No dia 12.04.2019 foi realizado o 1º Dia D de 2019 sobre a BNCC e o REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO.
No primeiro momento da formação os professores receberam o roteiro em folha impressa contendo as orientações de trabalho e foram comunicados que o início se daria a partir do e-mail de cada um contendo o link para acessar o Dia D.
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ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA LEONTINA
VENÂNCIO
AIRES
1º DIA D – BNCC e REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO
O texto
abaixo foi extraído do http://curriculo.educacao.rs.gov.br/Texto/Detalhes?id=4
A Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o
conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes
devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Este
documento foi construído a partir da Constituição Federal, da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Curriculares
Nacionais da Educação Básica e Plano Nacional de Educação, cujos fundamentos
pedagógicos consistem no desenvolvimento de competências e no compromisso da
educação integral.
O Referencial Curricular Gaúcho (RCG), documento elaborado em regime colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/RS) e o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas a partir de 2019. As mudanças, que seguem as diretrizes da BNCC, valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O RCG está estruturado em seis cadernos pedagógicos, que abrangem Educação Infantil; Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Ensino Religioso – disponíveis aqui O “Dia D” foi pensado em um momento de estudos e reflexões sobre a BNCC e o RCG, considerando as realidades vivenciadas por docentes e gestores. A prática da docência torna necessária a formação constante - um direito de todo(a) professor(a) que precisa ser garantido pelo Estado e, ao mesmo tempo, um dever de todo(a) professor(a) para que possa aperfeiçoar sua prática docente e se apropriar de novas possibilidades pedagógicas e tecnologias que possibilitam elevar a realização profissional e a qualidade do ensino, permitindo que novas práticas possam ser transformadoras da realidade. As formações estão sendo elaboradas em regime de colaboração entre a SEDUC, a UNDIME/RS, o SINEPE/RS e a Universidade Estadual do Rio Grande do (UERGS). A equipe do ProBNCC considera imprescindível compreender a realidade das escolas e, para que possamos ouvir, visualizar e conhecer melhor toda a diversidade características, ninguém melhor do que você para nos ajudar, respondendo ao Diagnóstico. Este diagnóstico foi estruturado em dois grupos formativos: gestores e professores, com questões distintas que irão nos auxiliar a compreender a realidade escolar do Estado. Estes questionários estão divididos em três (03) seções: Seção I - Identificação, Seção II – Conhecendo a Rede e Seção III – Formação de Professores. Contamos com sua ajuda para em um trabalho colaborativo e continuado garantirmos que a transformação que desejamos para o Estado do Rio Grande do Sul se torne realidade!
Primeiro, assista os vídeos na ordem abaixo.
Vídeo 1 - SEDUC - Secretaria da Educação – disponível em: https://youtu.be/PSpl2bSqkwM (Dia 12 de abril ocorre o primeiro “Dia D” do ano de 2019. A atividade é parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul.)Vídeo 2 - Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - disponível em: https://youtu.be/pN-aml5jc8k (O “Dia D” é uma iniciativa do regime de Colaboração estabelecido entre a Secretaria de Estado da Educação a Undime/RS, e Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS)Vídeo 3 - Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - disponível em: https://youtu.be/JkoTj6xHD-c (Desafio proposto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), os professores farão uma reflexão em torno do Referencial Curricular Gaúcho.)Diagnóstico – QUESTIONÁRIO – Atividade IndividualVídeo 4 - Apresentação do Desafio - - disponível em: https://youtu.be/_p76hjdQeWI (entenda como funcionará o desafio proposto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).DESAFIO – Atividade em grupo |
Os trabalhos foram realizados com uso de notebook, computadores e celulares.
As atividades foram coordenadas pela supervisora escolar Ivonir Silveira da Rosa.
Postagem: Ivonir S. da Rosa


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