Pular para o conteúdo principal

Aulas Programadas em tempos de Coronavírus

No dia 18.03.2020, quarta-feira, os estudantes da EEEF Professora Leontina receberam aulas programadas para fazer em casa, juntamente com um tutorial contendo o seguinte:
- esclarecimentos aos pais sobre o motivo da suspensão às aulas presenciais (decreto n° 55.118);
- orientações de como realizá-las no período de 19.03 a 02.04.2020;
- esclarecimento de dúvidas com os professores, via grupos das turmas no Whatsapp;
- orientações para entrega das aulas programadas no dia 03.04.2020 e a importância da realização das mesmas.

a) Durante o período da realização das Aulas Programadas aconteceram interações virtuais com os estudantes e suas famílias.
Desafio do desafio proposto pela diretora Nara via Messeger e postado em seu Facebook:
"Quanto mais supera, mais motivado fica." Aluno da Escola Leontina realizando suas atividades. Escola x família x comunidade = superação.
#educação #saúde #sepuderfiqueemcasa






b) Relatos das professoras sobre os trabalhos desenvolvidos, sendo que o retorno sobre as aulas programadas em andamento vieram via Grupos de Whatsapp.

 1º ano - Professora Márcia


ATIVIDADES À DISTÂNCIA 1º ANO
Primeiramente foram entregues trabalhos xerocados aos alunos para que os mesmos pudessem realiza-los em suas casas, com o acompanhamento de um familiar. Acredito ter sido uma experiência muito boa entre pais e filhos.
Num segundo momento criou-se um grupo no Whatsapp para que pudéssemos interagir à distância, com os pais e os  alunos. Essa experiência foi muito válida para mim professora, pois houve neste momento uma comunicação entre escola-professor-pais-alunos, na qual os pais enviaram fotos e atividades prontas dos seus filhos.

As atividades trabalhadas foram as vogais A, E, I, O e U, números e quantidades até 4, desenho sobre a água, direita, esquerda, valores como amor ao próximo e solidariedade e leitura de um livrinho da biblioteca da escola, acompanhado de um familiar.


 

 2º e 4º ano - Professora Fabiana
Vendo  o  temor dos alunos  sobre  a epidemia  que toma o mundo, enxurradas de informações  de fontes  não confiáveis principalmente  da  internet, percebo a importância do educador em repassar   informações   corretas  ou mais precisas  possíveis.
Em todo o país  as escolas  começam uma corrente  de informações  de esclarecimentos, sobre  o novo coronavirus.
Os alunos  que  muitas  vezes  demonstraram  falta de conhecimentos sobre o novo coronavirus e pouco sabem sobre esta  epidemia .
Neste  ponto  cresce a responsabilidade dos profissionais da educação  no propósito de esclarecer duvidas e ansiedades.
Desta forma, trabalhamos  com um livrinho   sobre  informações   do Covid -19.
Os alunos levaram para casa o livrinho informativo, com praticas de higiene diária.
Alimentação, e práticas  de isolamentos  social, cuidados essenciais  com os idosos e praticas  de exercícios para não cair  em  rotina  a sua  quarentena.



3º ano - Professora Orlanda
Professora Referência - Orlanda
            As aulas programadas foram distribuídas aos alunos e levadas para casa, no dia 18/03, (último dia de aula presencial), onde foram explicadas todas as tarefas e também foram dadas as orientações por escrito, e combinamos que os exercícios serão entregues no retorno das aulas, com assinatura dos pais do bilhete das orientações.
As atividades propostas foram várias, entre elas, livrinho com explicações e atividades sobre o Coronavírus, leitura de livros, interpretação, desafio ortográfico, caça-palavras, frases enigmáticas, operações, histórias matemáticas, jogo da Velha...
Para interagir com alunos e pais, foi criado um grupo do Whatsapp para uma comunicação melhor no auxílio das atividades, onde os mesmos estão enviando fotos realizando as aulas programadas.

Professora Leila Baierle
Quanto as Produções Interativas do 3º ano deu-se continuidade ao projeto sobre as “Caras do Brasil”, onde os alunos receberam tarefas de confecção de máscaras e adornos de culturas diversas. Também receberam orientações quanto a prevenção e cuidados ao novo Coronavírus e poderem oferecer informações corretas às suas famílias. 



 5º ano - Professora Rejane

Como foi desenvolvido o trabalho do 5º Ano:
Pensando num todo, as aulas programadas foram planejadas de acordo com os conhecimentos dos alunos, foram enviadas para casa para realizar.

Foram organizados trabalhos variados como pesquisa, leituras e exercícios que desenvolvam o raciocínio lógico.

Para aprimorar o trabalho foi criado o grupo de Whats que auxilia na interação escola e família. 



        Portuguesa e Língua Inglesa (6º ao 9º ano), Arte (7º ano) e ER (7ºano) - Professora Janaína
 
As aulas programadas da área das Linguagens e Ensino Religioso foram elaboradas dando continuidade ao plano de trabalho das áreas referidas anteriormente. No decorrer da semana, houve auxílio via Whatsapp para os discentes que  solicitaram ajuda, do mesmo modo houve um chamamento individual para alunos que ainda não haviam se manifestado nos grupos. E, para os alunos que não possuíam internete foi disponibilizado livros para que pudessem então concluir seus trabalhos e pesquisa.















Matemática - Professora Tânia

A geometria com suas formas, a álgebra com suas variáveis, os cálculos que buscam soluções e os símbolos que constroem a linguística, modelam matematicamente o que está presente na vida num contexto real de vivência, convivência e abstrações que podem em sua essência empírica e em raízes teóricas, formar indivíduos críticos e construtores do próprio conhecimento e promotores do bem social, isto é, a formação do exercício da cidadania em funções e estruturações sociais. Assim sendo, baseado nos conhecimentos dos alunos foram criadas atividades e entregues no último dia de aula, com as explicações necessária para realização das mesmas.
Nas aulas programadas foram criada atividades diversificadas de acordo com os conhecimentos de cada ano ou série, dentre as atividades estão: geometria básica, problemas matemáticos, porcentagem e conjuntos numéricos.
Estamos em contato constante com os alunos sanando suas dúvidas através dos grupos de Whats, com objetivo de interação entre aluno, escola e família.








      
Ciências - Professora Leila
Breve relato dos trabalhos sobre as aulas programadas:
E foi através de um momento tão conturbado de incertezas, de transformações bruscas nas vidas e na saúde das pessoas trazidas por um vírus  que buscamos a inovação, o aperfeiçoamento, para tornar viável o trabalho docente e discente. Como isso foi possível? “Mídias digitais ao alcance dos professores”. Sem isso nada teria sido oportunizado aos alunos.
A disciplina de ciências de 6º ao 9º anos procurou manter o trabalho realizado em sala de aula através dos conteúdos que estavam sendo desenvolvidos. Os alunos receberam:
- Textos de pesquisa para o desenvolvimento de questões pertinentes.
- Atividades do livro didático para melhor compreensão dos conceitos já trabalhados.
- Avaliações dos conteúdos da disciplina para estudos complementares.
- Informações sobre o Coronavírus (transmissão, sintomas, especialmente a prevenção).
- Encaminhamento de receita de como preparar álcool 70%.
Procurou-se contemplar os estudantes com materiais de fácil acesso à pesquisa para um melhor desenvolvimento do trabalho e sucesso do mesmo. O acompanhamento foi realizado através das mídias sociais como o Facebook, WhatsApp, e-mail, oferecendo-lhes suporte à dúvidas, bem como o recebimentos das comprovações das atividades concluídas das aulas programadas.



Geografia e História - Professora Liviele
As aulas programadas das disciplinas de Geografia e História foram elaboradas dando sequencia ao plano de trabalho dessas disciplinas. Foi elaborado pela supervisora um tutorial de todas as disciplinas e turmas pensando nos alunos que não teriam acesso à internet, neste tutorial estava as atividades para serem realizadas de Geografia e de História, bem como das demais disciplinas.
No decorrer da semana, houve o auxilio via Whatsapp para os alunos que solicitavam ajuda, houve também o chamamento individual para aqueles alunos que não haviam se pronunciado nos grupos. Os alunos que não tem acesso à internet foram disponibilizados livros, nos quais poderiam realizar suas atividades e pesquisas.
Importante salientar que os alunos que necessitam atendimento especializado, sala de recursos, também obtiveram o auxilio da professora da sala de recursos.
  

 

História (6º ano) e Língua Espanhola (6º e 8º ano) - Professora Jaqueline
Nas aulas programadas de História os alunos estão estudando fontes históricas, tempo histórico e entre tantos conceitos, a importância do ser humano fazer parte e construir a sua história e das diferentes sociedades. Além, da leitura de texto complementar sobre séculos, medidas de tempo e o relógio e calendário como importantes criações do ser humano, realizaram atividades complementares sobre os tipos de fontes históricas existentes.

Língua Espanhola
Os estudo de espanhol são uma grande novidade para os alunos do 6 ano e 8 ano. Por isso, como atividade foi pensado em algo mais dinâmico e que os alunos pudessem conhecer o idioma aproveitando a questão do momento: a pandemia. Foi elaborado um vídeo explicativo sobre a atividade. Em seguida, foram enviadas palavras relacionadas a pandemia e a saúde escritas em português e espanhol. E como atividade complementar, foi elaborado um áudio para que os alunos observassem a pronúncia em português e em espanhol.



Educação Física (6º, 7º e 9º ano) e Ensino Religioso (9º ano) - Professora Ivete
Nesse período, foi acordado com o grupo de professores que os alunos receberiam aulas programadas, utilizando o aplicativo do whatsapp por ser mais acessível a todos, mantendo assim a carga anual.
            Dentro das Disciplinas de Educação Física de 6º, 7º e 9º ano bem como de Ensino Religioso de 9º ano, as atividades foram previamente elaboradas com base em objetos de conhecimento abordados em sala de aula.
   Conteúdos de Educação Física para 6º e 7º anos:
·       Pesquisar sobre os esportes de marca, precisão invasão e técnico combinatórios. Explicar um esporte de cada.
·       Pesquisar sobre o Esporte Voleibol: História, quando foi criado, onde foi criado, quem criou  e objetivo desse esporte.
  • Cada esporte tem os seus fundamentos, ou seja, um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo de cada esporte. Quais são os fundamentos do Voleibol?
Conteúdos de Educação Física para o 9º ano:
·       Pesquisar sobre como diferenciar exercício físico de atividade física.
·       Criar um programa de exercícios ou atividades físicas para fazer em casa.
·       Assistir ao vídeo do youtube no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=4gCoFctKWBs&t=306s
·       Após assistir o vídeo, registrar no caderno:
·       1) O que são capacidades físicas?
·       2) Quais são as nossas capacidades essenciais?
·       3) Exemplificar cada uma delas?








Ensino Religioso e Arte (6º e 8º ano), Projeto de Vida (6º ao 9º ano) e Educação Física (8º ano) - Professora Josiani
Como foram desenvolvidas as aulas das minhas disciplinas?
No primeiro momento foram distribuídas e explicadas todas as aulas programadas. Em Arte, Educação Física, Projeto de Vida e Ensino Religioso foram diversas atividades, dentre elas: Boletim Informativo da Escola, Sonhos Metas e Planejamento, A Religião em minha vida, Confecção de um jogo da época de seus pais com material alternativo. Técnica de ampliação e Continuação, História em Quadrinhos, Acróstico...
Durante esse período manteve-se contato via Whats com alunos e pais para a realização e orientações das atividades.  




     


Sala de Recursos - Professora Elisiane
Nossa escola conta com o atendimento pedagógico especializado em Sala de Recursos, sendo que  neste momento de distanciamento social, os alunos que recebem este atendimento, dos anos iniciais e finais, estão recebendo auxílio no desenvolvimento das aulas programadas a serem realizadas conforme a série que frequentam. A interação entre professora e aluno acontece pelos grupos de Whatsapp por turma, e o auxílio nas atividades acontece pelo Whats privado de cada aluno incluso e\ou sua família.


As reuniões do período foram realizadas através de vídeoconferência.
RE = Reunião da Equipe Diretiva (Diretora Nara, Vice Jaque, supervisoras Ivonir e Liviele.
RU = Reunião de Unidocência
RE + SR = Reunião da Equipe com a professora da Sala de Recursos


E as fotos dos estudantes realizando trabalhos continuam chegando via Whats...





Postagem: Ivonir Silveira da Rosa




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGOSTO e SETEMBRO

ESTUDOS DE APRENDIZAGEM CONTÍNUA - Anos Finais Elaboração de jogos  Atividade de EAC interdisciplinar de Arte e Ciências (prof. Ricardo Kretzmann) e Matemática (profª Natália Wagner). Registros das turmas do 6º ao 9º, onde foi trabalhado com kahoot, com quizzes interativos como ferramenta complementar de estudos de aprendizagem contínua. Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola 6º ao 9º - Profª Gabriela de Moraes LP - 6° ano: revisão dos tipos de Numerais com recorte e elaboração de esquema em folha de desenho. Arte, Ciências, Ensino Religioso e Projeto de Vida, 6º ao 9º ano, Prof. Ricardo Kretzmann Atividade caneta na garrafa  Essa atividade foi desenvolvida nos componentes de Projeto de Vida e Ensino Religioso com a proposta de trabalhar com os alunos o trabalho em equipe, foco, atenção e a importância da  liderança no desenvolvimento de atividades no dia a dia.   MOSTRA POLO A Mostra Polo foi realizada no dia 16 de setembro, no turno da tarde, ...

AÇÕES SOLIDÁRIAS

AÇÕES SOLIDÁRIAS                                    Mural - Aula de Ensino Religioso do 8º ano - Profª Josi OBJETIVO GERAL:   Promover através de ações coletivas de alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio mútuo, troca e solidariedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:   ·        Construir cooperativamente um novo ser que pensa e age solidariamente a partir de novas relações; ·        Exercitar o espírito de cidadania; ·        Promover a integração entre e alunos e colaboradores; ·        Desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação, a liderança e a motivação; ·          Estimular o espírito partic...

Setembro e Outubro

  Setembro Amarelo - 6º ao 9º ano Valorização da vida e prevenção do suicídio. Ações: Roda de conversa com os estudantes dos anos finais. No dia 26/09/24, palestra com os profissionais do Comitê Suicídio, Jéssica da Costa Theisen e Débora Thomas, com o tema Seus Sentimentos e Emoções, no setembro amarelo.   Dia Rosa Leontina - 17.10.2024 "Unidos pelo Outubro Rosa, nossa escola promove a conscientização e a importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama."  1º ano - Professora Angélica Kessler Aula de Ciências diversificada: explorando o corpo humano através do movimento, equilíbrio e coordenação Além de Geografia e de Ensino Religioso com as regras de convivência, respeito e colaboração.   Geografia e História:  Realização de brincadeiras antigas - Bolinha de gude.   Homenagem aos Professores: Projeto 3°ano Trânsito na Escola Assistiram várias palestras, com a Instrutora Iara Stein do CFC de Venâncio Aires. Participação de atividades educativa...