Pular para o conteúdo principal

Escola Leontina na Mostra Regional

A Mostra Regional de Projetos aconteceu no Parque da Octoberfest, em Santa Cruz do Sul, no dia 06/11/2018, promovido pela 6ª CRE.
 

A EEEF Professora Leontina participou com dois projetos, sendo eles.

5º ano - Ler, resgatar, sonhar e transformar
Estudantes: Ana Carolina Gonçalves e Letícia  Specht  
Professora Orientadora: Orlanda Jantsch Henrique


Resumo:

Gostar de ler, interessar-se pelos livros são atitudes construídas no espaço familiar mas, é na escola que pode e deve ser incentivada. É importante que o aluno perceba a leitura como ato prazeroso.

O ato de ler se faz uma constante em nossas vidas desde que começamos a compreender o mundo que nos cerca.
As dificuldades dos alunos, com relação a leitura, devem ser trabalhados e enfatizados em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar. A realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, celular, tv... o acesso restrito a leitura no núcleo familiar. E por consequências dificuldades marcantes que sentimos na escola; vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade na compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conceitos escolares.
Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, onde deveremos ler para aflorar suas mentes para o gosto da leitura. Para isso preparamos um ambiente para o aluno, conquistando esse processo aos poucos, não só com leitura na sala de aula, mas também através da sacola itinerante, resgate de histórias de pessoas da comunidade, vídeos, sequência didática, produção de textos, poesias e digitação da mesma, enquete da preferência do tipo de leitura na escola, produção de gráficos, paródias, charges, receita de bolo e confecção do bolo, piquenique literário...
A produção deste projeto “Ler, resgatar, sonhar e transformar” vem contribuir de maneira significativa aos alunos da nossa escola sobre conceitos importantes da leitura. E assim vão se aproximando dos livros, familiarizando-se com os mesmos e se tornando companheiros prazerosos no dia a dia, buscando assim uma melhoria na qualidade da educação, formando leitores críticos, com amplos conhecimentos e sujeitos comprometidos com o meio em que estão inseridos.

Palavras-chave: Leitura, escrita, curiosidade, prazer.
 


Referências Bibliográficas:
Bojunga, Lygia. A bolsa amarela. Rio de Janeiro. Objetiva. 2002
Cagliari, Luiz Carlos. Alfabetização& Linguística: 4º ed. São Paulo, Editora Scipione, 1994.
Martins, Maria Helena Franco. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1984 (Coleção Primeiros Passos)



                                                     5º ano



9º ano - Materiais de Laboratório com Sucata
Estudantes: Alice Daniela Uhlmann e Vitória Taís Rodrigues
Professora Orientadora: Leila Ivana Nyland Baierle 


Resumo: Pensar o ensino de disciplinas científicas nas escolas de ensino fundamental requer que os professores consigam aproximar os alunos das descobertas e experiências realizadas pela comunidade cientifica que muitas vezes parecem estar distantes de suas realidades. Essa distância aumenta ainda mais quando disciplinas como ciências, biologia, química e física não conseguem ser desenvolvidas para além da sala de aula, em escolas que não possuem um laboratório de ciências. Uma escola que possui um laboratório de ciências, com materiais adequados, oferece aos seus alunos e professores a oportunidade do ensino e do aprendizado de conhecimentos científicos ocorrerem por meio de aulas práticas e de experimentação. E se reconhecermos que a experimentação é uma metodologia recomendada para o ensino de ciências, em virtude da motivação dos alunos frente aos experimentos e a facilitação na fixação de conceitos, que vistos somente em teoria se mostram demasiadamente abstratos, faz-se importante a realização de aulas práticas por parte dos professores dessa disciplina. Contudo, em escolas que não possuem um laboratório de ciências esse ideal torna-se pouco viável. Foi buscando superar a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina, que faz parte da estatística das muitas escolas brasileiras que não possuem um laboratório de ciências, que os alunos do 9º ano, em pareceria com a professora de ciências da escola, sentiram a necessidade de desenvolver e construir, eles próprios, instrumentos de laboratório com materiais alternativos, sucatas e reciclados que pudessem auxiliá-los nos experimentos desenvolvidos nas aulas de ciências da escola. Sendo assim, criou-se o projeto “Materiais de laboratório com sucata”, com o objetivo de desenvolver um pequeno laboratório de ciências na escola a partir da construção de materiais de laboratório confeccionados pelos alunos e professora, visando a melhoria no ensino e aprendizagem das aulas de ciências.



Palavras-chave: Ensino de ciência, laboratório, experimentação, materiais com sucata. 

 Referências Bibliográficas  

BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson R. Física e Química. 48ª ed. Editora Ática, 2001.

EDUDATABRASIL – Sistema de Estatísticas Educacionais – INEP, 2006. Disponível em: http://www.edudatabrasil.inep.gov.br/. Acesso em 16 maio 2018.

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, P. F. “A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química”. Revista Química Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004. Disponível em:  http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2004/vol27n2/26-ED02257.pdf. Acesso em 03 de maio de 2018.

LORENZO, J.G.F.; SANTOS M.L.B. dos; FALCÃO, B.G.; JUNIOR, E.A. S.; VASCONCELLOS, Elaine S.; BRANDÃO, Ellen M.; DAVI , Janaina de L.; TAVARES, Janinne K. G.; CEZAR, Katiusca L.; DA SILVA, Maria J.; BATISTA, Mariana de B.; VILELA, Raquel F.; MOREIRA, Thamires S. Construindo equipamentos de laboratório com materiais alternativos – PIBID/IFPB. Disponível em: http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/863/601. Acessado em 30 de maio de 2018.

RIBEIRO, Marcelle. “Só 11% das escolas brasileira têm laboratório de Ciências”. In: O GLOBO. 2013. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/so-11-das-escolas-brasileiras-tem-laboratorio-de-ciencias-10804574. Acesso em 03 de maio de 2018.
 

  
Materiais de Laboratório com Sucata foi selecionado como Projeto Destaque


Parabéns professoras e estudantes.






Postagem: Ivonir S. da Rosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGOSTO e SETEMBRO

ESTUDOS DE APRENDIZAGEM CONTÍNUA - Anos Finais Elaboração de jogos  Atividade de EAC interdisciplinar de Arte e Ciências (prof. Ricardo Kretzmann) e Matemática (profª Natália Wagner). Registros das turmas do 6º ao 9º, onde foi trabalhado com kahoot, com quizzes interativos como ferramenta complementar de estudos de aprendizagem contínua. Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola 6º ao 9º - Profª Gabriela de Moraes LP - 6° ano: revisão dos tipos de Numerais com recorte e elaboração de esquema em folha de desenho. Arte, Ciências, Ensino Religioso e Projeto de Vida, 6º ao 9º ano, Prof. Ricardo Kretzmann Atividade caneta na garrafa  Essa atividade foi desenvolvida nos componentes de Projeto de Vida e Ensino Religioso com a proposta de trabalhar com os alunos o trabalho em equipe, foco, atenção e a importância da  liderança no desenvolvimento de atividades no dia a dia.   MOSTRA POLO A Mostra Polo foi realizada no dia 16 de setembro, no turno da tarde, ...

AÇÕES SOLIDÁRIAS

AÇÕES SOLIDÁRIAS                                    Mural - Aula de Ensino Religioso do 8º ano - Profª Josi OBJETIVO GERAL:   Promover através de ações coletivas de alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio mútuo, troca e solidariedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:   ·        Construir cooperativamente um novo ser que pensa e age solidariamente a partir de novas relações; ·        Exercitar o espírito de cidadania; ·        Promover a integração entre e alunos e colaboradores; ·        Desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação, a liderança e a motivação; ·          Estimular o espírito partic...

Setembro e Outubro

  Setembro Amarelo - 6º ao 9º ano Valorização da vida e prevenção do suicídio. Ações: Roda de conversa com os estudantes dos anos finais. No dia 26/09/24, palestra com os profissionais do Comitê Suicídio, Jéssica da Costa Theisen e Débora Thomas, com o tema Seus Sentimentos e Emoções, no setembro amarelo.   Dia Rosa Leontina - 17.10.2024 "Unidos pelo Outubro Rosa, nossa escola promove a conscientização e a importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama."  1º ano - Professora Angélica Kessler Aula de Ciências diversificada: explorando o corpo humano através do movimento, equilíbrio e coordenação Além de Geografia e de Ensino Religioso com as regras de convivência, respeito e colaboração.   Geografia e História:  Realização de brincadeiras antigas - Bolinha de gude.   Homenagem aos Professores: Projeto 3°ano Trânsito na Escola Assistiram várias palestras, com a Instrutora Iara Stein do CFC de Venâncio Aires. Participação de atividades educativa...