Pular para o conteúdo principal

Semana da Consciência Negra

No dia 14.11.2017, terça-feira, os representantes de turma do 6º e 9º ano acompanhados da professora Ivonir participaram do Bate Papo Pilhado promovido pelo Jornal Folha do Mate, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Négo Futball Club. O evento desenvolveu a seguinte programação:
- Acolhida
- Mística - Jaqueline Gonçalves
- História do Négo - Lionor Pinheiro de Sá

- Palestra com o Tema "Empoderamento do Jovem Negro", ministrada por Luciane da Silva Conrad do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IF-Sul de Venâncio Aires.


- Bate Papo Pilhado - Equipe do Na Pilha (Jornal Folha do Mate) com jovens negros de Venâncio Aires que vem buscando seu empoderamento.


- Oficinas - Capoeira (Abel Bibiano) e turbantes (Cléria Ferreira)
      

A EEEF Professora Leontina teve exposto dois painéis durante a programação. Os trabalhos foram confeccionados nas aulas de Arte da professora Josi Keller.
      Painel elaborado pela aluna Marina - 9º ano

                                                        Desenhos em folha A3 -   8º ano



Rafaela e Marina (9º ano), supervisora Ivonir, Natali e Fausto (6º ano)


 O evento Bate Papo Pilhado promovido pelo Jornal Folha do Mate, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Négo Futball Club.

4º ano - Professora Mari
Os trabalhos iniciaram com o texto, compreensão e interpretação:



A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

A história nos conta que o povo brasileiro foi formado a partir de misturas de grupos étnicos (raças).
O Brasil é um país de grande miscigenação (mistura de povos), ou seja, é um país que tem muitos casamentos entre as várias etnias.
Tudo começou no século XVI, com a chegada dos brancos, mais precisamente dos portugueses. Com a colonização (pessoas vindo morar no país), misturou-se o sangue dos portugueses com os índios, que já estavam aqui antes do descobrimento do Brasil.
Mais tarde, os negros foram trazidos da África à força pelos portugueses para trabalharem como escravos no cultivo da cana-de-açúcar.
Pode-se dizer que a mistura dessas três etnias ou raças deu origem à formação do povo brasileiro: índios, brancos e negros.
Da mistura desses povos surgiram os mestiços: o mulato, o caboclo e o cafuzo.
Branco com negro deu origem ao MULATO.
Índio com Branco deu origem ao CABOCLO.
Negro com índio deu origem ao CAFUZO.
Com o passar dos séculos chegaram outros imigrantes (pessoas que vêm de outros países), vindos das mais variadas regiões da Terra.
Esses outros povos que chegavam se misturavam entre si e também com os povos que aqui já estavam. E essa miscigenação pode ser observada no rosto, no corpo, nos hábitos, nas crenças e nos valores de cada brasileiro. Não somos um povo idêntico, com características semelhantes, pois somos resultado da miscigenação, mistura de várias etnias.
Por isso, a maioria da população hoje é mestiça.


CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL BRASILEIRA

Povo: conjunto de pessoas.
Nação: país, local de nascimento.
População é o conjunto de pessoas que habitam um determinado lugar.
Então, onde estão dos brasileiros?
A maioria da população brasileira concentra-se no litoral, sendo o interior menos povoado.
A concentração da população brasileira iniciou-se na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Isso aconteceu porque a construção de cidades próximas do litoral facilitava o transporte de matérias-primas pelos portos marítimos.
A maioria da população vive nas cidades, em todo país.


ATIVIDADES

1- Leia o texto silenciosamente.
2- Coloque (V) ou (F):
(   ) O povo brasileiro foi formado por mistura de raças.
(  ) O branco já vivia no Brasil e depois vieram os índios.
(  ) Os índios estavam aqui e chegaram os brancos.
(   ) A mistura de brancos e índios deu origem ao mestiço caboclo.
(   ) Depois chegaram os negros.
(   ) A mistura de negros com brancos deu origem ao cafuzo.
(   )Os brancos também se misturaram com os negros dando origem ao mestiço Cafuzo.
(   ) Os índios se misturaram com os negros e deu origem ao mestiço Mulato.

3- Ligue:
branco + índio                                  cafuzo
negro + branco                                mulato
negro + índio                                    caboclo

4- Responda no caderno
a- O que é miscigenação?
b- O que é etnia?
c- Porque os negros vieram da África para o Brasil?
d- O que é imigrante?
e- Porque os brasileiros não são todos parecidos como acontece em alguns países do mundo?
f- O que é população?
g- Onde concentra-se a maioria da população brasileira? Porque?

5- A maioria das pessoas brasileiras vivem nas cidades. (   ) certo       (   ) errado

6- Brancos – negros – índios. A mistura dessas três etnias deram origem a formação do povo brasileiro que temos hoje.   (    ) certo       (    ) errado

7- Complete com as palavras: branco – negro – índios.

a- Eles foram os primeiros habitantes do Brasil.
_______________
b- Eles chegaram e tomaram posse das terras.
_______________
c- Os índios se misturaram com os _____________ e deram origem ao mestiço caboclo.
d- Os ____________ vieram forçados para trabalharem de escravos no Brasil no lugar dos ___________.
e- Hoje existem poucos _______________ e os ___________  continuam tirando deles a natureza.
 
 Filme Quilombo:




 Após o filme, houve momento para comentários e questões escritas para interpretação.




5º ano - Professora Orlanda
Durante a semana da Consciência Negra a professora trabalhou diversas atividades com a turma de 5º ano, destacando o tema, a diversidade e as relações.
- A partir do filme Quilombo foram realizados comentários e interpretação.
 
- Pesquisa sobre o negro e a influência na cozinha brasileira. E as herança cultural.
- A história Menina Bonita e o laço de fita (Livro de Ana Maria Machado).


- A história da Boneca Bayami



6º ao 9º ano
Língua Portuguesa - Professora Janaína Legramanti

Filme Mãos Talentosas


Mesa redonda



História e Geografia - Professor Alexandre Landim









1º e 2º ano - Professora Silvia




Os do 1° ano fizeram desenhos.
Foi abordado as contribuições da Cultura afro.
Os alunos desenharam índio, negro e branco.



Os alunos do 2° ano escreveram e leram. Foram realizadas reflexões a cerca do tema.



Os alunos do 2 ° ano escreveram texto e fizeram desenhos.

























Postagem: Ivonir Silveira da Rosa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGOSTO e SETEMBRO

ESTUDOS DE APRENDIZAGEM CONTÍNUA - Anos Finais Elaboração de jogos  Atividade de EAC interdisciplinar de Arte e Ciências (prof. Ricardo Kretzmann) e Matemática (profª Natália Wagner). Registros das turmas do 6º ao 9º, onde foi trabalhado com kahoot, com quizzes interativos como ferramenta complementar de estudos de aprendizagem contínua. Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola 6º ao 9º - Profª Gabriela de Moraes LP - 6° ano: revisão dos tipos de Numerais com recorte e elaboração de esquema em folha de desenho. Arte, Ciências, Ensino Religioso e Projeto de Vida, 6º ao 9º ano, Prof. Ricardo Kretzmann Atividade caneta na garrafa  Essa atividade foi desenvolvida nos componentes de Projeto de Vida e Ensino Religioso com a proposta de trabalhar com os alunos o trabalho em equipe, foco, atenção e a importância da  liderança no desenvolvimento de atividades no dia a dia.   MOSTRA POLO A Mostra Polo foi realizada no dia 16 de setembro, no turno da tarde, ...

AÇÕES SOLIDÁRIAS

AÇÕES SOLIDÁRIAS                                    Mural - Aula de Ensino Religioso do 8º ano - Profª Josi OBJETIVO GERAL:   Promover através de ações coletivas de alunos, professores e funcionários da escola, atitudes de cooperação, auxílio mútuo, troca e solidariedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:   ·        Construir cooperativamente um novo ser que pensa e age solidariamente a partir de novas relações; ·        Exercitar o espírito de cidadania; ·        Promover a integração entre e alunos e colaboradores; ·        Desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação, a liderança e a motivação; ·          Estimular o espírito partic...

Setembro e Outubro

  Setembro Amarelo - 6º ao 9º ano Valorização da vida e prevenção do suicídio. Ações: Roda de conversa com os estudantes dos anos finais. No dia 26/09/24, palestra com os profissionais do Comitê Suicídio, Jéssica da Costa Theisen e Débora Thomas, com o tema Seus Sentimentos e Emoções, no setembro amarelo.   Dia Rosa Leontina - 17.10.2024 "Unidos pelo Outubro Rosa, nossa escola promove a conscientização e a importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama."  1º ano - Professora Angélica Kessler Aula de Ciências diversificada: explorando o corpo humano através do movimento, equilíbrio e coordenação Além de Geografia e de Ensino Religioso com as regras de convivência, respeito e colaboração.   Geografia e História:  Realização de brincadeiras antigas - Bolinha de gude.   Homenagem aos Professores: Projeto 3°ano Trânsito na Escola Assistiram várias palestras, com a Instrutora Iara Stein do CFC de Venâncio Aires. Participação de atividades educativa...