No dia 14.11.2017, terça-feira, os representantes de turma do 6º e 9º ano acompanhados da professora Ivonir participaram do Bate Papo Pilhado promovido pelo Jornal Folha do Mate, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Négo Futball Club. O evento desenvolveu a seguinte programação:
- Acolhida
- Mística - Jaqueline Gonçalves
- História do Négo - Lionor Pinheiro de Sá
- Palestra com o Tema "Empoderamento do Jovem Negro", ministrada por Luciane da Silva Conrad do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IF-Sul de Venâncio Aires.
- Bate Papo Pilhado - Equipe do Na Pilha (Jornal Folha do Mate) com jovens negros de Venâncio Aires que vem buscando seu empoderamento.
- Oficinas - Capoeira (Abel Bibiano) e turbantes (Cléria Ferreira)
A EEEF Professora Leontina teve exposto dois painéis durante a programação. Os trabalhos foram confeccionados nas aulas de Arte da professora Josi Keller.
Painel elaborado pela aluna Marina - 9º ano
Desenhos em folha A3 - 8º ano

Rafaela e Marina (9º ano), supervisora Ivonir, Natali e Fausto (6º ano)
O evento Bate Papo Pilhado promovido pelo Jornal Folha do Mate, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Négo Futball Club.
4º ano - Professora Mari
Os trabalhos iniciaram com o texto, compreensão e interpretação:
Filme Quilombo:
Após o filme, houve momento para comentários e questões escritas para interpretação.
5º ano - Professora Orlanda
Durante a semana da Consciência Negra a professora trabalhou diversas atividades com a turma de 5º ano, destacando o tema, a diversidade e as relações.
6º ao 9º ano
Língua Portuguesa - Professora Janaína Legramanti
Filme Mãos Talentosas
Mesa redonda
História e Geografia - Professor Alexandre Landim
1º e 2º ano - Professora Silvia
Os do 1° ano fizeram desenhos.

Os alunos do 2° ano escreveram e leram. Foram realizadas reflexões a cerca do tema.
Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
- Acolhida
- Mística - Jaqueline Gonçalves
- História do Négo - Lionor Pinheiro de Sá
- Palestra com o Tema "Empoderamento do Jovem Negro", ministrada por Luciane da Silva Conrad do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IF-Sul de Venâncio Aires.
- Bate Papo Pilhado - Equipe do Na Pilha (Jornal Folha do Mate) com jovens negros de Venâncio Aires que vem buscando seu empoderamento.

- Oficinas - Capoeira (Abel Bibiano) e turbantes (Cléria Ferreira)
A EEEF Professora Leontina teve exposto dois painéis durante a programação. Os trabalhos foram confeccionados nas aulas de Arte da professora Josi Keller.
Painel elaborado pela aluna Marina - 9º ano
Desenhos em folha A3 - 8º ano

Rafaela e Marina (9º ano), supervisora Ivonir, Natali e Fausto (6º ano)
O evento Bate Papo Pilhado promovido pelo Jornal Folha do Mate, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Négo Futball Club.
4º ano - Professora Mari
Os trabalhos iniciaram com o texto, compreensão e interpretação:
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
A história nos conta que o povo
brasileiro foi formado a partir de misturas de grupos étnicos (raças).
O Brasil é um país de grande miscigenação
(mistura de povos), ou seja, é um país que tem muitos casamentos entre as
várias etnias.
Tudo começou no século XVI, com a
chegada dos brancos, mais precisamente dos portugueses. Com
a colonização (pessoas vindo morar no país), misturou-se o
sangue dos portugueses com os índios, que já
estavam aqui antes do descobrimento do Brasil.
Mais tarde, os negros foram
trazidos da África à força pelos portugueses para trabalharem
como escravos no cultivo da cana-de-açúcar.
Pode-se dizer que a mistura dessas
três etnias ou raças deu origem à formação do povo brasileiro: índios,
brancos e negros.
Da mistura desses povos surgiram os
mestiços: o mulato, o caboclo e o cafuzo.
Branco com negro deu origem ao
MULATO.
Índio com Branco deu origem ao
CABOCLO.
Negro com índio deu origem ao
CAFUZO.
Com o passar dos séculos chegaram
outros imigrantes (pessoas que vêm de outros países), vindos
das mais variadas regiões da Terra.
Esses outros povos que chegavam se
misturavam entre si e também com os povos que aqui já estavam. E essa
miscigenação pode ser observada no rosto, no corpo, nos hábitos, nas crenças
e nos valores de cada brasileiro. Não somos um povo idêntico, com
características semelhantes, pois somos resultado da miscigenação, mistura de
várias etnias.
Por isso, a maioria da população
hoje é mestiça.
CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL
BRASILEIRA
Povo: conjunto de pessoas.
Nação: país, local de nascimento.
População é o conjunto de pessoas que habitam
um determinado lugar.
Então, onde estão dos brasileiros?
A maioria da população brasileira
concentra-se no litoral, sendo o interior menos povoado.
A concentração da população
brasileira iniciou-se na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Isso
aconteceu porque a construção de cidades próximas do litoral facilitava o
transporte de matérias-primas pelos portos marítimos.
A maioria da população vive
nas cidades, em todo país.
ATIVIDADES
1- Leia o texto silenciosamente.
2- Coloque (V) ou (F):
( ) O povo brasileiro foi
formado por mistura de raças.
( ) O branco já vivia no Brasil e
depois vieram os índios.
( ) Os índios estavam aqui e chegaram
os brancos.
( ) A mistura de brancos e
índios deu origem ao mestiço caboclo.
( ) Depois chegaram os negros.
( ) A mistura de negros com
brancos deu origem ao cafuzo.
( )Os brancos também se
misturaram com os negros dando origem ao mestiço Cafuzo.
( ) Os índios se misturaram com
os negros e deu origem ao mestiço Mulato.
3- Ligue:
branco +
índio cafuzo
negro +
branco mulato
negro +
índio caboclo
4- Responda no caderno
a- O que é miscigenação?
b- O que é etnia?
c- Porque os negros vieram da África para o
Brasil?
d- O que é imigrante?
e- Porque os brasileiros não são todos parecidos
como acontece em alguns países do mundo?
f- O que é população?
g- Onde concentra-se a maioria da população
brasileira? Porque?
5- A maioria das pessoas brasileiras vivem nas
cidades. ( )
certo ( ) errado
6- Brancos – negros – índios. A mistura dessas
três etnias deram origem a formação do povo brasileiro que temos
hoje. ( )
certo ( )
errado
7- Complete com as palavras: branco – negro – índios.
a- Eles foram os primeiros habitantes do Brasil.
_______________
b- Eles chegaram e tomaram posse das terras.
_______________
c- Os índios se misturaram com os _____________ e
deram origem ao mestiço caboclo.
d- Os ____________ vieram forçados para
trabalharem de escravos no Brasil no lugar dos ___________.
e- Hoje existem poucos _______________ e os
___________ continuam tirando deles a natureza.
|
Filme Quilombo:

Após o filme, houve momento para comentários e questões escritas para interpretação.
5º ano - Professora Orlanda
Durante a semana da Consciência Negra a professora trabalhou diversas atividades com a turma de 5º ano, destacando o tema, a diversidade e as relações.
- A partir do filme Quilombo foram realizados comentários e interpretação.
- Pesquisa sobre o negro e a influência na cozinha brasileira. E as herança cultural.
- A história Menina Bonita e o laço de fita (Livro de Ana Maria Machado).
- A história da Boneca Bayami
Língua Portuguesa - Professora Janaína Legramanti
Filme Mãos Talentosas
Mesa redonda
História e Geografia - Professor Alexandre Landim
1º e 2º ano - Professora Silvia
Os do 1° ano fizeram desenhos.
Foi abordado as contribuições da Cultura afro.
Os alunos desenharam índio, negro e branco.


Os alunos do 2° ano escreveram e leram. Foram realizadas reflexões a cerca do tema.
Postagem: Ivonir Silveira da Rosa
Comentários
Postar um comentário