaço de sua casa, e com a participação da sua família.
Exercícios
físicos sem materiais: 10 exercícios com 10 repetições em cada.
Exercícios
físicos de equilíbrio com bastão/cabo de vassoura.
7º
ano - A atividade física
feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico devendo
ser praticado também durante a rotina de isolamento, adaptando-os ao
espaço de sua casa, e com a participação da sua família.
Exercícios
físicos sem materiais: 10 exercícios com 10 repetições em cada.
Exercícios
físicos de equilíbrio com bastão.
9º
ano - A atividade física
feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico devendo
ser praticado também durante a rotina de isolamento, adaptando-os ao
espaço de sua casa, e com a participação da sua família.
Treinamento
Funcional: 8 exercícios com 3 séries de 12 repetições.
Sugestão
de link para alongamentos de Pilates, se puderem olhar.
Ensino
Religioso – 9º ano – Professora Ivete
* Pequeno
texto para leitura: Origem e significado da Páscoa; questões para responder.
*Questões
para refletir e responder em conjunto com a família: No momento atual de
pandemia do novo coronavírus, onde as famílias estão reunidas em casa para
proteção de todos, converse com os seus familiares e descreva como será a
celebração da Páscoa?
O
que será diferente de outros anos?
O
que esse período deixa de ensinamentos para a vida?
*Diversidade
Religiosa: sugiro assistir o documentário que apresenta um panorama geral das
diferentes crenças e filosofias de vida no mundo. Ajuda a refletir sobre o direito
humano e constitucional das pessoas terem religião ou não, no Brasil, bem
como a importância do respeito às diferenças para construir uma cultura
de paz. Discutir ideias sobre as questões:
1) O que a nossa religião está agregando a nossa
família nesse momento de isolamento social?
Link do youtube:
2) Como evitar o excesso de ansiedade ao mudar a rotina e ficar isolado em
casa? Como ter atenção redobrada às medidas de segurança contra o coronavírus
e, ao mesmo tempo, manter a paz de espírito?
PESQUISE ESSE TEMA:
Líderes religiosos e coronavirus. REGISTRE no seu caderno o que cada um deles
orienta. Mande por foto no privado.
Matemática - Professora Tânia
6º
ano - Elaborar com ajuda dos pais uma TABELA de gastos de sua família. Contendo
produtos como: arroz, feijão, óleo, farinha de trigo, ovos, leite, café,
açúcar, sal, massa, biscoito... Frutas e verduras, carnes, higiene e limpeza.
Farão
a tabela no caderno com uso de régua.
Estes
gastos serão observados durante 20 dias, através de cupons fiscais, que devem
ser organizados por data.
7º
ano - Elaborar com ajuda dos pais uma TABELA de gastos de sua família. Contendo
produtos como: arroz, feijão, óleo, farinha de trigo, ovos, leite, café,
açúcar, sal, massa, biscoito... Frutas e verduras, carnes, higiene e limpeza.
Gastos
com energia elétrica e água.
Farão
a tabela no caderno com uso de régua.
Estes
gastos serão observados durante 20 dias, através de cupons fiscais, que devem ser
organizados por data.
8º
ano - Elaborar com ajuda dos pais uma TABELA de gastos de sua família. Contendo
produtos da cesta básica.
Gastos
com energia elétrica, água, gás, aluguel, IPTU, transporte, farmácia. Farão a
tabela no caderno com uso de régua.
Estes
gastos serão observados durante 20 dias, através de cupons fiscais, que devem
ser organizados por data, observando valor unitário e valor total de cada
produto.
Propor formas de economizar e relatar sua
experiência.
9º
ano - Elaborar com ajuda dos pais uma TABELA de gastos de sua família. Contendo
produtos da cesta básica.
Gastos
com contas essenciais e fixas. Farão a tabela no caderno com uso de régua.
Estes
gastos serão observados durante 20 dias, através de cupons fiscais, que devem
ser organizados por data, observando valor unitário, valor total de cada
produto e como se dá a compra se é por kg, dúzia, unidade. Soma total dos
gastos. Relato de como foi essa experiência e de que forma pode contribuir e
fazer com que todos cooperem em casa para economizar.
Geografia
– Professora Liviele
6º
ano - Diferencie pandemia de epidemia. Através dos telejornais (televisão), e
quem tiver acesso a internet pesquise os países que apresentaram casos de
corona vírus, faça uma tabela descrevendo o país, quantos casos e quantas
mortes e desenhe a bandeira desse país (observação: são muitos países
contaminados, não é necessário fazer a bandeira de todos, escolha pelo menos
dez)
7º
ano - Diferencie pandemia de epidemia. Através dos telejornais (televisão), e
quem tiver acesso a internet pesquise os países que apresentaram casos de
corona vírus, faça uma tabela descrevendo o país, quantos casos e quantas
mortes e desenhe a bandeira desse país (observação: são muitos países
contaminados, não é necessário fazer a bandeira de todos, escolha pelo menos
dez).
8º
ano - Diferencie pandemia de epidemia. Através dos telejornais (televisão), e
quem tiver acesso a internet pesquise os países que apresentaram casos de
corona vírus, faça uma tabela descrevendo o país, quantos casos e quantas
mortes e desenhe a bandeira desse país (observação: são muitos países
contaminados, não é necessário fazer a bandeira de todos, escolha pelo menos
dez).
9º
ano - Diferencie pandemia de epidemia. Através dos telejornais (televisão), e
quem tiver acesso a internet pesquise os países que apresentaram casos de
corona vírus, faça uma tabela descrevendo o país, quantos casos e quantas
mortes e desenhe a bandeira desse país (observação: são muitos países
contaminados, não é necessário fazer a bandeira de todos, escolha pelo menos
dez).
História
– Professora Liviele
7º
ano - Faça uma pesquisa nos meios que você tiver acesso, jornais, revistas,
livros, internet, família, sobre outras epidemias ou pandemias que aconteceram.
Pesquise quando aconteceu, onde aconteceu, sintomas e como acontece a
contaminação. Após construa uma linha do tempo com a data das ocorrências de
pandemias.
8º
ano - Faça uma pesquisa nos meios que você tiver acesso, jornais, revistas,
livros, internet, família, sobre outras epidemias ou pandemias que aconteceram.
Pesquise quando aconteceu, onde aconteceu, sintomas e como acontece a
contaminação. Após construa uma linha do tempo com a data das ocorrências de
pandemias.
9º
ano - Faça uma pesquisa nos meios que você tiver acesso, jornais, revistas,
livros, internet, família, sobre outras epidemias ou pandemias que aconteceram.
Pesquise quando aconteceu, onde aconteceu, sintomas e como acontece a
contaminação. Após construa uma linha do tempo com a data das ocorrências de
pandemias.
Língua
Portuguesa (6º ao 9º), Ensino Religioso e Arte (7º) - Professora Janaína
6º
ano - 1. Estrutura de um diário.
2.
É tempo de quarentena. É tempo de isolamento para nos protegermos do
coronavirus/covid 19. Pesquise sobre o tema: “Pandemia. Após a pesquisa
produzir texto falando sobre o assunto, o que aprendemos com o isolamento”.
7º
ano - 1. Estrutura de um diário.
2.
É tempo de quarentena. É tempo de isolamento para nos protegermos do
coronavirus/ covid 19. Pesquise sobre o tema: “Pandemia. Após a pesquisa
produzir texto falando sobre o assunto, o que aprendemos com o isolamento”.
8º
ano - 1. Estrutura de um diário.
2.
É tempo de quarentena. É tempo de isolamento para nos protegermos do
coronavirus/ covid 19. Pesquise sobre o tema: “Pandemia. Após a pesquisa
produzir texto falando sobre o assunto, o que aprendemos com o isolamento”.
9º
ano - Estrutura de um diário.
É
tempo de quarentena. É tempo de isolamento para nos protegermos do coronavirus/
covid 19. Pesquise sobre o tema: “Pandemia. Após a pesquisa produzir texto
falando sobre o assunto, o que aprendemos com o isolamento”.
Ensino
Religioso
7º
ano - Questões para refletir e
responder em conjunto com a família: No momento atual de pandemia do novo
coronavírus, onde as famílias estão reunidas em casa para proteção de todos,
converse com os seus familiares e descreva como será a celebração da Páscoa?
O que será diferente de outros anos?
O que esse período deixa de ensinamentos para
a vida?
Arte
– 7º ano
1.
Confecção da capa do diário.
2.Crie
uma frase sobre a reflexão da aula de PV e a ilustre numa folha A4.

Língua
Inglesa – 6º ao 9º - Professora Janaína
6º
ano - “Formular frases em inglês falando sobre a quarentena e o período de
isolamento.”
7º
ano - Pesquisar e copiar no caderno as músicas:” I have dream e We are the
World.” Após fazer a tradução de ambas. Terminada tradução, produzir um 2
textos: “primeiro respondendo a pergunta: Qual meu sonho após a quarentena?
8º
ano - Pesquisar e copiar no caderno as músicas:” I have dream e We are the
World.” Após fazer a tradução de ambas. Terminada tradução, produzir um 2
textos: “primeiro respondendo a pergunta: Qual meu sonho após a quarentena?
Segundo
texto: Compare a música: We are the world ao dias atuais, falando o que ela tem
de comum com nosso momento de quarentena e isolamento.”
9º
ano - Pesquisar e copiar no caderno as músicas: “I have dream e We are the
World.” Após fazer a tradução de ambas. Terminada tradução, produzir um 2
textos: “primeiro respondendo a pergunta: Qual meu sonho após a quarentena?
Língua
Espanhola – 6º e 8º ano Professora Jaqueline
6º
ano - Criar uma página do diário da quarentena contendo: colagem de palavras (letras podem ser recortadas) em português em espanhol Além da colagem
das palavras, poderá ter algum desenho sobre o tema:
Crianças-ninõs esperança-esperanza
saúde-salud escola-escuela
8º ano - Criar uma página do diário da quarentena contendo: colagem de palavras (letras podem ser recortadas) em português em espanhol. Além da colagem das palavras, poderá ter algum desenho
sobre o tema:
Coisas boas da vida... Cosas buenas em la
vida...
Abraço- abrazo
Família-familia
Língua Espanhola
– 7º e 9º ano Professora Raquel
7º
ano – Nesse momento de tanta fragilidade (emocional, patológica e financeira)
em que muitas pessoas se encontram devido ao COVID-19, necessitamos de
compreensão, otimismo, solidariedade, esperança, união (mesmo distantes) e amor
ao próximo.
PESQUISE
E COMPARTILHE com o grupo (turma) uma letra de música (em espanhol) que aborde
um desses temas.
EX:
“Somos el mundo” (canção gravada por vários cantores latinos para auxiliar o
Haiti em 2008).
9º
ano - Nesse momento de tanta fragilidade (emocional, patológica e financeira)
em que muitas pessoas se encontram devido ao COVID-19, necessitamos de
compreensão, otimismo, solidariedade, esperança, união (mesmo distantes) e amor
ao próximo.
PESQUISE
E COMPARTILHE com o grupo (turma) uma letra de música (em espanhol) que aborde
um desses temas.
EX:
“Somos el mundo” (canção gravada por vários cantores latinos para auxiliar o
Haiti em 2008).
História
– 6º ano Professora Jaqueline
6º ano - Criar uma página do diário da quarentena contendo:
Pesquisa em sua família sobre as
doenças e a saúde no passado. O que dava medo em relação à saúde e quais as principais
doenças que tinham seus pais e avós quando eram crianças. Esta pesquisa deve
ser apresentada em formato de um texto relato contendo:
Ø
Quem foi entrevistado
Como eram tratados, os cuidados, as
dificuldades (hospital, remédios, chás).
Ciências – 6º ao 9º ano – Professora
Leila
6º
ano - Prevenção do novo
coronavírus começa com hábitos de higiene – elaboração de cartaz; ter hábitos
de higiene; praticar atividades físicas (brincadeiras); resolver questões para
reforçar conceitos sobre o coronavírus.
7º
ano - Texto: Redução das
emissões de gases de efeito estufa foi observada nos Estados Unidos, China e
Itália como consequência da menor atividade econômica; resolver questões sobre
a diminuição da poluição.
8º
ano - Texto:
Vacinas; resolver questões sobre o texto; fazer uma estrutura do coronavírus
com sucata.
9º
ano - Textos1;
Por que o álcool 70% é mais eficaz como bactericida do que o álcool absoluto?
Texto 2: SES alerta:
Álcool com 70% de concentração é eficaz contra vírus e bactérias!; resolver
questões sobre os textos; preparar o álcool 70% conforme orientação da receita
enviada.
Projeto de Vida (6º
ao 9º ano), Arte (8º e 9º), Ensino Religioso (6º e 8º) e Educação Física
(8º) – Profª Josi
Projeto de Vida
6º
ano - FAMÍLIA, RELIGIÃO E PROJETO DE
VIDA: combinação perfeita
Em um lar onde o próximo é amado e
respeitado a solidariedade fica presente mesmo quando os integrantes estão fora
do muro da residência.
Atividade: Explique o
significado de cada palavra da tabela, usando exemplos práticos que ajudam as
famílias a viverem harmoniosamente.
Respeitar
|
Ajudar
|
Valorizar
|
Compreender
|
Conhecer
|
Acolher
|
Animar
|
Compartilhar
|
Dialogar
|
Cooperar
|
Sorrir
|
Pacificar
|
7º
ano - Continuação do Projeto Notícias do Mundo- Etapa 1. Leitura e atividades
páginas 64 a 67.
Tradução
do texto Notícia 2 e atividade página 66 e 67
8º
ano - Refletindo sobre a nossa aula de Ensino Religioso:
Pensando agora no nosso Projeto de Vida: Você já parou
para pensar como vamos reagir após a quarentena? O que vai mudar em sua vida?
O que esse período deixa de ensinamento para sua vida?
Crie um belo texto.
9º ano - Tudo que vêem acontecendo tem sua razão de ser, e nem
tudo vem do jeito que almejamos, e agora o coronavírus (COVID-19) que
chegou com tudo e está deixando um rastro de morte por toda parte do mundo, e
segue espalhando pânico e tristeza por onde passa. Esse vírus que não escolhe
classe social, nem raça e nem lado político e nem religião, todos nós somos
passíveis de sermos contaminados, mas cabe a cada um de nós precavermos, seguir
as orientações e fugir dos lugares tomados por pessoas. A melhor forma das
ações positivas é transformar a sua casa no melhor refúgio, agora é hora de solidariedade,
serenidade, promover a união de todos e a orar para aproximarmos da fé, do ser
supremo e se solidarizar na forma de amor ao próximo.
Estamos também num período de Páscoa que tem um grande
significado de vida nova, porém neste ano com certeza comemorada um pouco
diferente.
Leia
com atenção, sublinhe 10 palavras que você considera importante. Crie um texto
usando estas palavras sublinhadas.
Arte
6º
ano - 1. Confecção da capa do diário.
2.
É tempo de Páscoa, mas também tempo de quarentena. Produza uma HQ somente
usando imagens, relatando o momento de isolamento pelo qual passamos. Após
colorir.
7º
ano - 1. Confecção da capa do diário.
2.
É tempo de Páscoa, mas também tempo de quarentena. Produza uma HQ somente
usando imagens, relatando o momento de isolamento pelo qual passamos. Após
colorir.
8º ano – Confecção da capa do diário.
Crie
um cartaz sobre a reflexão: Ficar em casa é ¨oportunidade de reaprendermos a conviver¨,
ilustre numa folha A4.
Ensino Religioso
6º
ano - PÁSCOA É VIDA, PÁSCOA É
RENASCIMENTO.
Páscoa é um evento religioso cristão que
celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, normalmente considerado pelas igrejas
ligadas a essa corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da
Cristandade. Depois de morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em
um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias até sua Ressurreição.
Atividade: Criar uma
História em Quadrinhos no caderno, distribuído em 6 partes sobre Ressurreição
de Cristo- Vida Nova.
8º
ano - Agora é hora de fazermos exatamente a nossa Páscoa. Páscoa é
ressurgimento é ressurreição, é a avaliação do que estamos fazendo de nossa
vida. É hora de juntos pensarmos e valorizarmos ainda mais nossa família. Ter
fé significa ter esperança que algo vai mudar de forma positiva. Converse com
seus pais sobre todo esse momento que estamos passando: Páscoa, reforçar laços
familiares, Covid-19, fé e solidariedade. Anote os relatos.
9º
ano – Questões para refletir e
responder em conjunto com a família: No momento atual de pandemia do novo
coronavírus, onde as famílias estão reunidas em casa para proteção de todos,
converse com os seus familiares e descreva como será a celebração da Páscoa?
O que será diferente de outros anos?
O que esse período deixa de ensinamentos para
a vida?
Educação Física
8º
ano - Aula programada: A atividade física é
importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho
escolar e também melhor convívio social. A prática regular de exercícios pode
funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" ainda
mais neste período que estamos em casa. Não fique só no celular ou no
computador. Saia, olhe para fora que dia lindo. Vamos fazer uns alongamentos,
pegue uma corda, bola, corra ao redor de sua casa. Movimente-se.
Reuniões pedagógicas e administrativas
RU – Reunião de Unidocência (Anos Iniciais)
RAF – Reunião Anos Finais
Reunião da Equipe Diretiva com CPM e Conselho Escolar
E as fotos continuam chegando...
Olhar para o mês de abril e
perceber toda a trajetória da Escola Leontina dentro desse cenário de pandemia,
dois sentimentos muito fortes se destacam: RECONHECIMENTO e GRATIDÃO.
Reconhecimento:
- aos profissionais da Escola
Leontina pela dedicação em planejar, orientar e esclarecer dúvidas durante todo
o processo de realização das aulas programadas;
- aos estudantes e seus familiares
que .se empenharam em fazer com que as aulas programadas de fato acontecessem.
Gratidão:
Pelo resultado conquistado através
da parceria entre ESCOLA e FAMÍLIA.
Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
Comentários
Postar um comentário