Trabalho com os gêneros textuais: receita e história em quadrinhos na alfabetização do 1º e 2º ano.
Caderno da aluna Vitória Kurtz, 2º ano.
Caderno da aluna, Emmy Corrêa - 1º ano
A receita foi preparada na EEEF Professora Leontina.
A professora Silvia Haussen Garcia , alfabetizar letrando implica em proporcionar aos alunos situações em que possam ler e escrever, aprendendo brincando, fazendo relações entre realidade e aprendizagem, com situações práticas e o contato com diferentes gêneros textuais, como: histórias em quadrinhos, contos, bilhetes, cartas, poemas, músicas e receitas, entre outros.
Iniciando com "receita de bolo", fazendo com que os alunos entendam a sua funcionalidade, ou seja, para que serve. Sendo assim, é oportunizado condições para eles prepararem o "bolo". Eles copiam, analisam a receita, preparam o bolo e por fim o comem. Essa experiência oportuniza várias aprendizagens envolvendo interdisciplinaridade.
Histórias em quadrinhos:

Interpretação oral:
1. Quais são os personagens dessa história?
2. O que Magali viu na vitrine que a fez entrar?
3. Magali comprou o bolo?
4. Como Magali se sentiu?
5. O que você acha que Magali perguntou ao vendedor?
6. O que você acha que o vendedor respondeu?
7. Por que Magali não comprou o bolo?
8. Que solução Magali dá ao seu problema?
9. que mais aparece nessa história: as imagens ou os textos escritos?
Caderno da aluna Vitória Kurtz, 2º ano.
Caderno da aluna, Emmy Corrêa - 1º ano
A receita foi preparada na EEEF Professora Leontina.
A professora Silvia Haussen Garcia , alfabetizar letrando implica em proporcionar aos alunos situações em que possam ler e escrever, aprendendo brincando, fazendo relações entre realidade e aprendizagem, com situações práticas e o contato com diferentes gêneros textuais, como: histórias em quadrinhos, contos, bilhetes, cartas, poemas, músicas e receitas, entre outros.
Iniciando com "receita de bolo", fazendo com que os alunos entendam a sua funcionalidade, ou seja, para que serve. Sendo assim, é oportunizado condições para eles prepararem o "bolo". Eles copiam, analisam a receita, preparam o bolo e por fim o comem. Essa experiência oportuniza várias aprendizagens envolvendo interdisciplinaridade.
Histórias em quadrinhos:

Interpretação oral:
1. Quais são os personagens dessa história?
2. O que Magali viu na vitrine que a fez entrar?
3. Magali comprou o bolo?
4. Como Magali se sentiu?
5. O que você acha que Magali perguntou ao vendedor?
6. O que você acha que o vendedor respondeu?
7. Por que Magali não comprou o bolo?
8. Que solução Magali dá ao seu problema?
9. que mais aparece nessa história: as imagens ou os textos escritos?
Comentários
Postar um comentário