Pular para o conteúdo principal

Aulas Programadas de 03 a 30 de abril: Diário da Quarentena



A EEEF Professora Leontina organizou seu Plano de Trabalho das Aulas Programadas focado no tema Quarentena em 2020, tendo como objetivo a elaboração do Diário da Quarentena em todas as turmas. Foram planejadas e oferecidas Aulas Programadas para o período de 03 a 30 de abril de 2020, considerando a suspensão das aulas presenciais até 30.04.2020, conforme o Decreto n° 55.118 do governador do Estado, Eduardo Leite, como medida para conter a disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul.

1º Momento: Reunião da Equipe Diretiva para traçar o plano de ações da Escola Leontina (03.04, das 17h30 às 19h30) após a webconferência da 6ª CRE, onde foi combinado o seguinte:
      1. Escolha do tema Quarentena em 2020 tendo como objetivo a elaboração do Diário da Quarentena em todas as turmas.
      2. Reunião por videoconferência em dois grupos: Anos Iniciais e Anos Finais.
      3. Cada professor planejou e entregou aulas programadas para os estudantes fazerem em casa.
     4. Entrega das aulas programadas pelos grupos de Whatsapp ou com retirada na Escola Leontina para quem não tem acesso à Internet.
     5. A supervisão organizou um roteiro juntando todos componentes por turma.



            
        2º Momento: Planejamento das aulas programadas para entrega aos estudantes no dia 08.04.2020.

      
     3º Momento: Entrega das aulas programadas para os estudantes no dia 08.04.2020:
                     a) Via grupos das turmas pelo Whatsapp;
                     b) Retirada na escola para estudantes sem acesso a Internet;
                     c) Entrega em casa quando não foram possíveis as primeiras alternativas (profª da Sala de Recursos, diretora Nara e Secretária Denise).
     

     4º Momento: Retorno e conferencia das atividades.
1º ano - Professoras Márcia, Ivete e Jaqueline
     LÍNGUA PORTUGUESA –
CONSTRUIR UM DIÁRIO CONTENDO A DATA E UM DESENHO DO QUE A CRIANÇA FEZ DE SIGNIFICATIVO DURANTE O DIA.
FAZER UMA SEQUÊNCIA LÓGICA DOS DIAS DA SEMANA (SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA...).
ESCREVER O SEU NOME E DE SEUS FAMILIARES.
RECONHECER  E RECORTAR AS VOGAIS E PALAVRAS QUE INICIEM COM A INICIAL DE SEU NOME.
EDUCAÇÃO FÍSICA - REVIRANDO O BAÚ - BRINCADEIRAS DA ÉPOCA DOS PAIS
CRIAR UM JOGO QUE FALE SOBRE O CORONAVÍRUS OU SOBRE A QUARENTENA OU SOBRE OS CUIDADOS DE HIGIENE
DANÇAR  E CRIAÇÃO DE GESTOS E MOVIMENTOS LIVRES.
MATEMÁTICA - ESCREVER OS DIAS DO MÊS (01, 02, 03...), REPRESENTAR ATRAVÉS DE DESENHOS O NÚMERO ATÉ 10.
CIÊNCIAS - 
VIVENCIAR ACONTECIMENTOS CÍCLICOS DA NATUREZA: MANHÃ, TARDE, NOITE E DIAS E DEPOIS MOSTRAR ATRAVÉS DE DESENHO O QUE DIFERENCIA UM DO OUTRO.
LISTAR HÁBITOS DE HIGIENE PARA COMBATER O DO COVID-19.
GEOGRAFIA - ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE: ONTEM, HOJE E AMANHÃ NOS RELATOS DOS ACONTECIMENTOS.
UTILIZAR BONS HÁBITOS E COSTUMES COM SEUS  FAMILIARES.
HISTÓRIA - REGISTRAR ATRAVÉS DE DESENHO ATIVIDADES E BRINCADEIRAS DOS FAMILIARES NA SUA INFÂNCIA (BOLA DE GUDE, AMARELINHA...).
ENSINO RELIGIOSO - CONVIVER EM FAMÍLIA, DEMOSTRAR ATITUDES DE SOLIDARIEDADE.
PRODUÇÕES INTERATIVAS - PRODUÇÃO DA CAPA DO DIÁRIO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS: LETRAS RECORTADAS, COLAGEM ENVOLVENDO RECORTES DE REVISTAS, JORNAIS, DESENHO ILUSTRATIVO.




          


          2º ano - Professoras Fabiana, Ivete e Jaqueline

Língua Portuguesa
1. Criar um diário, onde deve constar todos os dias: a data, dia da semana, horário e um desenho do tempo e o que fizeram de mais especial durante o dia.
2. Ler uma história e reescrever o que você entendeu.
3. Entrevistar alguém da família ou de sua convivência. Questionário: - Você sabe o que é isolamento social? Você e sua família estão fazendo? Quais as medidas de higiene que você e sua família usam em sua casa.
4. Atividade escrita no caderno: - Complete a frase: Tenho cabeça e dentes, mas não sou gente. Sou o ______; Cai em pé e corre deitado, é a ______; Têm asa e não voa, é a _______;
Educação Física
REVIRANDO O BAÚ - brincadeiras da época dos pais.
Criar um jogo que fale sobre o coronavírus ou sobre a quarentena ou sobre os cuidados de higiene, com desenhos, ou figuras, ou colagens.
Matemática  
1. Revisar os números já estudados e escrever os mesmos.
2. Escrever o que é unidade, centena e dezena. Montar três cálculos representando.
3. Escrever os números de 1 a 100 em ordem decrescente.
4. Fazer vários grupos de dez, até chegar ao cem (com material de sucata, tampinhas, pedrinhas...) e contar, o material de cada grupo, oralmente em ordem crescente e decrescente. Ex1; 1, 2, 3...10. Ex2: 100, 99, 98...
5. Resolver operações.
6. Elaborar algumas histórias matemáticas.
Ciências
1. Cuidar bem da saúde, pesquisar, ouvir notícias para saber como melhor se proteger do vírus.
2. Praticar os hábitos de higiene. Elaborar um cartaz em qualquer papel, classificando os hábitos de higiene.
Geografia
* Observar o tempo e a transformação das paisagens (urbana e rural) e descrever suas transformações. Pedir para os pais relatarem como era antigamente as paisagens de onde moravam.
História
1. Escrever no diário tudo o que aprendeu com a epidemia.
 2. Conversar com os avós ou outras pessoas se já teve outra epidemia em anos passados. Escrever no diário o que você mais sentiu com essa epidemia (Relatar sentimentos).
Ensino Religioso
1. Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?
2. Para refletir com a família: o que você e sua família aprendeu de mais valioso com a quarentena? O que eu quero mudar na minha vida a partir da quarentena?
Produções Interativas
Confeccionar uma capa para o diário das produções interativas.
 


3º ano - Professoras Orlanda, Ivete e Leila

Língua Portuguesa
*Criar um diário, onde deve constar todos os dias: a data, dia da semana, horário e um desenho do tempo e o que fizeram de mais especial durante o dia.
*Ler uma história e recontar com as suas palavras.
*Ser entrevistado por alguém da família. Sugestão de perguntas: -O que nós estamos enfrentando na nossa cidade e no nosso município? –Quais os sintomas do coronavírus? -O que devemos fazer para se prevenir desse vírus? –E você está cumprindo essas regras?
*Fazer um bolo com alguém da família e escrever no diário a receita e como foi essa experiência.
* Assistir a um filme e escrever frases sobre a história. Confeccionar com criatividade o personagem principal da história.
Educação Física
REVIRANDO O BAÚ - brincadeiras da época dos pais.
Criar um jogo que fale sobre o coronavírus ou sobre a quarentena ou sobre os cuidados de higiene, com desenhos, ou figuras, ou colagens.
Matemática
*Revisar os números já estudados e escrever os mesmos.
*Fazer agrupamento de dez com material de sucata (tampinhas, pedrinhas...) e contar os grupos oralmente em ordem crescente e decrescente.
*Resolver operações.
*Elaborar algumas histórias matemáticas.
*Como está a situação financeira nessa época da epidemia?
Ciências
*Cuidar bem da saúde, pesquisar, ouvir notícias para saber como melhor se proteger do vírus.
*Praticar os hábitos de higiene. Elaborar um cartaz em qualquer papel, classificando os hábitos de higiene.
Geografia
* Observar o tempo e a transformação das paisagens e registrar como a seca está interferindo no nosso dia a dia.
História
*Escrever no diário tudo o que aprendeu com a epidemia.
*Conversar com os avós ou outras pessoas se já teve outra epidemia em anos passados
Ensino Religioso
*Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?
*Para refletir com a família: o que aprendemos com a quarentena? O que eu quero mudar na minha vida a partir da quarentena?
Produções Interativas
Confeccionar uma capa para o diário das produções interativas.
         







          4º ano - Professoras Fabiana, Ivete e Jaqueline

Língua Portuguesa
1. Criar um diário, onde deve constar todos os dias: a data, dia da semana, horário e um desenho do tempo e o que fizeram de mais especial durante o dia.
2. Ler um livro e fazer um resumo do que você entendeu. Retirar do livro 10 palavras diferentes e procurar no dicionário o seu significado.
3. Fazer uma enquete familiar com perguntas diversas relacionadas com o momento atual (Mínimo 10 questões).
4. Assistir um filme e escrever a “moral da história” (Livre escolha).
Educação Física
REVIRANDO O BAÚ - brincadeiras da época dos pais.
Criar um jogo que fale sobre o coronavírus ou sobre a quarentena ou sobre os cuidados de higiene, com desenhos, ou figuras, ou colagens.
Matemática
1. Revisar conteúdos já estudados.
2. Estudar o significado de “SOMAR”, “DIMINUIR”, “DIVIDIR” e “MULTIPLICAR”. Elaborar 5 histórias matemáticas de cada.
3. Escrever o que é unidade, centena e dezena. Montar 10 cálculos representando.
4. Escrever os números de 1 a 100 em ordem decrescente.
Ciências
1. Cuidar bem da saúde, física e mental.
2. Procurar fazer uma atividade física (Convide o Pai, a Mãe ou alguém da família).
3. Se inteirar das notícias sobre o Coronavírus.
4. Praticar os hábitos de higiene.
5. Elaborar um texto relatando os hábitos de higiene em sua casa.
Geografia
1. Construir um cartaz sobre “Zona Rural” e “Zona Urbana”. Relatar suas diferenças (O que têm na zona rural? E na zona urbana?)
2. Pesquisar se houveram outras epidemias no Brasil. Quais? Em que ano?
História
*Escrever no diário tudo o que você aprendeu com a epidemia.
Ensino Religioso
1. Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?
2. Para refletir com a família: o que você e sua família aprendeu de mais valioso com a quarentena? O que eu quero mudar na minha vida a partir da quarentena?
Produções Interativas
Confeccionar uma capa para o diário das produções interativas.
       




5º ano - Professora Rejane, Ivete e Janaína
 Língua Portuguesa

*Produzir um texto sobre CoronaVirus.
*Montar um acróstico com cinco palavras a sua escolha referente à Páscoa. (Lembrar: acróstico é uma palavra para cada letra).
Educação Física
Exercício e atividade física – Hit Infantil
A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida. Por isso é importante manter essa prática também neste período de quarentena por conta do Covid-19 (Coronavírus).
A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico devendo ser praticado também durante a rotina de isolamento, adaptando-os ao espaço de sua casa. Os membros da família que não tiverem nenhum problema de saúde, podem acompanhar o seu(sua) filho(a).
5 exercícios de 30 segundos com 15 segundos de pausa.
*Jogo com material reciclado para jogar com os membros da família.
Reciclobol: Garrafa de amaciante e uma bolinha;
Criar um jogo de memória e trilha com o tema coronavírus.
Sugestão de 2 brincadeiras para acessar no youtube(quem puder) e aprender para brincar com os membros da família. Tire uma foto para registrar esses momentos. Link: https://www.youtube.com/watch?v=VqqJ7yycy8o&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2PWsbOY6fgWrsSfFT96HCS9FMvI6gwCER5Bvw0QlzDMofCW2gRD_40kHE
Matemática
*Elaborar Histórias Matemáticas envolvendo as quatro operações.
*Montar uma tabela com gastos obtidos com material de higiene e limpeza nessa quarentena.
Ciências
*Montar numa folha um quadro e escrita das vacinas que você ja fez.
*Pesquisar com os pais e registrar os tipos de doença que conhecem e quais os sintomas.
*Criar uma história em quadrinhos sobre como cuidar do meio ambiente e ilustrá-la  com desenhos significativos.
Geografia
*Observar e registrar a cada dia como esta o tempo.
*Escrever como a seca está interferindo na agricultura.
História
*Entrevista com os pais sobre a trajetória de vida deles até os dias de hoje.
*Criar uma maquete sobre povos indígenas usando material reciclável (caixinhas, tampinhas, etc).
Ensino Religioso
*Criar uma mensagem de fé e esperança.
*Convivendo em família: Registrar dez atitudes do bem que você praticou no período da quarentena.
Produções Interativas
Produção da capa do diário com materiais alternativos: letras recortadas, colagem envolvendo recortes de revistas, jornais, desenho ilustrativo.
      



               Sala de Recursos - Professora Elisiane Pacheco 
      Anos Iniciais:
      Realizar o registro das brincadeiras realizadas durante o período de quarentena, através do desenho e da escrita.

Anos Finais:
     Vamos continuar elaborando o painel de mensagens da Sala de Recursos: escreva uma frase com mensagem  positiva, de acordo com o tema da escola “girassóis”; faça uma ilustração e uma breve análise do sentido, da frase escolhida , em sua vida neste momento de quarentena.

Além disso, a professora deu apoio na realização das aulas dos demais componentes.






Educação Física – 6º, 7º e 9º ano – Professora Ivete
6º ano - A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico devendo ser praticado também durante a rotina de isolamento, adaptando-os ao espaço de sua casa, e com a participação da sua família.
Exercícios físicos sem materiais: 10 exercícios com 10 repetições em cada.
Exercícios físicos de equilíbrio com bastão/cabo de vassoura.
7º ano - A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico devendo ser praticado também durante a rotina de isolamento, adaptando-os ao espaço de sua casa, e com a participação da sua família.
Exercícios físicos sem materiais: 10 exercícios com 10 repetições em cada.
Exercícios físicos de equilíbrio com bastão.
9º ano - A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico devendo ser praticado também durante a rotina de isolamento, adaptando-os ao espaço de sua casa, e com a participação da sua família.
Treinamento Funcional: 8 exercícios com 3 séries de 12 repetições.
Sugestão de link para alongamentos de Pilates, se puderem olhar.
               https://www.youtube.com/watch?v=_6NdIsik7eg




Ensino Religioso – 9º ano – Professora Ivete
* Pequeno texto para leitura: Origem e significado da Páscoa; questões para responder.
*Questões para refletir e responder em conjunto com a família: No momento atual de pandemia do novo coronavírus, onde as famílias estão reunidas em casa para proteção de todos, converse com os seus familiares e descreva como será a celebração da Páscoa?
O que será diferente de outros anos?
O que esse período deixa de ensinamentos para a vida?
*Diversidade Religiosa: sugiro assistir o documentário que apresenta um panorama geral das diferentes crenças e filosofias de vida no mundo. Ajuda a refletir sobre o direito humano e constitucional das pessoas terem religião ou não, no Brasil, bem como a importância do respeito às diferenças para construir uma cultura de paz. Discutir ideias sobre as questões:
1)  O que a nossa religião está agregando a nossa família nesse momento de isolamento social?
Link do youtube:

2) Como evitar o excesso de ansiedade ao mudar a rotina e ficar isolado em casa? Como ter atenção redobrada às medidas de segurança contra o coronavírus e, ao mesmo tempo, manter a paz de espírito?
PESQUISE ESSE TEMA: Líderes religiosos e coronavirus. REGISTRE no seu caderno o que cada um deles orienta. Mande por foto no privado.
 


Matemática - Professora Tânia
6º ano - Elaborar com ajuda dos pais uma TABELA de gastos de sua família. Contendo produtos como: arroz, feijão, óleo, farinha de trigo, ovos, leite, café, açúcar, sal, massa, biscoito... Frutas e verduras, carnes, higiene e limpeza.
Farão a tabela no caderno com uso de régua.
Estes gastos serão observados durante 20 dias, através de cupons fiscais, que devem ser organizados por data.
7º ano - Elaborar com ajuda dos pais uma TABELA de gastos de sua família. Contendo produtos como: arroz, feijão, óleo, farinha de trigo, ovos, leite, café, açúcar, sal, massa, biscoito... Frutas e verduras, carnes, higiene e limpeza.
Gastos com energia elétrica e água.
Farão a tabela no caderno com uso de régua.
Estes gastos serão observados durante 20 dias, através de cupons fiscais, que devem ser organizados por data.
8º ano - Elaborar com ajuda dos pais uma TABELA de gastos de sua família. Contendo produtos da cesta básica.
Gastos com energia elétrica, água, gás, aluguel, IPTU, transporte, farmácia. Farão a tabela no caderno com uso de régua.
Estes gastos serão observados durante 20 dias, através de cupons fiscais, que devem ser organizados por data, observando valor unitário e valor total de cada produto.
 Propor formas de economizar e relatar sua experiência.
9º ano - Elaborar com ajuda dos pais uma TABELA de gastos de sua família. Contendo produtos da cesta básica.
Gastos com contas essenciais e fixas. Farão a tabela no caderno com uso de régua.
Estes gastos serão observados durante 20 dias, através de cupons fiscais, que devem ser organizados por data, observando valor unitário, valor total de cada produto e como se dá a compra se é por kg, dúzia, unidade. Soma total dos gastos. Relato de como foi essa experiência e de que forma pode contribuir e fazer com que todos cooperem em casa para economizar.  


Geografia – Professora Liviele
6º ano - Diferencie pandemia de epidemia. Através dos telejornais (televisão), e quem tiver acesso a internet pesquise os países que apresentaram casos de corona vírus, faça uma tabela descrevendo o país, quantos casos e quantas mortes e desenhe a bandeira desse país (observação: são muitos países contaminados, não é necessário fazer a bandeira de todos, escolha pelo menos dez)
7º ano - Diferencie pandemia de epidemia. Através dos telejornais (televisão), e quem tiver acesso a internet pesquise os países que apresentaram casos de corona vírus, faça uma tabela descrevendo o país, quantos casos e quantas mortes e desenhe a bandeira desse país (observação: são muitos países contaminados, não é necessário fazer a bandeira de todos, escolha pelo menos dez).
8º ano - Diferencie pandemia de epidemia. Através dos telejornais (televisão), e quem tiver acesso a internet pesquise os países que apresentaram casos de corona vírus, faça uma tabela descrevendo o país, quantos casos e quantas mortes e desenhe a bandeira desse país (observação: são muitos países contaminados, não é necessário fazer a bandeira de todos, escolha pelo menos dez).
9º ano - Diferencie pandemia de epidemia. Através dos telejornais (televisão), e quem tiver acesso a internet pesquise os países que apresentaram casos de corona vírus, faça uma tabela descrevendo o país, quantos casos e quantas mortes e desenhe a bandeira desse país (observação: são muitos países contaminados, não é necessário fazer a bandeira de todos, escolha pelo menos dez).



História – Professora Liviele
7º ano - Faça uma pesquisa nos meios que você tiver acesso, jornais, revistas, livros, internet, família, sobre outras epidemias ou pandemias que aconteceram. Pesquise quando aconteceu, onde aconteceu, sintomas e como acontece a contaminação. Após construa uma linha do tempo com a data das ocorrências de pandemias.
8º ano - Faça uma pesquisa nos meios que você tiver acesso, jornais, revistas, livros, internet, família, sobre outras epidemias ou pandemias que aconteceram. Pesquise quando aconteceu, onde aconteceu, sintomas e como acontece a contaminação. Após construa uma linha do tempo com a data das ocorrências de pandemias.
9º ano - Faça uma pesquisa nos meios que você tiver acesso, jornais, revistas, livros, internet, família, sobre outras epidemias ou pandemias que aconteceram. Pesquise quando aconteceu, onde aconteceu, sintomas e como acontece a contaminação. Após construa uma linha do tempo com a data das ocorrências de pandemias.

 

Língua Portuguesa (6º ao 9º), Ensino Religioso e Arte (7º) - Professora Janaína
6º ano - 1. Estrutura de um diário.
2. É tempo de quarentena. É tempo de isolamento para nos protegermos do coronavirus/covid 19. Pesquise sobre o tema: “Pandemia. Após a pesquisa produzir texto falando sobre o assunto, o que aprendemos com o isolamento”.
7º ano - 1. Estrutura de um diário.
2. É tempo de quarentena. É tempo de isolamento para nos protegermos do coronavirus/ covid 19. Pesquise sobre o tema: “Pandemia. Após a pesquisa produzir texto falando sobre o assunto, o que aprendemos com o isolamento”.
8º ano - 1. Estrutura de um diário.
2. É tempo de quarentena. É tempo de isolamento para nos protegermos do coronavirus/ covid 19. Pesquise sobre o tema: “Pandemia. Após a pesquisa produzir texto falando sobre o assunto, o que aprendemos com o isolamento”.
9º ano - Estrutura de um diário.
É tempo de quarentena. É tempo de isolamento para nos protegermos do coronavirus/ covid 19. Pesquise sobre o tema: “Pandemia. Após a pesquisa produzir texto falando sobre o assunto, o que aprendemos com o isolamento”.


Ensino Religioso
7º ano - Questões para refletir e responder em conjunto com a família: No momento atual de pandemia do novo coronavírus, onde as famílias estão reunidas em casa para proteção de todos, converse com os seus familiares e descreva como será a celebração da Páscoa?
O que será diferente de outros anos?
O que esse período deixa de ensinamentos para a vida?

Arte – 7º ano
1. Confecção da capa do diário.
2.Crie uma frase sobre a reflexão da aula de PV e a ilustre numa folha A4.






Língua Inglesa – 6º ao 9º - Professora Janaína
6º ano - “Formular frases em inglês falando sobre a quarentena e o período de isolamento.”
7º ano - Pesquisar e copiar no caderno as músicas:” I have dream e We are the World.” Após fazer a tradução de ambas. Terminada tradução, produzir um 2 textos: “primeiro respondendo a pergunta: Qual meu sonho após a quarentena?
8º ano - Pesquisar e copiar no caderno as músicas:” I have dream e We are the World.” Após fazer a tradução de ambas. Terminada tradução, produzir um 2 textos: “primeiro respondendo a pergunta: Qual meu sonho após a quarentena?
Segundo texto: Compare a música: We are the world ao dias atuais, falando o que ela tem de comum com nosso momento de quarentena e isolamento.”
9º ano - Pesquisar e copiar no caderno as músicas: “I have dream e We are the World.” Após fazer a tradução de ambas. Terminada tradução, produzir um 2 textos: “primeiro respondendo a pergunta: Qual meu sonho após a quarentena?



Língua Espanhola – 6º e 8º ano Professora Jaqueline
6º ano - Criar uma página do diário da quarentena contendo: colagem de palavras (letras podem ser recortadas) em português em espanhol  Além da colagem das palavras, poderá ter algum desenho sobre o tema:
Crianças-ninõs                     esperança-esperanza
saúde-salud                           escola-escuela

8º ano - Criar uma página do diário da quarentena contendo: colagem de palavras (letras podem ser recortadas) em português em espanhol. Além da colagem das palavras, poderá ter algum desenho sobre o tema:
Coisas boas da vida...                      Cosas buenas em la vida...
Abraço- abrazo                               Família-familia     


Língua Espanhola – 7º e 9º ano Professora Raquel
7º ano – Nesse momento de tanta fragilidade (emocional, patológica e financeira) em que muitas pessoas se encontram devido ao COVID-19, necessitamos de compreensão, otimismo, solidariedade, esperança, união (mesmo distantes) e amor ao próximo.
PESQUISE E COMPARTILHE com o grupo (turma) uma letra de música (em espanhol) que aborde um desses temas.
EX: “Somos el mundo” (canção gravada por vários cantores latinos para auxiliar o Haiti em 2008).

9º ano - Nesse momento de tanta fragilidade (emocional, patológica e financeira) em que muitas pessoas se encontram devido ao COVID-19, necessitamos de compreensão, otimismo, solidariedade, esperança, união (mesmo distantes) e amor ao próximo.
PESQUISE E COMPARTILHE com o grupo (turma) uma letra de música (em espanhol) que aborde um desses temas.
EX: “Somos el mundo” (canção gravada por vários cantores latinos para auxiliar o Haiti em 2008).

História – 6º ano Professora Jaqueline
6º ano - Criar uma página do diário da quarentena contendo:
Pesquisa em sua família sobre as doenças e a saúde no passado. O que dava medo em relação à saúde e quais as principais doenças que tinham seus pais e avós quando eram crianças. Esta pesquisa deve ser apresentada em formato de um texto relato contendo:
Ø                                         Quem foi entrevistado
Como eram tratados, os cuidados, as dificuldades (hospital, remédios, chás).


Ciências – 6º ao 9º ano – Professora Leila
6º ano - Prevenção do novo coronavírus começa com hábitos de higiene – elaboração de cartaz; ter hábitos de higiene; praticar atividades físicas (brincadeiras); resolver questões para reforçar conceitos sobre o coronavírus.
7º ano - Texto: Redução das emissões de gases de efeito estufa foi observada nos Estados Unidos, China e Itália como consequência da menor atividade econômica; resolver questões sobre a diminuição da poluição.
8º ano - Texto: Vacinas; resolver questões sobre o texto; fazer uma estrutura do coronavírus com sucata.
9º ano - Textos1; Por que o álcool 70% é mais eficaz como bactericida do que o álcool absoluto?
Texto 2: SES alerta: Álcool com 70% de concentração é eficaz contra vírus e bactérias!; resolver questões sobre os textos; preparar o álcool 70% conforme orientação da receita enviada.


Projeto de Vida (6º ao 9º ano), Arte (8º e 9º), Ensino Religioso (6º e 8º) e Educação Física (8º) – Profª Josi
Projeto de Vida
6º ano - FAMÍLIA, RELIGIÃO E PROJETO DE VIDA: combinação perfeita
Em um lar onde o próximo é amado e respeitado a solidariedade fica presente mesmo quando os integrantes estão fora do muro da residência.
Atividade: Explique o significado de cada palavra da tabela, usando exemplos práticos que ajudam as famílias a viverem harmoniosamente.
Respeitar
Ajudar
Valorizar
Compreender
Conhecer
Acolher
Animar
Compartilhar
Dialogar
Cooperar
Sorrir
Pacificar
7º ano - Continuação do Projeto Notícias do Mundo- Etapa 1. Leitura e atividades páginas 64 a 67.
Tradução do texto Notícia 2 e atividade página 66 e 67
8º ano - Refletindo sobre a nossa aula de Ensino Religioso:
Pensando agora no nosso Projeto de Vida: Você já parou para pensar como vamos reagir após a quarentena?  O que vai mudar em sua vida?
O que esse período deixa de ensinamento para sua vida?
Crie um belo texto.
9º ano - Tudo que vêem acontecendo tem sua razão de ser, e nem tudo vem do jeito que almejamos, e agora o coronavírus (COVID-19) que chegou com tudo e está deixando um rastro de morte por toda parte do mundo, e segue espalhando pânico e tristeza por onde passa. Esse vírus que não escolhe classe social, nem raça e nem lado político e nem religião, todos nós somos passíveis de sermos contaminados, mas cabe a cada um de nós precavermos, seguir as orientações e fugir dos lugares tomados por pessoas. A melhor forma das ações positivas é transformar a sua casa no melhor refúgio, agora é hora de solidariedade, serenidade, promover a união de todos e a orar para aproximarmos da fé, do ser supremo e se solidarizar na forma de amor ao próximo.
Estamos também num período de Páscoa que tem um grande significado de vida nova, porém neste ano com certeza comemorada um pouco diferente.
Leia com atenção, sublinhe 10 palavras que você considera importante. Crie um texto usando estas palavras sublinhadas.

Arte
6º ano - 1. Confecção da capa do diário.
2. É tempo de Páscoa, mas também tempo de quarentena. Produza uma HQ somente usando imagens, relatando o momento de isolamento pelo qual passamos. Após colorir.
7º ano - 1. Confecção da capa do diário.
2. É tempo de Páscoa, mas também tempo de quarentena. Produza uma HQ somente usando imagens, relatando o momento de isolamento pelo qual passamos. Após colorir.
8º ano – Confecção da capa do diário.
Crie um cartaz sobre a reflexão: Ficar em casa é ¨oportunidade de reaprendermos a conviver¨, ilustre numa folha A4.

Ensino Religioso
6º ano - PÁSCOA É VIDA, PÁSCOA É RENASCIMENTO.
Páscoa é um evento religioso cristão que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a essa corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Depois de morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias até sua Ressurreição.
Atividade: Criar uma História em Quadrinhos no caderno, distribuído em 6 partes sobre Ressurreição de Cristo- Vida Nova.
8º ano - Agora é hora de fazermos exatamente a nossa Páscoa. Páscoa é ressurgimento é ressurreição, é a avaliação do que estamos fazendo de nossa vida. É hora de juntos pensarmos e valorizarmos ainda mais nossa família. Ter fé significa ter esperança que algo vai mudar de forma positiva. Converse com seus pais sobre todo esse momento que estamos passando: Páscoa, reforçar laços familiares, Covid-19, fé e solidariedade. Anote os relatos.
9º ano – Questões para refletir e responder em conjunto com a família: No momento atual de pandemia do novo coronavírus, onde as famílias estão reunidas em casa para proteção de todos, converse com os seus familiares e descreva como será a celebração da Páscoa?
O que será diferente de outros anos?
O que esse período deixa de ensinamentos para a vida?

Educação Física
8º ano - Aula programada: A atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social. A prática regular de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" ainda mais neste período que estamos em casa. Não fique só no celular ou no computador. Saia, olhe para fora que dia lindo. Vamos fazer uns alongamentos, pegue uma corda, bola, corra ao redor de sua casa. Movimente-se.

 Reuniões pedagógicas e administrativas

RU – Reunião de Unidocência (Anos Iniciais)
RAF – Reunião Anos Finais
Reunião da Equipe Diretiva com CPM e Conselho Escolar


E as fotos continuam chegando...



 


Olhar para o mês de abril e perceber toda a trajetória da Escola Leontina dentro desse cenário de pandemia, dois sentimentos muito fortes se destacam: RECONHECIMENTO e GRATIDÃO.
Reconhecimento:
- aos profissionais da Escola Leontina pela dedicação em planejar, orientar e esclarecer dúvidas durante todo o processo de realização das aulas programadas;
- aos estudantes e seus familiares que .se empenharam em fazer com que as aulas programadas de fato acontecessem.
Gratidão:
Pelo resultado conquistado através da parceria entre ESCOLA e FAMÍLIA.




Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGOSTO e SETEMBRO

ESTUDOS DE APRENDIZAGEM CONTÍNUA - Anos Finais Elaboração de jogos  Atividade de EAC interdisciplinar de Arte e Ciências (prof. Ricardo Kretzmann) e Matemática (profª Natália Wagner). Registros das turmas do 6º ao 9º, onde foi trabalhado com kahoot, com quizzes interativos como ferramenta complementar de estudos de aprendizagem contínua. Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola 6º ao 9º - Profª Gabriela de Moraes LP - 6° ano: revisão dos tipos de Numerais com recorte e elaboração de esquema em folha de desenho. Arte, Ciências, Ensino Religioso e Projeto de Vida, 6º ao 9º ano, Prof. Ricardo Kretzmann Atividade caneta na garrafa  Essa atividade foi desenvolvida nos componentes de Projeto de Vida e Ensino Religioso com a proposta de trabalhar com os alunos o trabalho em equipe, foco, atenção e a importância da  liderança no desenvolvimento de atividades no dia a dia.   MOSTRA POLO A Mostra Polo foi realizada no dia 16 de setembro, no turno da tarde, ...

AÇÕES SOLIDÁRIAS

AÇÕES SOLIDÁRIAS                                    Mural - Aula de Ensino Religioso do 8º ano - Profª Josi OBJETIVO GERAL:   Promover através de ações coletivas de alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio mútuo, troca e solidariedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:   ·        Construir cooperativamente um novo ser que pensa e age solidariamente a partir de novas relações; ·        Exercitar o espírito de cidadania; ·        Promover a integração entre e alunos e colaboradores; ·        Desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação, a liderança e a motivação; ·          Estimular o espírito partic...

Setembro e Outubro

  Setembro Amarelo - 6º ao 9º ano Valorização da vida e prevenção do suicídio. Ações: Roda de conversa com os estudantes dos anos finais. No dia 26/09/24, palestra com os profissionais do Comitê Suicídio, Jéssica da Costa Theisen e Débora Thomas, com o tema Seus Sentimentos e Emoções, no setembro amarelo.   Dia Rosa Leontina - 17.10.2024 "Unidos pelo Outubro Rosa, nossa escola promove a conscientização e a importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama."  1º ano - Professora Angélica Kessler Aula de Ciências diversificada: explorando o corpo humano através do movimento, equilíbrio e coordenação Além de Geografia e de Ensino Religioso com as regras de convivência, respeito e colaboração.   Geografia e História:  Realização de brincadeiras antigas - Bolinha de gude.   Homenagem aos Professores: Projeto 3°ano Trânsito na Escola Assistiram várias palestras, com a Instrutora Iara Stein do CFC de Venâncio Aires. Participação de atividades educativa...