Pular para o conteúdo principal

Semana da Consciência Negra

No dia 14.11.2017, terça-feira, os representantes de turma do 6º e 9º ano acompanhados da professora Ivonir participaram do Bate Papo Pilhado promovido pelo Jornal Folha do Mate, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Négo Futball Club. O evento desenvolveu a seguinte programação:
- Acolhida
- Mística - Jaqueline Gonçalves
- História do Négo - Lionor Pinheiro de Sá

- Palestra com o Tema "Empoderamento do Jovem Negro", ministrada por Luciane da Silva Conrad do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IF-Sul de Venâncio Aires.


- Bate Papo Pilhado - Equipe do Na Pilha (Jornal Folha do Mate) com jovens negros de Venâncio Aires que vem buscando seu empoderamento.


- Oficinas - Capoeira (Abel Bibiano) e turbantes (Cléria Ferreira)
      

A EEEF Professora Leontina teve exposto dois painéis durante a programação. Os trabalhos foram confeccionados nas aulas de Arte da professora Josi Keller.
      Painel elaborado pela aluna Marina - 9º ano

                                                        Desenhos em folha A3 -   8º ano



Rafaela e Marina (9º ano), supervisora Ivonir, Natali e Fausto (6º ano)


 O evento Bate Papo Pilhado promovido pelo Jornal Folha do Mate, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Négo Futball Club.

4º ano - Professora Mari
Os trabalhos iniciaram com o texto, compreensão e interpretação:



A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

A história nos conta que o povo brasileiro foi formado a partir de misturas de grupos étnicos (raças).
O Brasil é um país de grande miscigenação (mistura de povos), ou seja, é um país que tem muitos casamentos entre as várias etnias.
Tudo começou no século XVI, com a chegada dos brancos, mais precisamente dos portugueses. Com a colonização (pessoas vindo morar no país), misturou-se o sangue dos portugueses com os índios, que já estavam aqui antes do descobrimento do Brasil.
Mais tarde, os negros foram trazidos da África à força pelos portugueses para trabalharem como escravos no cultivo da cana-de-açúcar.
Pode-se dizer que a mistura dessas três etnias ou raças deu origem à formação do povo brasileiro: índios, brancos e negros.
Da mistura desses povos surgiram os mestiços: o mulato, o caboclo e o cafuzo.
Branco com negro deu origem ao MULATO.
Índio com Branco deu origem ao CABOCLO.
Negro com índio deu origem ao CAFUZO.
Com o passar dos séculos chegaram outros imigrantes (pessoas que vêm de outros países), vindos das mais variadas regiões da Terra.
Esses outros povos que chegavam se misturavam entre si e também com os povos que aqui já estavam. E essa miscigenação pode ser observada no rosto, no corpo, nos hábitos, nas crenças e nos valores de cada brasileiro. Não somos um povo idêntico, com características semelhantes, pois somos resultado da miscigenação, mistura de várias etnias.
Por isso, a maioria da população hoje é mestiça.


CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL BRASILEIRA

Povo: conjunto de pessoas.
Nação: país, local de nascimento.
População é o conjunto de pessoas que habitam um determinado lugar.
Então, onde estão dos brasileiros?
A maioria da população brasileira concentra-se no litoral, sendo o interior menos povoado.
A concentração da população brasileira iniciou-se na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Isso aconteceu porque a construção de cidades próximas do litoral facilitava o transporte de matérias-primas pelos portos marítimos.
A maioria da população vive nas cidades, em todo país.


ATIVIDADES

1- Leia o texto silenciosamente.
2- Coloque (V) ou (F):
(   ) O povo brasileiro foi formado por mistura de raças.
(  ) O branco já vivia no Brasil e depois vieram os índios.
(  ) Os índios estavam aqui e chegaram os brancos.
(   ) A mistura de brancos e índios deu origem ao mestiço caboclo.
(   ) Depois chegaram os negros.
(   ) A mistura de negros com brancos deu origem ao cafuzo.
(   )Os brancos também se misturaram com os negros dando origem ao mestiço Cafuzo.
(   ) Os índios se misturaram com os negros e deu origem ao mestiço Mulato.

3- Ligue:
branco + índio                                  cafuzo
negro + branco                                mulato
negro + índio                                    caboclo

4- Responda no caderno
a- O que é miscigenação?
b- O que é etnia?
c- Porque os negros vieram da África para o Brasil?
d- O que é imigrante?
e- Porque os brasileiros não são todos parecidos como acontece em alguns países do mundo?
f- O que é população?
g- Onde concentra-se a maioria da população brasileira? Porque?

5- A maioria das pessoas brasileiras vivem nas cidades. (   ) certo       (   ) errado

6- Brancos – negros – índios. A mistura dessas três etnias deram origem a formação do povo brasileiro que temos hoje.   (    ) certo       (    ) errado

7- Complete com as palavras: branco – negro – índios.

a- Eles foram os primeiros habitantes do Brasil.
_______________
b- Eles chegaram e tomaram posse das terras.
_______________
c- Os índios se misturaram com os _____________ e deram origem ao mestiço caboclo.
d- Os ____________ vieram forçados para trabalharem de escravos no Brasil no lugar dos ___________.
e- Hoje existem poucos _______________ e os ___________  continuam tirando deles a natureza.
 
 Filme Quilombo:




 Após o filme, houve momento para comentários e questões escritas para interpretação.




5º ano - Professora Orlanda
Durante a semana da Consciência Negra a professora trabalhou diversas atividades com a turma de 5º ano, destacando o tema, a diversidade e as relações.
- A partir do filme Quilombo foram realizados comentários e interpretação.
 
- Pesquisa sobre o negro e a influência na cozinha brasileira. E as herança cultural.
- A história Menina Bonita e o laço de fita (Livro de Ana Maria Machado).


- A história da Boneca Bayami



6º ao 9º ano
Língua Portuguesa - Professora Janaína Legramanti

Filme Mãos Talentosas


Mesa redonda



História e Geografia - Professor Alexandre Landim









1º e 2º ano - Professora Silvia




Os do 1° ano fizeram desenhos.
Foi abordado as contribuições da Cultura afro.
Os alunos desenharam índio, negro e branco.



Os alunos do 2° ano escreveram e leram. Foram realizadas reflexões a cerca do tema.



Os alunos do 2 ° ano escreveram texto e fizeram desenhos.

























Postagem: Ivonir Silveira da Rosa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AÇÕES SOLIDÁRIAS

AÇÕES SOLIDÁRIAS                                    Mural - Aula de Ensino Religioso do 8º ano - Profª Josi OBJETIVO GERAL:   Promover através de ações coletivas de alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio mútuo, troca e solidariedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:   ·        Construir cooperativamente um novo ser que pensa e age solidariamente a partir de novas relações; ·        Exercitar o espírito de cidadania; ·        Promover a integração entre e alunos e colaboradores; ·        Desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação, a liderança e a motivação; ·          Estimular o espírito partic...

Setembro e Outubro

  Setembro Amarelo - 6º ao 9º ano Valorização da vida e prevenção do suicídio. Ações: Roda de conversa com os estudantes dos anos finais. No dia 26/09/24, palestra com os profissionais do Comitê Suicídio, Jéssica da Costa Theisen e Débora Thomas, com o tema Seus Sentimentos e Emoções, no setembro amarelo.   Dia Rosa Leontina - 17.10.2024 "Unidos pelo Outubro Rosa, nossa escola promove a conscientização e a importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama."  1º ano - Professora Angélica Kessler Aula de Ciências diversificada: explorando o corpo humano através do movimento, equilíbrio e coordenação Além de Geografia e de Ensino Religioso com as regras de convivência, respeito e colaboração.   Geografia e História:  Realização de brincadeiras antigas - Bolinha de gude.   Homenagem aos Professores: Projeto 3°ano Trânsito na Escola Assistiram várias palestras, com a Instrutora Iara Stein do CFC de Venâncio Aires. Participação de atividades educativa...

Novembro e Dezembro

 EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA Assunto: Palestra Educação Antirracista e e-book Plantando Livros e Colhendo Cultura na Escola  Palestrante: Natalícia Belem Nunes - ERER Regional na 6ª CRE Data: 04.12.2024 Turmas: 7° e 8° ano A palestra foi promovida pela professora Gabriela de Moraes (ERER da Escola).    ELEIÇÃO DE DIRETOR E VICE-DIRETOR DE ESCOLA  Inscrição da Chapa Realizou-se no dia 04.12.2024, às 10h45, a inscrição da chapa única para o processo de Eleição de Diretor da EEEF Professora Leontina.   A Comissão Eleitoral recebeu a documentação e o Plano de Gestão Escolar das candidatas. A chapa é composta por: Diretora - Liviele Lucia Lipke Vice-Diretora - Letícia Maria Sperb Lenz   Campanha Eleitoral:  Campanha eleitoral presencial 10.12.2024 para Apresentação do Plano de Gestão Escolar das candidatas da chapa única Resultado: Realizou-se no dia 16.12.2024, segunda-feira, das 8h às 16h, a Eleição de Diretor e Vice-Diretor da Escola Leontina....