Desde o início do ano letivo as professoras Janaina Legramanti (Língua
Portuguesa e Língua Inglesa) e Leila Baierle (Matemática e Ciências)
abordaram os temas meio ambiente e alimentação saudável.
Horta em pequeno espaço é possível? Sim.
Por quê? Porque há muitas verduras, legumes e temperos que podem ser cultivados em pouco.
Quais objetivos?
- Proporcionar aos alunos um conhecimento, contato maior com o meio ambiente, cuidados com o plantio, limpeza, etc. Ensinando-lhes também a importância de se ter uma alimentação saudável, cultivando as plantas sem o uso de agrotóxicos.
Como fazer?
O ideal seria ter um espaço amplo para poder espalhar, plantar várias qualidades de verdura, legumes e temperos, mas um lugar limpo e terra "gorda" preparada também pode ser propícia para o cultivo de pequenas quantidades.
Onde?
Após encontrado o lugar, é necessário que este esteja limpo, capinado para mexer a terra e depois produzir pequenos canteiros para o cultivo. Após o cultivo muito cuidado é também necessário, limpeza para tirar os inços e regar as plantas diariamente (na falta de chuva).
O que plantar?
Nesse local foi optado em plantar alface, couve, repolho e cenouras. Nos canteiros feitos em pneus foram plantados temperos e também rabanetes.
Quem irá cuidar?
A turma do 9º ano, através de escala.
Quem irá consumir os produtos?
Os alimentos produzidos serão utilizados na merenda escolar e no preparo de receitas saudáveis.
Quando?
Quando as plantas estiverem no tamanho certo, ou seja, quando estiverem prontos para a colheita e a previsão é de 3 a 6 meses para atingir o tamanho adequado.
Atividades desenvolvidas?
- Leitura de textos;
- Produção textual;
- Limpeza da horta;
- Replantio e regar as plantas quando necessário.

Professora Leila Baierle (Ciências e Matemática)
Recolhimento do lixo dentro e fora da Escola.
Sensibilização quanto ao destino correto dos resíduos. Não jogar lixo em qualquer lugar (escola, rua, etc.)
Horta na Escola.
Plantio de flores.
Embelezamento da pracinha.
Passeio pelo bairro para verificação das condições ambientais (lixo jogado e estado da água da sanga ao lado da Escola).
Levantamento com as famílias sobre o gasto de água.
Passeio de estudos à Estação de Tratamento de Água e Esgoto da Corsan.
Filme "O Dia Depois do Amanhã" que fala sobre as condições ambientais do Planeta.
Semana do Meio Ambiente
No dia 05/06/2018, terça-feira, logo após a Hora Cívica, a professora Leila Baierle, falou sobre ações individuais e o Meio Ambiente. Destacou os gestos diários que levam a formação de hábitos e as consequências para o lugar onde vivemos.
5º ano - Professora Orlanda
Atitudes para defender o Planeta.
A turma passou nas salas de aula do 6º e 7º ano para mostrar os trabalhos produzidos e divulgar ações que podem contribuir para defender o Meio Ambiente, destacando o coletor de pilhas usadas.
1º ao 4º ano - Filme Tainá 2

Painel de Encerramento:
Objetivos:
1. Abrir espaço para socialização do conhecimento adquirido no trabalho de sala de aula.
2. Fortalecer o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.
Encerramento da Semana do Meio Ambiente aconteceu no dia 12 de junho com um painel onde os alunos indicados pelas turmas compartilharam trabalhos desenvolvidos na sala de aula.
Tarde - 1º, 2º, 3º, 4º, 8º e 9º ano
Postagem: Ivonir S. da Rosa
Horta em pequeno espaço é possível? Sim.
Por quê? Porque há muitas verduras, legumes e temperos que podem ser cultivados em pouco.
Quais objetivos?
- Proporcionar aos alunos um conhecimento, contato maior com o meio ambiente, cuidados com o plantio, limpeza, etc. Ensinando-lhes também a importância de se ter uma alimentação saudável, cultivando as plantas sem o uso de agrotóxicos.
Como fazer?
O ideal seria ter um espaço amplo para poder espalhar, plantar várias qualidades de verdura, legumes e temperos, mas um lugar limpo e terra "gorda" preparada também pode ser propícia para o cultivo de pequenas quantidades.
Onde?
Após encontrado o lugar, é necessário que este esteja limpo, capinado para mexer a terra e depois produzir pequenos canteiros para o cultivo. Após o cultivo muito cuidado é também necessário, limpeza para tirar os inços e regar as plantas diariamente (na falta de chuva).
O que plantar?
Nesse local foi optado em plantar alface, couve, repolho e cenouras. Nos canteiros feitos em pneus foram plantados temperos e também rabanetes.
Quem irá cuidar?
A turma do 9º ano, através de escala.
Quem irá consumir os produtos?
Os alimentos produzidos serão utilizados na merenda escolar e no preparo de receitas saudáveis.
Quando?
Quando as plantas estiverem no tamanho certo, ou seja, quando estiverem prontos para a colheita e a previsão é de 3 a 6 meses para atingir o tamanho adequado.
Atividades desenvolvidas?
- Leitura de textos;
- Produção textual;
- Limpeza da horta;
- Replantio e regar as plantas quando necessário.
Professora Leila Baierle (Ciências e Matemática)
Recolhimento do lixo dentro e fora da Escola.
Sensibilização quanto ao destino correto dos resíduos. Não jogar lixo em qualquer lugar (escola, rua, etc.)
Horta na Escola.
Plantio de flores.
Embelezamento da pracinha.
Passeio pelo bairro para verificação das condições ambientais (lixo jogado e estado da água da sanga ao lado da Escola).
Levantamento com as famílias sobre o gasto de água.
Passeio de estudos à Estação de Tratamento de Água e Esgoto da Corsan.
Filme "O Dia Depois do Amanhã" que fala sobre as condições ambientais do Planeta.
Semana do Meio Ambiente
No dia 05/06/2018, terça-feira, logo após a Hora Cívica, a professora Leila Baierle, falou sobre ações individuais e o Meio Ambiente. Destacou os gestos diários que levam a formação de hábitos e as consequências para o lugar onde vivemos.
5º ano - Professora Orlanda
Atitudes para defender o Planeta.
A turma passou nas salas de aula do 6º e 7º ano para mostrar os trabalhos produzidos e divulgar ações que podem contribuir para defender o Meio Ambiente, destacando o coletor de pilhas usadas.
1º ao 4º ano - Filme Tainá 2
Segundo a professora Mari (3ºano), o filme o Tainá 2, foi escolhido devido ao
trabalhando sobre o meio ambiente. O objetivo foi mostrar a natureza
limpa, os animaizinhos que habitam as florestas, a diversidade de
espécies que existem, o quanto é triste e cruel o tráfico de animais. Assistiram na sala do 9º ano, no telão. Durante a sessão os alunos comeram pipocas. Os alunos gostaram bastante, pois foi algo um pouco diferente
do habitual, onde foram reunidas as turmas do 1º, 2º, 3º e 4º anos.
A professora Adenice (1º ano) destacou que um dos objetivos foi sensibilizar os alunos da necessidade da preservação do meio ambiente. Precisamos sair um pouco da rotina do dia a dia.
Segundo a professora Jéssica (2º e 4º ano) depois de terem assistido o filme Tainá 2 houve roda de conversa sobre, tópicos coletivos sobre os cuidados que devemos ter com nosso ambiente e ilustração.

Painel de Encerramento:
Objetivos:
1. Abrir espaço para socialização do conhecimento adquirido no trabalho de sala de aula.
2. Fortalecer o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.
Encerramento da Semana do Meio Ambiente aconteceu no dia 12 de junho com um painel onde os alunos indicados pelas turmas compartilharam trabalhos desenvolvidos na sala de aula.
|
Turma
|
Alunos
painelistas
|
Destaques
|
|
5º ano
|
Verônica, Letícia,
Vinicius Guilherme e Angela
|
Ações para cuidar
do Planeta
|
|
6º ano
|
Chauana e Artur
|
Cuidado com a água
(Visita à Estação de Tratamento) e mutirão de limpeza promovido pela turma
para o destino correto dos entulhos nos fundos do pátio da Escola.
|
|
7º ano
|
Natanael
|
Acompanhamento e coleta
mensal de lixo no pátio, pracinha e parada de ônibus em frente da Escola.
|
Tarde - 1º, 2º, 3º, 4º, 8º e 9º ano
|
Turma
|
Alunos
painelistas
|
Destaques
|
|
1º ano
|
Júlia, Vitória e
Leandro
|
Exposição de
cadernos e trabalhos com relatos das atividades realizadas
|
|
3º ano
|
Gabriel, João,
Marcos e Guilherme
|
Filme Tainá 2 e
exposição de cartazes e trabalhos com relatos das atividades realizadas
|
|
2º ano
4º ano
|
Brian
Raiane
|
Filme Tainá 2 e
exposição de trabalhos com relatos das atividades realizadas
|
|
8º ano
|
Wellington
|
Cartazes com
materiais reutilizáveis.
|
|
9º ano
|
Ana Paula e
Kailany
|
Organização da Horta
na Escola (manejo e objetivos)
|
Postagem: Ivonir S. da Rosa









Comentários
Postar um comentário