A Mostra Regional de Projetos aconteceu no Parque da Octoberfest, em Santa Cruz do Sul, no dia 06/11/2018, promovido pela 6ª CRE.

A EEEF Professora Leontina participou com dois projetos, sendo eles.
5º ano - Ler, resgatar, sonhar e transformar
Estudantes: Ana Carolina Gonçalves e Letícia Specht
Professora Orientadora: Orlanda Jantsch Henrique
9º ano - Materiais de Laboratório com Sucata
Estudantes: Alice Daniela Uhlmann e Vitória Taís Rodrigues
Professora Orientadora: Leila Ivana Nyland Baierle

Materiais de Laboratório com Sucata foi selecionado como Projeto Destaque

A EEEF Professora Leontina participou com dois projetos, sendo eles.
5º ano - Ler, resgatar, sonhar e transformar
Estudantes: Ana Carolina Gonçalves e Letícia Specht
Professora Orientadora: Orlanda Jantsch Henrique
Resumo:
Gostar de ler, interessar-se
pelos livros são atitudes construídas no espaço familiar mas, é na escola que
pode e deve ser incentivada. É importante que o aluno perceba a leitura como
ato prazeroso.
O ato de ler se faz uma
constante em nossas vidas desde que começamos a compreender o mundo que nos
cerca.
As dificuldades dos alunos,
com relação a leitura, devem ser trabalhados e enfatizados em todas as
disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza em todas
as matérias proporcionadas no currículo escolar. A realidade atual vem
afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como
computadores, celular, tv... o acesso restrito a leitura no núcleo familiar. E por
consequências dificuldades marcantes que sentimos na escola; vocabulário
precário, reduzido e informal, dificuldade na compreensão, erros ortográficos,
poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos
conceitos escolares.
Diante a tantas
possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse
interesse em nossos alunos, onde deveremos ler para aflorar suas mentes para o
gosto da leitura. Para isso preparamos um ambiente para o aluno, conquistando
esse processo aos poucos, não só com leitura na sala de aula, mas também
através da sacola itinerante, resgate de histórias de pessoas da comunidade,
vídeos, sequência didática, produção de textos, poesias e digitação da mesma,
enquete da preferência do tipo de leitura na escola, produção de gráficos,
paródias, charges, receita de bolo e confecção do bolo, piquenique literário...
A produção deste projeto
“Ler, resgatar, sonhar e transformar” vem contribuir de maneira significativa
aos alunos da nossa escola sobre conceitos importantes da leitura. E assim vão
se aproximando dos livros, familiarizando-se com os mesmos e se tornando
companheiros prazerosos no dia a dia, buscando assim uma melhoria na qualidade
da educação, formando leitores críticos, com amplos conhecimentos e sujeitos
comprometidos com o meio em que estão inseridos.
Palavras-chave: Leitura,
escrita, curiosidade, prazer.
Referências Bibliográficas:
Bojunga, Lygia. A bolsa amarela. Rio de
Janeiro. Objetiva. 2002
Cagliari, Luiz Carlos. Alfabetização&
Linguística: 4º ed. São Paulo, Editora Scipione, 1994.
Martins, Maria Helena Franco. O que é
leitura. São Paulo: Brasiliense, 1984 (Coleção Primeiros Passos)
5º ano9º ano - Materiais de Laboratório com Sucata
Estudantes: Alice Daniela Uhlmann e Vitória Taís Rodrigues
Professora Orientadora: Leila Ivana Nyland Baierle
Resumo: Pensar o ensino de
disciplinas científicas nas escolas de ensino fundamental requer que os professores
consigam aproximar os alunos das descobertas e experiências realizadas pela
comunidade cientifica que muitas vezes parecem estar distantes de suas
realidades. Essa distância aumenta ainda mais quando disciplinas como ciências,
biologia, química e física não conseguem ser desenvolvidas para além da sala de
aula, em escolas que não possuem um laboratório de ciências. Uma escola que
possui um laboratório de ciências, com materiais adequados, oferece aos seus
alunos e professores a oportunidade do ensino e do aprendizado de conhecimentos
científicos ocorrerem por meio de aulas práticas e de experimentação. E se reconhecermos
que a experimentação é uma metodologia recomendada para o ensino de ciências,
em virtude da motivação dos alunos frente aos experimentos e a facilitação na
fixação de conceitos, que vistos somente em teoria se mostram demasiadamente
abstratos, faz-se importante a realização de aulas práticas por parte dos
professores dessa disciplina. Contudo, em escolas que não possuem um
laboratório de ciências esse ideal torna-se pouco viável. Foi buscando superar
a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leontina, que
faz parte da estatística das muitas escolas brasileiras que não possuem um
laboratório de ciências, que os alunos do 9º ano, em pareceria com a professora
de ciências da escola, sentiram a necessidade de desenvolver e construir, eles
próprios, instrumentos de laboratório com materiais alternativos, sucatas e
reciclados que pudessem auxiliá-los nos experimentos desenvolvidos nas aulas de
ciências da escola. Sendo assim, criou-se o projeto “Materiais de laboratório
com sucata”, com o objetivo de desenvolver um pequeno laboratório de ciências
na escola a partir da construção de materiais de laboratório confeccionados
pelos alunos e professora, visando a melhoria no ensino e aprendizagem das
aulas de ciências.
Palavras-chave: Ensino de ciência, laboratório, experimentação,
materiais com sucata.
Referências
Bibliográficas
BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson R. Física e
Química. 48ª ed. Editora Ática, 2001.
EDUDATABRASIL
– Sistema de Estatísticas Educacionais – INEP, 2006. Disponível em: http://www.edudatabrasil.inep.gov.br/.
Acesso em 16 maio 2018.
GALIAZZI,
M. C.; GONÇALVES, P. F. “A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa
na licenciatura em química”. Revista
Química Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2004/vol27n2/26-ED02257.pdf.
Acesso em 03 de maio de 2018.
LORENZO,
J.G.F.; SANTOS M.L.B. dos; FALCÃO, B.G.; JUNIOR, E.A. S.; VASCONCELLOS, Elaine
S.; BRANDÃO, Ellen M.; DAVI , Janaina de L.; TAVARES, Janinne K. G.; CEZAR,
Katiusca L.; DA SILVA, Maria J.; BATISTA, Mariana de B.; VILELA, Raquel F.; MOREIRA,
Thamires S. Construindo equipamentos de
laboratório com materiais alternativos – PIBID/IFPB. Disponível em: http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/863/601.
Acessado em 30 de maio de 2018.
RIBEIRO,
Marcelle. “Só 11% das escolas brasileira têm laboratório de Ciências”. In: O GLOBO. 2013. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/so-11-das-escolas-brasileiras-tem-laboratorio-de-ciencias-10804574. Acesso em 03 de maio de 2018.

Materiais de Laboratório com Sucata foi selecionado como Projeto Destaque
Parabéns professoras e estudantes.
Postagem: Ivonir S. da Rosa
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