No dia 18.03.2020, quarta-feira, os estudantes da EEEF Professora Leontina receberam aulas programadas para fazer em casa, juntamente com um tutorial contendo o seguinte:
- esclarecimentos aos pais sobre o motivo da suspensão às aulas presenciais (decreto n° 55.118);
- orientações de como realizá-las no período de 19.03 a 02.04.2020;
- esclarecimento de dúvidas com os professores, via grupos das turmas no Whatsapp;
- orientações para entrega das aulas programadas no dia 03.04.2020 e a importância da realização das mesmas.
a) Durante o período da realização das Aulas Programadas aconteceram interações virtuais com os estudantes e suas famílias.
Desafio do desafio proposto pela diretora Nara via Messeger e postado em seu Facebook:
"Quanto mais supera, mais motivado fica." Aluno da Escola Leontina realizando suas atividades. Escola x família x comunidade = superação.
#educação #saúde #sepuderfiqueemcasa
b) Relatos das professoras sobre os trabalhos desenvolvidos, sendo que o retorno sobre as aulas programadas em andamento vieram via Grupos de Whatsapp.
1º ano - Professora Márcia
3º ano - Professora Orlanda
5º ano - Professora Rejane
Matemática - Professora Tânia
Ciências - Professora Leila
Sala de Recursos - Professora Elisiane
As reuniões do período foram realizadas através de vídeoconferência.
RE = Reunião da Equipe Diretiva (Diretora Nara, Vice Jaque, supervisoras Ivonir e Liviele.
RU = Reunião de Unidocência
RE + SR = Reunião da Equipe com a professora da Sala de Recursos
E as fotos dos estudantes realizando trabalhos continuam chegando via Whats...
Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
- esclarecimentos aos pais sobre o motivo da suspensão às aulas presenciais (decreto n° 55.118);
- orientações de como realizá-las no período de 19.03 a 02.04.2020;
- esclarecimento de dúvidas com os professores, via grupos das turmas no Whatsapp;
- orientações para entrega das aulas programadas no dia 03.04.2020 e a importância da realização das mesmas.
a) Durante o período da realização das Aulas Programadas aconteceram interações virtuais com os estudantes e suas famílias.
Desafio do desafio proposto pela diretora Nara via Messeger e postado em seu Facebook:
"Quanto mais supera, mais motivado fica." Aluno da Escola Leontina realizando suas atividades. Escola x família x comunidade = superação.
#educação #saúde #sepuderfiqueemcasa

b) Relatos das professoras sobre os trabalhos desenvolvidos, sendo que o retorno sobre as aulas programadas em andamento vieram via Grupos de Whatsapp.
1º ano - Professora Márcia
ATIVIDADES
À DISTÂNCIA 1º ANO
Primeiramente foram entregues
trabalhos xerocados aos alunos para que os mesmos pudessem realiza-los em
suas casas, com o acompanhamento de um familiar. Acredito ter sido uma
experiência muito boa entre pais e filhos.
Num segundo momento criou-se um
grupo no Whatsapp para que pudéssemos interagir à distância, com os pais e
os alunos. Essa experiência foi muito
válida para mim professora, pois houve neste momento uma comunicação entre
escola-professor-pais-alunos, na qual os pais enviaram fotos e atividades
prontas dos seus filhos.
|
2º e 4º ano - Professora
Fabiana
Vendo
o temor dos alunos sobre a epidemia que toma o mundo,
enxurradas de informações de fontes não confiáveis
principalmente da internet, percebo a importância do educador em
repassar informações corretas ou mais precisas
possíveis.
Em todo o país as
escolas começam uma corrente de informações de esclarecimentos,
sobre o novo coronavirus.
Os alunos que muitas vezes
demonstraram falta de conhecimentos sobre o novo coronavirus e pouco sabem
sobre esta epidemia .
Neste ponto cresce
a responsabilidade dos profissionais da educação no propósito de
esclarecer duvidas e ansiedades.
Desta forma, trabalhamos com um livrinho sobre
informações do Covid -19.
Os alunos levaram para casa o livrinho informativo, com
praticas de higiene diária.
Alimentação, e práticas de isolamentos social,
cuidados essenciais com os idosos e praticas de exercícios para
não cair em rotina a sua quarentena.
|
3º ano - Professora Orlanda
Professora Referência - Orlanda
As aulas programadas foram distribuídas aos alunos e levadas para casa, no dia 18/03, (último dia de
aula presencial), onde foram explicadas todas as tarefas e também foram dadas
as orientações por escrito, e combinamos que os exercícios serão entregues no
retorno das aulas, com assinatura dos pais do bilhete das orientações.
As atividades
propostas foram várias, entre elas, livrinho com explicações e atividades sobre
o Coronavírus, leitura de livros, interpretação, desafio ortográfico,
caça-palavras, frases enigmáticas, operações, histórias matemáticas, jogo da
Velha...
Para interagir
com alunos e pais, foi criado um grupo do Whatsapp para uma comunicação melhor
no auxílio das atividades, onde os mesmos estão enviando fotos realizando as aulas programadas.
Professora Leila Baierle Quanto as Produções Interativas do 3º ano deu-se continuidade ao projeto sobre as “Caras do Brasil”, onde os alunos receberam tarefas de confecção de máscaras e adornos de culturas diversas. Também receberam orientações quanto a prevenção e cuidados ao novo Coronavírus e poderem oferecer informações corretas às suas famílias. |
5º ano - Professora Rejane
Como foi desenvolvido o trabalho do 5º Ano:
Pensando num todo, as aulas programadas foram
planejadas de acordo com os conhecimentos dos alunos, foram enviadas para
casa para realizar.
Foram organizados trabalhos variados
como pesquisa, leituras e exercícios que desenvolvam o raciocínio lógico.
|
Portuguesa e Língua Inglesa (6º ao
9º ano), Arte (7º ano) e ER (7ºano) - Professora Janaína
Matemática - Professora Tânia
Nas aulas programadas foram criada atividades diversificadas de acordo com os
conhecimentos de cada ano ou série, dentre as atividades estão: geometria
básica, problemas matemáticos, porcentagem e conjuntos numéricos.
Estamos em contato constante com os alunos sanando suas dúvidas
através dos grupos de Whats, com objetivo de interação entre aluno, escola e
família.
|
E
foi através de um momento tão conturbado de incertezas, de transformações
bruscas nas vidas e na saúde das pessoas trazidas por um vírus que buscamos a inovação, o aperfeiçoamento,
para tornar viável o trabalho docente e discente. Como isso foi possível?
“Mídias digitais ao alcance dos professores”. Sem isso nada teria sido
oportunizado aos alunos.
A
disciplina de ciências de 6º ao 9º anos procurou manter o trabalho realizado em
sala de aula através dos conteúdos que estavam sendo desenvolvidos. Os alunos
receberam:
-
Textos de pesquisa para o desenvolvimento de questões pertinentes.
-
Atividades do livro didático para melhor compreensão dos conceitos já
trabalhados.
-
Avaliações dos conteúdos da disciplina para estudos complementares.
-
Informações sobre o Coronavírus (transmissão, sintomas, especialmente a
prevenção).
-
Encaminhamento de receita de como preparar álcool 70%.
Procurou-se
contemplar os estudantes com materiais de fácil acesso à pesquisa para um
melhor desenvolvimento do trabalho e sucesso do mesmo. O acompanhamento foi
realizado através das mídias sociais como o Facebook, WhatsApp, e-mail,
oferecendo-lhes suporte à dúvidas, bem como o recebimentos das comprovações das
atividades concluídas das aulas programadas.
|
Geografia e História - Professora Liviele
As
aulas programadas das disciplinas de Geografia e História foram
elaboradas dando sequencia ao plano de trabalho dessas disciplinas. Foi
elaborado pela supervisora um tutorial de todas as disciplinas e turmas
pensando nos alunos que não teriam acesso à internet, neste tutorial estava
as atividades para serem realizadas de Geografia e de História, bem como das
demais disciplinas.
No decorrer da
semana, houve o auxilio via Whatsapp para os alunos que solicitavam ajuda,
houve também o chamamento individual para aqueles alunos que não haviam se
pronunciado nos grupos. Os alunos que não tem acesso à internet foram disponibilizados
livros, nos quais poderiam realizar suas atividades e pesquisas.
Importante
salientar que os alunos que necessitam atendimento especializado, sala de
recursos, também obtiveram o auxilio da professora da sala de recursos.
|
História (6º ano) e Língua
Espanhola (6º e 8º ano) - Professora Jaqueline
Nas aulas programadas de História os alunos estão estudando
fontes históricas, tempo histórico e entre tantos conceitos, a importância do
ser humano fazer parte e construir a sua história e das diferentes
sociedades. Além, da leitura de texto complementar sobre séculos, medidas de
tempo e o relógio e calendário como importantes criações do ser humano,
realizaram atividades complementares sobre os tipos de fontes históricas
existentes.
Língua Espanhola
Os estudo de espanhol são uma grande novidade para
os alunos do 6 ano e 8 ano. Por isso, como atividade foi pensado em algo
mais dinâmico e que os alunos pudessem conhecer o idioma aproveitando a
questão do momento: a pandemia. Foi elaborado um vídeo explicativo sobre a
atividade. Em seguida, foram enviadas palavras relacionadas a pandemia e a
saúde escritas em português e espanhol. E como atividade complementar, foi
elaborado um áudio para que os alunos observassem a pronúncia em português e
em espanhol.
|
Educação Física (6º, 7º e 9º ano) e
Ensino Religioso (9º ano) - Professora Ivete
Nesse período, foi acordado com o grupo de
professores que os alunos receberiam aulas programadas,
utilizando o aplicativo do whatsapp por ser mais acessível a todos, mantendo
assim a carga anual.
Dentro das
Disciplinas de Educação Física de 6º, 7º e 9º ano bem como de Ensino Religioso
de 9º ano, as atividades foram previamente elaboradas com base em objetos de
conhecimento abordados em sala de aula.
Conteúdos de Educação Física para 6º e 7º anos:
·
Pesquisar
sobre os esportes de marca, precisão invasão e técnico combinatórios. Explicar
um esporte de cada.
·
Pesquisar
sobre o Esporte Voleibol: História, quando foi criado, onde foi criado, quem
criou e objetivo desse esporte.
Conteúdos de
Educação Física para o 9º ano:
·
Pesquisar sobre como diferenciar exercício
físico de atividade física.
·
Criar um programa de exercícios ou
atividades físicas para fazer em casa.
·
Assistir ao vídeo do youtube no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=4gCoFctKWBs&t=306s
·
Após assistir o vídeo, registrar no caderno:
·
1) O que são capacidades físicas?
·
2) Quais são as nossas capacidades essenciais?
·
3) Exemplificar cada uma delas?
|
Ensino Religioso e Arte (6º e 8º
ano), Projeto de Vida (6º ao 9º ano) e Educação Física (8º ano) - Professora
Josiani
Como
foram desenvolvidas as aulas das minhas disciplinas?
Durante
esse período manteve-se contato via Whats com alunos e pais para a realização
e orientações das atividades.
|
Sala de Recursos - Professora Elisiane
Nossa escola conta com o atendimento pedagógico
especializado em Sala de Recursos, sendo que neste momento de
distanciamento social, os alunos que recebem este atendimento, dos anos
iniciais e finais, estão recebendo auxílio no desenvolvimento das aulas programadas
a serem realizadas conforme a série que frequentam. A interação entre
professora e aluno acontece pelos grupos de Whatsapp por turma, e o auxílio nas
atividades acontece pelo Whats privado de cada aluno incluso e\ou sua família.
|
As reuniões do período foram realizadas através de vídeoconferência.
RE = Reunião da Equipe Diretiva (Diretora Nara, Vice Jaque, supervisoras Ivonir e Liviele.
RU = Reunião de Unidocência
RE + SR = Reunião da Equipe com a professora da Sala de Recursos

E as fotos dos estudantes realizando trabalhos continuam chegando via Whats...
Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
Comentários
Postar um comentário